Sabemos que é extremamente necessário garantir o acesso de TODOS os alunos aos novos ambientes tecnológicos. Mas a garantia do acesso à tecnologia em si não basta. Nossa angústia está relacionada a COMO utilizar as TIC´s (tecnologias da informação e da comunicação), principalmente nos espaços escolares. Qual(is) é(são) a(s) exigência(s) do papel do docente frente às TIC´s?

Tags: professor
20/06/2004 22:53
De: Bruno Miranda neves
IP: 205.188.116.84-

TIC's

As exigencias do papel docente frente as TIC's perpassam por ter clareza de que sua utilizaçao adequada  demanda em transportar dinamicamente, as tecnologias da informaçao para o exercicio cotidiano da arte de educar, as utilizando nao somente de maneira mecanica, mas sim como forma de envolvimento, entrosamento e participaçao do aluno na dinamica academica e de sua formaçao profissional. Nao perdendo de vista, que este dispositivo esta inscrito em um jogo de poder, estando ligado a uma outra configuraçao de saber que nele nascem e igualmente o condicionam.
21/06/2004 18:58
De: Luciana Barros da Silva Farias
IP: 152.92.162.168-

Tic's

Em primeiro lugar o que deve ser levado em conta é a condição social da comunidade existente,pois a escola deve ser um espaço em que haja uma troca entre alunos e professores.Porém não adianta haver tanta tecnologia se os objetivos principais não estão sendo atingidos;que são a qualidade da educação e a formação dos professores.Não devemos ter medo da tecnologia mas também deve haver uma educação de qualidade para que as crianças futuramente possam mudar a nossa realidade.
17/06/2004 17:23
De: Joli A Nascimento03
IP: 207.16.136.21-

TIC'S

O profissional de educação deve sempre se integrar as mudanças da sociedade para que possa desenvolver um bom trabalho, com criatividade e maior interesse e participação dos alunos nas aulas. Uma destas ferramentas são os TIC’S que podem ser muito bem utilizado, se o mestre não for usar somente para passar informações mais também aguçar o interesse do aluno para pesquisas e reflexões obtendo eles suas próprias respostas, sem refletir apenas o que lhe é transmitido, pois desta forma é capaz de ter um melhor aproveitamento das aulas.
É necessário que o docente tenha o mínimo de conhecimento sobre as TIC’S para começar uma aula e não fique encabulado caso um aluno saiba mais da ferramenta que ele e aproveite esse momento para um crescimento mutuo.
O enriquecimento das aulas não esta só nas ferramentas mais como elas são usadas.
21/06/2004 18:53
De: vanessa de abreu T4
IP: 152.92.162.159-

Resposta da provocação

  O educador profissional deve ser formado para utilizar de maneira crítica as TIC´S, saber o potencial pedagógico de cada tecnologia. Há uma problemática em torno deste assunto porque atualmente sabe-se que no Brasil a grande maioria das escolas governamentais não possuem estrutura para enfrentar as TIC´s de maneira crítica e, em certos casos, o educador profissional nem possui o conhecimento da existência destas. No entanto, é inteiramente válido discutir sobre o assunto para despertar nos educadores o "olhar pesquisador" e expor todos os benefícios e malefícios que as TIC´s podem proporcionar, além de mostrar ao professor novas fontes de ensinamentos e a contínua busca por novos métodos de aprendizagem com o intuito de continuar estimulando a criatividade do profissional em questão.
   
21/06/2004 18:59
De: Luciana Barros da Silva Farias (liguaxinim@bol.com.br)
IP: 152.92.162.168-

Tic's

Em primeiro lugar o que deve ser levado em conta é a condição social da comunidade existente,pois a escola deve ser um espaço em que haja uma troca entre alunos e professores.Porém não adianta haver tanta tecnologia se os objetivos principais não estão sendo atingidos;que são a qualidade da educação e a formação dos professores.Não devemos ter medo da tecnologia mas também deve haver uma educação de qualidade para que as crianças futuramente possam mudar a nossa realidade.
21/06/2004 18:58
De: Luciana Barros da Silva Farias
IP: 152.92.162.168-

Tic's

Em primeiro lugar o que deve ser levado em conta é a condição social da comunidade existente,pois a escola deve ser um espaço em que haja uma troca entre alunos e professores.Porém não adianta haver tanta tecnologia se os objetivos principais não estão sendo atingidos;que são a qualidade da educação e a formação dos professores.Não devemos ter medo da tecnologia mas também deve haver uma educação de qualidade para que as crianças futuramente possam mudar a nossa realidade.
17/06/2004 18:47
De: Fanny vasconcellos4
IP: 152.92.162.251-

As novas tic´s e os professores


  Os professores devem utilizar as novas tic´s de modo crítico,  sendo seletivos na escolha do que indicam para seus alunos, com o objetivo de integrá-los às novas opções tecnológicas.  Como parceiros, os docentes devem estar informados, aptos ao uso dessas novas tic´s para ajudar os alunos a construir o seu próprio saber.  Não perdendo de vista que é preciso valorizar mais o "homem" do que a "máquina".
19/06/2004 17:26
De: Josilene Germanio
IP: 201.5.43.183-

TIC's

Os TIC's devem ser usados de maneira pedagógica!O educador pode dinamizar suas aulas através dos TIC's,usando por exemplo as notícias do dia anterior à aula e assim desemvolvendo a capacidade de reflexão dos alunos fazendo a interação das opiniões.
17/06/2004 14:50
De: Talita Maximo4
IP: 200.216.11.23-

Docentes x TIC's


  As TIC's devem ser utilizadas nos espaçoa escolares como ferramentas pedagógicas que facilitem a interação, cooperação entre docentes e discentes, facilitando assim, conseqüentemente, o processo educacional. O docente necessita além de ter um conhecimento abrangente em relação ao uso das TIC's, ele deve saber associar uma metodologia de ensino adequada a realidade das TIC's.
13/06/2004 16:52
De: Claudio Rodrigues3 (claudioirmao@yahoo.com.br)
IP: 200.20.193.194-

Vamos interagir

"Inicialmente devemos usar as TIC's (Tecnologia da Informação e da Comunicação), sendo um usuário alerta,e principalmente critico do que esta por tras das propostas dos criadores dos sftwares educativos;nao quer dizer que devemos ser especialistas em informatica, mas, devemos possuir uma cultura informática básica e treinar o manejos dos instrumentos, associar os instrumentos tecnológicos aos métodos ativos, conduzir os alunos ao desenvolvimento do espírito crítico, para que façam escolhas lucidas e nao se tornem escravos das tecnologias".Minha resposta encontra-se embasada à citação que Kenski faz de Perrenoud, na pagina 85 do texto.
Seu IP: 54.158.248.112 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)