Neste espaço coloque sua opinião e suas percepções sobre como deve ser uso pedagógico da calculadora em sala de aula e sobre como este instrumento pode contribuir para a aprendizagem do aluno? Com que idade ou em que série os alunos podem começar a experimentar e que cuidados o professor deve ter ao utilizar esta ferramenta como instrumento pedagógico? Textos sobre o assunto no endereço: http://geocities.yahoo.com.br/edukamat2/textoteoricos.htm

Tags: educacao pedagogia
01/12/2005 14:34
De: Uendel Marques de Alencar
IP: 201.10.157.137-

Uso da Calculadora

OLHA EM MINHA FORMA DE PENSAR, DEDUZO QUE O USO DA CALCULADORA NA SALA DE AULA, PODE E NÃO PODE ATRAPALHAR A TURMA, POIS, EXITEM DOIS FÁCEIS REGRINHAS DE ANALIZAR, 1. NAO >> NA SALA DE AULA PODE ATRAPALHAR O RACIOCINIO LÓGICO DOS ALUNOS, PODE SE TORNAR VICIO, E SEMPRE QUE FIZERMOS OS POPULARES CALCULOS DE CABEÇA, FICAREMOS NAQUELA DÚVIDA!!! 'SERÁ QUE A EQUAÇÃO FICOU CERTA???' OU PEGAMOS A CALCULADORA E REFAZEMOS AS CONTAS NOVAMENTE PARA TER CERTEZA. NESTE CASO FAÇO A DEFESA DO 'NAO'.
2. SIM. VEJAMOS BEM ESTAMOS SENDO CAPACITADOS PARA UM MUNDO DE EVOLUÇÕES PRECOCES EM QUE TUDO SE FAZ PRECOCIMENTE, TUDO É FEITO COM PRESSA PELAS INVENÇÕES QUE TEMOS HOJE EM DIA, COMO A INFORMATICA QUE MUITO ACELEROU AS INDUSTRIAS, FABRICAS E INSTITUIÇOES MERCANTÍS, SENDO ASSIM CITO UM EXEMPLO VOCE É CONTRATADO EM UMA EMPRESA DE ESCRITORIO, VOCE TEM QUE CALCULAR E SOMAR, DIVIDIR, SUBITRAIT,MULTIPLICAR E MUITOS OU TIPOS DE AÇOES MUITO RÁPIDO, QUE SE VOCE NÃO TIVER UMA CALCULADOR PROXIMO DE VOCE, COMO VAI ALCANÇAR SEU AMIGOS DE TRABALHO? VAI ENTRAR EM QUEDA DE PROCUÇÃO, PORQUE ACHA QUE USANDO A CALCULADORA SEU RACIOCINIO LÓGICO FICARÁ MAIS LENTO? ESSE ASSUNTO PROVOCA DUVIDAS QUE DEVEM SER SOLUCIONADAS.
OU SEJA MINHA CONCLUSÃO SERIA: PORQUE NÃO FAZERMOS EXERCICIOS COM A CALCULADORA, PARA APRENDERMOS À DOMINA-LA COMPLETAMENTE, PARA QUE SE CONTRUA BONS E AGEIS PROFICIONAIS, AFINAL TEMOS QUE ACOMPANHAR NOSSA EVOLUÇOES... UM ABRAÇO A TODOS QUE ESTAO PARTICIPANDO DA ENQUETE DO AMIGO UENDEL MARQUES DE ALENCAR...
30/11/2005 19:48
De: Maria Ferreira
IP: 201.15.109.220-172.18.33.194

Uso da calculadora

Concordo que os alunos na 4ª série deve ter uma apresentação da calculadora.
Os alunos de 5ª a 8ª séries, que os alunos possam aprender como funciona cada função da calculadora, simples aprender a usa-la de maneira correta, mas somente isso.
não concordo com o uso da calculadora em sala de aula para resolução de nenhuma atividade, pois quando presta um vestibular ou concurso esse uso é restrito.
29/11/2005 13:43
De: Paula Rodrigues de Souza
IP: 201.10.163.187-

Re: Uso da calculadora

Concordo Jefferson, mas usar a calculadora em sala de aula não é tão simples quanto parece.Seu uso deve ser bem supervisionado e por um profissional consciente das maneiras de se utilizá-la.Deve-se utilizá-la com cautela para que os alunos não se acomodem e viciem com seu uso desgovernado.
25/11/2005 22:27
De: Heuri Ribeiro Batista
IP: 201.15.109.220-172.18.33.193

Re:Adriane

Concordo em alguns pontos com você Adriane,com o uso da calculadora a matemática se torna mais fácil em alguns pontos.Mas não podemos nos empenhar somente nela,ela nos ajuda, mas também torna nosso raciocínio mais lento,além de nos deixar dependentes dela.Ela deve ser emplantada na sala de aula,para resolver alguns exercício tipo (5^30)ou para calcular o fatorial de um número grande.A parte de que muitos alunos chegam a univeridade sem saberem utilizar as funções de uma calculadora científica é uma realidade que vai continuar a preocupar, se professores não aplicá-la em suas atividades.Um bom exemplo são as oficinas sbre calcladora,onde podemos aprender e ensinar aqueles que não saibam utilizá-la em seu dia-a-dia.
26/11/2005 16:54
De: Daniel
IP: 201.3.114.149-

Calculadora

A calculadora deve ser usado como recurso pedagogico sim,mais deve ser bem planejado para ser usado,para que suponhamos,se o professor liberar o uso da calculadora,no dia da prova ele também deve deixar o aluno usá-lo,isso deve ser bem explicado pelo professor,pois o aluno tem que aprender as duas formas de resolver problemas,de forma manual e usando calculadoa,essa última o professor tem que explicar todos os recursos desta,pois em muitos casos ele nem sabe qual o número de alunos que sabe usar a memoria de uma calculadora.Sendo bem planejado essa aula o prafessor pode inseri-la desde a 5ªsérie.
Seu IP: 54.81.183.183 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)