Trocas de Trabalhos on-line

20/11/2009 14:24
De: rr (aemr@bol.com.br)
IP: 189.98.72.129

Re: Re: Resumo estratégias de leitura - isabel solé

Lendo esta obra pude verificar o quanto ela pode ajudar o professor de Língua Portuguesa em sala de aula. Acho mesmo que deve ser lido por todos professores, não só os de Língua Portuguesa.  Isabel Solé afirma que se as estratégias de leitura são  procedimentos de ensino, então é preciso ensinar estratégias para a compreensão de textos. Estas não amadurecem, nem se desenvolvem. Ensinam-se (ou não se ensinam) e se aprendem (ou não).
O livro de Isabel Solé ajuda no trabalho do professor em sala de aula, pois seu objetivo é ajudá-los a promover nos alunos a utilização de estratégias que lhes permitam interpretar e compreender os textos escritos de forma competente.
São oito capítulos bem estruturados e interligados, com informações que são retomadas quando relevantes. A autora destaca no decorrer de sua obra que o ato de ler é um processo complexo e que não encontraremos, no livro, um método rígido para ensinar a ler, mas sim estratégias para facilitar a tarefa do professor de ensinar compreensão leitora eficaz aos seus alunos. Há ainda um prefácio, uma introdução e um anexo no final do livro, com seqüências didáticas para exemplificar.
Para Isabel Sole,leitura é um processo mediante o qual se compreende a linguagem escrita (...). Para ler necessitamos simultaneamente manejar com destreza as habilidades de decodificação e aportar ao texto nossos objetivos, idéias e experiências prévias(...)” (p.23). Segundo a autora, para uma pessoa se envolver em qualquer atividade de leitura, é necessário que ela sinta que é capaz de ler, de compreender o texto, tanto de forma autônoma, como apoiada em leitores mais experientes. Enfatiza-se a leitura de verdade, “aquela que realizamos os leitores experientes e que nos motiva, é a leitura que na qual nós mesmos mandamos: relendo, parando para saboreá-la ou para refletir”. (p.43) Aborda-se ainda o ensino e aprendizagem inicial da leitura, levando-se em conta que aprender a ler não é muito diferente de aprender outros procedimentos e conceitos.
No quarto capítulo, tem-se a definição do que é uma estratégia de compreensão de leitura e a enumeração das estratégias fundamentais. “O ensino de estratégias de compreensão contribui para dotar os alunos dos recursos necessários para aprender a aprender”. (p.72)
As estratégias fundamentais são: definição de objetivo da leitura, atualização de conhecimentos prévios, previsão, inferência e resumo. É um ensino que parte de uma perspectiva construtivista. Ainda neste capítulo aborda-se os tipos de texto e as expectativas do leitor.
O quinto capítulo, que considero o mais importante, trata das estratégias prévias à leitura (um trabalho bem elaborado antes da leitura com o objetivo de melhorar a compreensão do texto pelos alunos). É  bem didático, a autora divide estas estratégias em seis pontos:
(1) a concepção que o professor tem sobre a leitura;
(2) motivação para leitura (conhecimento prévio);
(3) objetivos da leitura (determinando a forma com que o leitor se situará frente ao texto e controlará a consecução do seu objetivo);
(4) revisão e atualização do conhecimento prévio (o que o leitor sabe sobre o texto);
(5) estabelecimento do previsões sobre o texto baseadas nos aspectos do texto;  
(6) formulação de perguntas sobre o texto, que manterão os alunos absortos na leitura, contribuindo para melhorar a compreensão.
As estratégias ativadas durante a leitura são abordadas no sexto capítulo. A maior parte da atividade compreensiva acontece durante a leitura. “A leitura é um processo de emissão e verificação de previsões que levam à compreensão do texto”. (p.116)  Este é o outro capítulo que possui uma grande importância, tornando claro que enquanto se lê, as previsões feitas pelo leitor devem ser compatíveis com o texto ou substituídas por outras. Quando as previsões são encontradas, a informação do texto integra-se aos conhecimentos do leitor e a compreensão acontece. Como estratégia de leitura nesta etapa, a autora sugere as “tarefas de leitura compartilhada”, em que o professor e o aluno assumem ora um, ora outro, a responsabilidade de organização e envolvimento no ato de ler. O sétimo capítulo dedica-se às estratégias trabalhadas após a leitura, ressaltando a importância do ensino da “idéia principal” existente no texto, o ensino do resumo e como formular e responder perguntas. "Estratégias de Leitura" é um livro agradável de ser lido, enriquecedor no fortalecimento da concepção de leitura do professor e um ótimo “guia” com sugestões de estratégias de leitura para nos ajudar a formar leitores autônomos. Isabel Solé consegue, ao longo do livro, conduzir à conclusões que servirão de embasamentos sólidos para as aulas de leitura: aprender a ler significa aprender a encontrar sentido e interesse na leitura, ser ativo ante um texto, ter objetivos para leitura e interrogar-se sobre s própria compreensão.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
01/01/2008 19:43
De: Liliane
IP: 189.64.88.84

Re: Resumo do livro de Telma Weisz - O diálogo entre o ensino e a aprendizagem (1999)

gostaria de receber resumos do livro de Telma Weisz- O dialogo entre o ensino e a aprendizagem Antoni Zabala- A pratica educativa .Como ensinar
Emilia Ferreiro- -Reflexoes sobre alfabetização
Emilia Ferreiro-Alfabetização em processo
Emilia Ferreiro-com todas as letras
Emilia Ferreiro-A psicogênese da lingua escrita
Obrigada!!!!!!!!
12/10/2008 21:15
De: DANY MARIA MAZETO E SALLES (danymazeto@hotmail.com)
IP: 201.93.50.182

Re: Resumo - livro :ler e escrever na escola o real, o possivel e o necessario-Delia Lerner

POR FAVOR GOSTARIA QUE VC ME MANDASSEM URGENTE, PARA UM CONCURSO,OS RESUMOS DOS LIVROS:
¬DIÁLOGO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM(TELMA WEIZ)
¬LER E ESCREVER NAESCOLA:O REAL, O POSSÍVEL E O NECESSÁRIO( DÉLIA LERNER)
¬MATEMÁTICA NA ESCOLA:AQUI E AGORA(DÉLIA LERNER)
¬LIMITES(YVES DE LA TAILLE)
¬PROFESSORES REFLEXIVOS NUMA ESCOLA REFLEXIVA(ISABEL ALARCÃO),
¬REFLEXÃO SOBRE ALFABETIZAÇÃO(EMÍLIA FERREIRO)
¬LINO MACEDO
¬ECA
¬LDB
¬CONSTITUÇÃO FEDERAL ART 204 À 215
¬REFERENCIAIS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
¬PCN( MATEMÁTICA, PORTUGUES E INTRODUÇÃO
DESDE JÁ MUITO OBRIGADA E QUE DEUS NOS ABENÇÕE!!!!!!!!!!!!!!!
07/03/2008 16:25
De: leandro Roque Avila
IP: 192.168.46.2, 189.11.105.235

Resumo - livro :ler e escrever na escola o real, o possivel e o necessario-Delia Lerner

por favor preciso urgente para estudar para um concurso, o resumo dos livros:
_ ler e escrever na escola: o real, o possivel e o necessario- Delia Lerner _ ler e escrever muito prazer - Beatriz Cardoso e Madza Ednir _didatica da lingua portuguesa, letramento e produção de textos _ alfabetição- Adriane Andaló
20/10/2009 20:41
De: Juliana Possato
IP: 189.55.56.204

Re: Resumo: com todas as letras de emilia ferreiro

                  Olá!
 Preciso destes livros para um concurso que será realizado em RC:
 FERREIRO,Emília.Com todas as letras.editora Cortez.
 FERREIRO,Emília.Reflexões sobre alfabetização.São Paulo:Cortez,1996.
 HOFFMAN,Jussara.Avaliação Mediadora.Porto Alegre.Mediação,1998.
 MACEDO,Lino.Ensaios pedagógicos:Como construir uma escolapara todos.Cap.2,3 e 7.Editora  Artmed.
  MANTOAN,Maria Teresa.Inclusão escolar:o que é?Por quê?Como fazer?são Paulo.Moderna.
   MORAIS,Artur Gomes.Ortografia:ensinar e aprender.Editora Ática.
   SOARES,Magda Becker.Letramento:um tema em 3 geêros.Editora Autêntica.
   VASCONCELLOS,Celso dos Santos.Planejamento:projeto de ensino-aprendizageme projeto políticopedagógico.4º parte.5º edição.São Paulo:Libertad,1999.
  VINHA,T.P.O educador e a moralidade infantil:uma visão construtivista.Campinas.São Paulo.Mercado das letras.FAPESP.2000                      
                           
               Desde já ,  Muito Obrigada
                                Juliana Possato
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     
 
     
Seu IP: 107.23.129.77 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)