Sabemos que é extremamente necessário garantir o acesso de TODOS os alunos aos novos ambientes tecnológicos. Mas a garantia do acesso à tecnologia em si não basta. Nossa angústia está relacionada a COMO utilizar as TIC´s (tecnologias da informação e da comunicação), principalmente nos espaços escolares. Qual(is) é(são) a(s) exigência(s) do papel do docente frente às TIC´s?

Tags: professor
17/06/2004 08:58
De: Lucimar Nogueira 04
IP: 201.8.51.159-

Vamos interagir!

O professor pode inserir, através de softwares educativos, atividades que complementem o ensino tradicional, estimulando o aluno através da curiosidade a conhecer novas formas de aprendizado. Deve-se também procurar conhecer e aprender, até mesmo com os próprios alunos, essas novas formas de aprendizado através das tecnologias para assim fazer valer tais conhecimentos.
17/06/2004 13:29
De: Angela Cêa03
IP: 200.217.135.58-

O professor e as TIC's

O papel do professor é de ter e de fazer com que o aluno tenha uma posição crítica diante das tecnologias. Mostrar que as tecnologias são apenas "ferramentas, equipamentos" que podem ser usados como auxiliares no processo de aprendizagem, dentro de cada realidade. Outro papel do professor é o de "validar", ou não, as informações obtidas através das tecnologias.
Enfim, o professor tem que fazer das TIC's parceiras no processo de ensino, dominando-as para uma melhor utilização das mesmas.
14/06/2004 13:01
De: Sheila Loureiro
IP: 200.255.42.66-10.21.9.137

O Docente e as TIC's

É notável que as TIC's já fazem parte do nosso cotidiano e que o avanço tecnológico implica em uma grande mudança na área educacional para que haja uma melhor compreensão por parte dos alunos do que está acontecendo no mundo atualmente.  Logo, o professor deve estar preparado para dominar as técnicas e melhor utilizá-las, auxiliando e capacitando os alunos, com o objetivo de formar cidadãos aptos a pensarem por si e com capacidade de tomar decisões.  Porém o professor deve se apoderar desses novos recurso sempre de uma maneira crítica, consciente, estando sempre alerta e sendo seletivo.
16/06/2004 18:53
De: Patricia Gomes 4
IP: 152.92.162.253-

Tic's

Para que o professor possa ser um profissional consciente e crítico diante das novas tecnologias, é preciso que ele passe por um período de formação para conhecer como o computador funciona, para selecionar qual o software educativo mais apropriado a sua disciplina e, principalmente, para ser capaz de lidar com alunos que possuem conhecimentos tecnológicos avançados e com aqueles que estão totalmente excluídos desse processo. O educador deve também se posicionar como um parceiro que leve o aluno, através de trabalhos lúdicos e criativos, a alcançar o conhecimento.
15/06/2004 16:58
De: Valmir Henrique 4 (rocha16838@uol.com.br)
IP: 200.217.102.249-

O Professor e as TICs

Acredito que uma das principais caracteristicas que um professor deve ter é ser curioso.Estar sempre disposto a conhecer o novo e através do novo reoganizar seu plano de aula, ajustando-o aos novos materiais de apoio que encontrar em suas pesquisas.Dessa forma deve ser com as TICs.Não importa se ele tem conhecimento prático ou não.O que importa é estar disponivel a aprender para ensinar.Se novos elementos podem ser acrescentados ao conteudo escolar, de forma positiva para o desenvolvimento do aluno,através do uso das TICs, o professor deve ter uma postura receptiva e investigativa para uma nova forma de trabalho.  
19/06/2004 11:11
De: MICHELE FERREIRA-04
IP: 201.5.236.99-

Professor-TIC's

 O professor precisa se concientizar de que há um novo modelo de educação baseado na interatividade tecnológica e que diante dessa situação, ele (o professor) tem que se preparar (qualificar) através de cursos ou similares e através também de pessoas dominantes do assunto(como os próprios alunos), para lidar principalmente com  as TIC's, sem medo, porque elas irão somente ajudar na educação.
17/06/2004 18:47
De: Fanny vasconcellos4
IP: 152.92.162.251-

As novas tic´s e os professores


  Os professores devem utilizar as novas tic´s de modo crítico,  sendo seletivos na escolha do que indicam para seus alunos, com o objetivo de integrá-los às novas opções tecnológicas.  Como parceiros, os docentes devem estar informados, aptos ao uso dessas novas tic´s para ajudar os alunos a construir o seu próprio saber.  Não perdendo de vista que é preciso valorizar mais o "homem" do que a "máquina".
19/06/2004 17:03
De: Daniele Quirino
IP: 201.5.52.127-

TIC's

Os métodos pedagógicos atualmente utilizados estão ultrapassados,o educador passa a matéria de um modo vertical onde o aluno ,na maioria dos casos, não tem a oportunidade de interação.Então ele procura nos meios de comunicação essa tal opprtunidade.O papel do mestre seria compreender ao máximo o "mundo" do aprendiz e passar a matéria usando os meios de comunicação,se atualizando através da informação.
21/06/2004 18:59
De: Luciana Barros da Silva Farias (liguaxinim@bol.com.br)
IP: 152.92.162.168-

Tic's

Em primeiro lugar o que deve ser levado em conta é a condição social da comunidade existente,pois a escola deve ser um espaço em que haja uma troca entre alunos e professores.Porém não adianta haver tanta tecnologia se os objetivos principais não estão sendo atingidos;que são a qualidade da educação e a formação dos professores.Não devemos ter medo da tecnologia mas também deve haver uma educação de qualidade para que as crianças futuramente possam mudar a nossa realidade.
15/06/2004 19:58
De: juliana silva turma :03
IP: 152.92.162.168-

TICs

O professor deve se preparar para as novas exigências comunicacionais em sala de aula partindo do conceito de interatividade que consiste numa aproximaçaõ entre aluno e mestre, quebrando as barreiras do diálogo  unilateral e pode usar como grnde aliado as tecnologias de informação ,como a internet.O professor poderá propor pesquisas em rede , comunicação via e-mail ,entre aluno e professor, promovendo com isso uma maior possibilidade de aproximação entre ambos e ajudar o aluno a selecionar de forma crítica as inúmersa informações contidas na internet.
17/06/2004 18:37
De: Maria Cecilia Turma:3
IP: 152.92.162.237-

Comentários

A priori é inegável que todo este avanço tecnológico, tem contribuido de forma positiva para um novo tipo de escola, de aluno e de professor.Não obstante, quem estiver fora desta nova realidade poderá ser considerado um "analfabeto digital".Aumentando o índice de segregação social no país.
Há também que haver uma ponderação na imbricação da tecnologia. Do contrário, os professores serão substituídos, conotativamente por estes avanços. A exemplo disso, temos o livro, que teve um papel importante na história da humanidade.No entanto, agora, e cada vez mais, nota-se o declínio ou relativização, devido a cultura áudio visual fomentada pela indústria cultural.  
Seu IP: 34.228.55.57 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)