Canais  >> Universidade Virtual
Criar novo fórum     Gerenciamento     Painel de Controle     Minimizar
Ampliar o leque de discussões sobre a temática da saúde perinatal com enfoque na saúde mental do bebê e de sua família. Crescimento, desenvolvimento e psiquismo fetal. Avaliação do comportamento do recém - nascido. Competências e rítmos. Primeiras interações pais - bebês. Psicopatologia do bebê. Psicoterapia breve pais - bebês. Estratégias para promoção do desenvolvimento da criança: saúde e educação na família e na creche. Estratégias para promoção da saúde mental da gestante, do bebê e suas famílias.
Glossário
Termo Significado
parentalidade as bases interativas que permitem uma abordagem da psiquiatria perinatal, deve ser considerada sob o ângulo: da concepção até aos 12 / 18 meses e até 24 meses, o que revela uma unidade originária entre psiquismo da mãe e do pai. Nos meses que se seguem ao nascimento existe uma unidade neo-tópica de psiquismo parental.Apsiquiatria perinatal estuda o movimento normal da situação entre o pai, mãe e o bebê ou futuro bebê. 
psicopatologia perinatal Representa o estudo dos mecanismos de mudanças na interação mãe / bebê e pai. 
psiquiatria perinatal Compreende o estudo do desenvolvimento do ser humano a partir da parentalidade. 
Fonte: Bernard Golse
terceira pessoa Na relação mãe/bebê, sempre estará presente a terceira pessoa, que não precisa ser necessariamente o pai, pode ser uma irmã mais velha, uma tia, uma avó, uma vizinha. Qualquer pessoa que se apresente na relação, de modo à contribuir com a mãe nos cuidados com o bebê. 
Para sugerir novos termos para o glossário, significados, siglas, expressões e nomes relacionados ao fórum 'SAÚDE PERINATAL EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ' entre os dados abaixo:
Termo:
Significado:
Fonte: (caso não seja você o autor)
Seu e-mail: (opcional)