Neste espaço coloque sua opinião e suas percepções sobre como deve ser uso pedagógico da calculadora em sala de aula e sobre como este instrumento pode contribuir para a aprendizagem do aluno? Com que idade ou em que série os alunos podem começar a experimentar e que cuidados o professor deve ter ao utilizar esta ferramenta como instrumento pedagógico? Textos sobre o assunto no endereço: http://geocities.yahoo.com.br/edukamat2/textoteoricos.htm

Tags: educacao pedagogia
25/04/2006 18:20
De: fabricio (felicidadeplena@gmail.com)
IP: 201.66.138.170-

Bibliografia

Prezados colegas, gostaria de saber algumas bibliografias referentes ao assunto em deste forum!!!
grato !!!
URGENTE !!!
25/11/2005 21:11
De: Uéberson Alves
IP: 201.15.109.220-172.18.33.193

Re: para Adriane

Adriane,
Com certeza nos vestibulares não é permitido o uso da calculadora, concordo com vc, deviam implantar ou até mesmo fazer um projeto onde alunos do ensino médio aprendessem a utilizar a mesma. Só acrescentando seu raciocínio, a calculadora deve sim ser utilizada principalmente no nosso curso. Ás vezes no deparamos com problemas, que utilizando a calculadora demoramos mais de hora para resolvê-los. Já pensou se fossemos calculá-los sem o uso da mesma? A calculadora para nós é de extrema importância, não para ficarmos dependentes da mesma, mas sim para facilitar certos problemas.
Uéberson Alves - 2º Matemática
30/11/2005 19:48
De: Maria Ferreira
IP: 201.15.109.220-172.18.33.194

Uso da calculadora

Concordo que os alunos na 4ª série deve ter uma apresentação da calculadora.
Os alunos de 5ª a 8ª séries, que os alunos possam aprender como funciona cada função da calculadora, simples aprender a usa-la de maneira correta, mas somente isso.
não concordo com o uso da calculadora em sala de aula para resolução de nenhuma atividade, pois quando presta um vestibular ou concurso esse uso é restrito.
08/11/2005 18:56
De: Fernando Borges Laurindo
IP: 201.15.109.220-172.18.33.192

Calculadora na Escola

O uso da calculadora é fundamental no ensino medio porque o aluno deve de aprender a usar todos os componentes da calculadora, como aprendendo trabalhar com porcentagens, raiz quadrada, juros simples e compostos e estatísticas, tendo um trabalho pratico em construções, bancos, fazendo pesquisas em supermércados e oficinas mecânica.
Acredito que apartir da 6ª. série deve se iniciar o ensino envolvendo a calculadora  porque na maioria dos alunos da 6ªsérie já atingiram a idade de 12 anos e já tiveram alguma experiencia com a calculadora em casa junto ao seus páis.
O professor deve de ter cuidado para o aluno não deixar o uso da calculadora virar um vicío e ele acabar perdendo principalmente a confiança de seus cálculos que faz de cabeça, como exemplo esqueçendo a tabuada de multiplicação e ficando totalmente dependente do uso da calculadora.
05/12/2005 21:41
De: Danilo Pereira Gomes
IP: 200.103.109.68-

O uso da calculadora

O assunto citado e muito delicado pois nem mesmo os educadores sabem em certo do uso da calculadora pelos alunos.mas o ploblema e bem maior o ploblema nao e usar ou nao a calculadora e sim como usar o momento certo e si isso prejudicara no raciocinio do aluno.na minha opiniao a calculadora deve ser usada pelos alunos que ja sabem realizar as operaçoes basicas e que os calculos matematicos ja se tornam cansativos porque ja sabem ,ela deve ser proibida aos alunos que estao apredendo as operaçoes basicas pois o raciocinio ajudara na fixaçao do saber.
25/11/2005 22:27
De: Heuri Ribeiro Batista
IP: 201.15.109.220-172.18.33.193

Re:Adriane

Concordo em alguns pontos com você Adriane,com o uso da calculadora a matemática se torna mais fácil em alguns pontos.Mas não podemos nos empenhar somente nela,ela nos ajuda, mas também torna nosso raciocínio mais lento,além de nos deixar dependentes dela.Ela deve ser emplantada na sala de aula,para resolver alguns exercício tipo (5^30)ou para calcular o fatorial de um número grande.A parte de que muitos alunos chegam a univeridade sem saberem utilizar as funções de uma calculadora científica é uma realidade que vai continuar a preocupar, se professores não aplicá-la em suas atividades.Um bom exemplo são as oficinas sbre calcladora,onde podemos aprender e ensinar aqueles que não saibam utilizá-la em seu dia-a-dia.
Seu IP: 54.224.60.122 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)