Criar forum gratis
Diante da trajetória cronológica da humanidade percebemos que o homem desconhecia toda e qualquer forma de tecnologia, vivendo submisso às forças da natureza. No decorrer do processo evolutivo, o homem passou da condição de submisso, para se tornar agente transformador, garantindo-se assim a sua sobrevivência e uma melhor qualidade de vida. Hoje, num mundo dominado pelo computador, qual a postura do homem diante desta tecnologia, agente transformador ou ser submisso?
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]

Relacionados: professor

Mensagem

Participação do grupo nos fóruns temáticos

De ANATÁLIA MATOS em 05/04/2003 19:06:10 a partir de 200.199.135.98
PROTEC
Textos elaborados para o fórum
Textos enviados para o fórum dos colegas
GIGABYTES
Data: 28/03/2003 20:31:34
De: PROTEC
Assunto: RECURSOS TECNOLÓGICOS
Estamos em comum acordo no que diz respeito à introdução destas novas tecnologias no processo de ensino aprendizagem, visto que há necessidade continua de atualizar-se, em virtude de estarmos transitando da era industrial para a era da informação. Assim, aquele que não se apoderar-se destas novas ferramentas de trabalho, estará condenado à exclusão social, uma vez que as atividades pedagógicas podem ser maximizadas se associadas a esse novo modelo tecnológico, desde que não se perca de vista o elo de ligação entre estas tecnologias e o trabalho do professor, afim de se garantir a qualidade da educação.
Para: OLLINE
Data: 28/03/2003 20:47:22
De: PROTEC
Assunto: Re: Informática aplicada à educação
TENDO SE CONHECIMENTO DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ALUNOS, PROFESSORES E COORDENADORES PARA DE ADEQUAREM A ESSA NOVA REALIDADE, SE FAZ NECESSÁRIO QUE HAJA UMA PRÉ-DISPOSIÇÃO DE TODOS PARA "APRENDER A APRENDER", TENDO A INTERATIVIDADE COMO PONTO DE PARTIDA PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS, AFIM DE QUE SE SUPERE O DILEMA DA "TÉCNICA PELA TÉCNICA", E SE ALCANCE PROPOSTAS EDUCACIONAIS VOLTADAS PARA A MAXIMIZAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS MIDIÁTICOS, CONTRIBUINDO-SE ASSIM PARA A RECONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO.
Para: PLUG@ÇÃO
Data: 28/03/2003 21:29:57
De: PROTEC
Assunto: Re: Re: Re: Tecnologias e educação
NÓS, ENQUANTO FUTUROS COORDENADORES PEDAGÓGICOS ESTAMOS NESTE MOMENTO BUSCANDO FORMAÇÃO, NOS CAPACITANDO PARA DESENVOLVER PROJETOS NESTA ÁREA, PARA MAIS TARDE ESTARMOS HABILITADOS A CONSTRUIR PROJETOS EDUCACIONAIS VOLTADOS PARA ESTA ÁREA.
CONFORME ESTUDOS REALIZADOS, NÃO EXISTE UMA RECEITA PRONTA PARA SER APLICADA À AREA EDUCACIONAL, CONSIDERANDO-SE AS VARIANTES DECORRENTES DO PRÓPRIO PROCESSO. ASSIM,DEVEMOS ASSUMIR A POSTURA DE PROFESSOR INVESTIGADOR,POIS É ELE QUEM BUSCA PROMOVER SOLUÇÕES CRIATIVAS PARA OS PROBLEMAS EDUCACIONAIS.
PARTINDO-SE DO PRESSUPOSTO DE QUE NÃO EXISTE RECEITA
Para: CONECTION
Data: 28/03/2003 21:03:05
De: PROTEC
Assunto: Re: Novas tecnologias e Formação de professores
NO ATUAL CENÁRIO MUNDIAL, O DESENVOLVIMENTO DESSAS NOVAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES É VISTO COMO CARRO CHEFE DA EDUCAÇÃO, UMA VEZ QUE NA ERA DA INFORMAÇÃO O ANALFABETO NÃO SERÁ AQUELE QUE NÃO SABE LÊ E SIM,AQUELE QUE NÃO DOMINA AS NOVAS TECNOLOGIAS.NESTE SENTIDO, É IMPORTANTE RESSALTAR QUE O ALCANÇE DE TAIS METAS SÓ SERÁ POSSÍVEL MEDIANTE A IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES GOVERNAMENTAIS VOLTADAS PARA A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES, NO SENTIDO DE APROXIMAR OS PROFESSORES DA MÁQUINA, POSSIBILITANDO O ACESSO A UMA VASTA GAMA DE INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS PELA INTERNET, QUE PODERÃO AUXILIÁ-LO NA SUA PRÁTICA DIÁRIA, PARA QUE HAJA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SIGNIFICATIVOS PARA PROFESSORES E ALUNOS.
Para: MEGA-LÓGICA
Data: 28/03/2003 21:13:29
De: PROTEC
Assunto: Re: Novas tecnologias e o papel do professor
DIANTE DA AMPLITUDE DO TEMÁTICA PROPOSTA, GOSTARÍAMOS DE SOLICITAR QUE O TEMA FOSSE DELIMITADO, AFIM DE QUE POSSAMOS CONTRIBUIR DE FORMA SIGNIFICATIVA COM O FÓRUM.
PARA: CONEXÃO
Data: 28/03/2003 21:53
De: PROTEC
Assunto: A TV NA SALA DE AULA
A TELEVISÃO É UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES, SENDO IMPOSSÍVEL NEGAR O SEU IMENSO PODER, PRINCIPALMENTE SOBRE AS MASSAS POPULARES, QUE SÃO AFETADAS PELO MERCANTILISMO VEICULADO NA PROGRAMAÇÃO TELEVISIVA.
POR OUTRO LADO, A TELEVISÃO PODE SER UM GRANDE ALIADO DO PROFESSOR NA SALA DE AULA, DEVIDO AO PODER QUE A IMAGEM EXERCE SOBRE O HOMEM. VALE RESSALTAR QUE NESTE CONTEXTO, CABE AO PROFESSOR DESPERTAR A CRITICIDADE DO SEU ALUNO, NO SENTIDO DE AJUDÁ-LO A CONSTRUIR UMA CONSCIÊNCIA INDEPENDENTE DA IDEOLOGIA IMPOSTA POR ESTE MEIO DE COMUNICAÇÃO.
Data: 28/03/2003 01:52:10
De: Anatália Matos
Assunto: Re: Professor X Computador
Parabéns ao grupo pela iniciativa dessa discussão, è uma temática forte e necessária para reflexão nos cursos de formação de professores.
Penso que o computador é um recurso pedagógico que torna-se aliado do professor e do aluno quando visto como ferramenta de auxílio à proposta pedagógica construída na sala de aula.
Seus aplicativos podem incrementar as aulas ganhando, na proposta de trabalho, tempo operatório para o processo de construção do conhecimento de alunos e professores que juntos, constróem tempo existencial na implementação de uma filosofia de trabalho da escola enquanto instituição que zela da aprendizagem de seus alunos e professores na sociedade da informação.
Anatália Matos
Data: 02/04/2003 10:49:19
De: Adriana Marmori
Assunto: Re: Professor X Computador
Este questionamento nos remete a tantos outros sobre a relação professor/computador, homeme/ máquina, realidade atual das escolas e dos profissinais da educação /quanto à tecnologia. Mas partindo do pressuposto que temos uma formação na área, temos a possibilidade de acesso a computadores em casa e no trabalho, as atividades que desenvolvemos nos coloca de certa forma dependentes desse instrumento , é uma aliado capaz de armazenar dados que a memória não suporta, embora quando a pergunta é direcioada à sala de aula, o uso que fazemos do mesmo reflete na organização das aulas mesmo que este não esteja presente.A resposta de um docente que tem aversão à máquina com certeza será diferente. Portanto ao meu ver o que será da relação professor/computador ( o último como inimigo ou aliado ), depende da formação do primeiro e da condução que este dará à relação por ser dotado de inteligência.
O GRUPO PARTICIPOU DE TODOS OS FÓRUNS TEMÁTICOS.
AGORA, É IMPORTANTE MERGULHAR NAS PRÓPRIAS REFLEXÕES SOBRE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO.... PARA AVANÇARMOS NA CONQUISTA DE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO PRESENTE... P A R A B É N S!!!!!!!

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2019 -   http://www.insite.com.br