Sabemos que é extremamente necessário garantir o acesso de TODOS os alunos aos novos ambientes tecnológicos. Mas a garantia do acesso à tecnologia em si não basta. Nossa angústia está relacionada a COMO utilizar as TIC´s (tecnologias da informação e da comunicação), principalmente nos espaços escolares. Qual(is) é(são) a(s) exigência(s) do papel do docente frente às TIC´s?

Tags: professor
18/06/2004 23:41
De: Fabiane Leal - 03
IP: 200.165.129.201-

Professor Interativo

    A Tarefa do professor deve ir além da simples transmissão do saber.
    Atualmente nos deparamos com uma tecnologia cada vez mais avançada, na qual o velho papel do professor portador da sabedoria vem se tornando questionável.Ele não deve passar apenas a informação, mas aguçar a curiosidade, a responsabilidade e a segurança.
    A sala de aula interativa, a Internet e a TV, já vêm fazendo este mesmo papel.Sendo assim, cabe ao mestre, atualizar seus métodos de ensino, começar a interagir, encaminhar seus alunos a construção do conhecimento, para que seu esforço não seja dispensável.
    Creio que para esse conhecimento chegar ao poder do aluno, é importante que, tanto sala de aula quanto tecnologias estejam sempre integradas. O aluno traz as informações adquiridas, através de sua curiosidade e pesquisa, até a sala de aula, discute e cria suas próprias conclusões. O professor observa e orienta seus discípulos ao melhor caminho para o saber.
13/06/2004 19:06
De: MônicaB04
IP: 201.5.111.94-

TIC's

Tanto os textos como os debates em aulas presenciais nos levam a um caminho:o professor tem que se aproveitar das tecnologias em proveito pedagógico e não tê-lo como vilão. E para isso é necessário mudanças, que dirai serem vicerais visto a massificação do ensino; tanto na estrutura das grades curriculares, na infra-estrutura escolar e o principal...na atitude receptiva tanto de alunos como de professores,isto porque estas tecnologias muitas das vezes são vistas apenas como forma de entreterimento e não como ferramenta pedagógica.
15/06/2004 19:46
De: juliana silva turma :03
IP: 152.92.162.168-

TICs

O professor deve se preparar para as novas exigências comunicacionais em sala de aula partindo do conceito de interatividade que consiste numa aproximaçaõ entre aluno e mestre, quebrando as barreiras do diálogo  unilateral e pode usar como grnde aliado as tecnologias de informação ,como a internet.O professor poderá propor pesquisas em rede , comunicação via e-mail ,entre aluno e professor, promovendo com isso uma maior possibilidade de aproximação entre ambos e ajudar o aluno a selecionar de forma crítica as inúmersa informações contidas na internet.
23/06/2004 18:54
De: ilana3
IP: 152.92.162.159-

Tics

É necessário que o educador seje um profissional aberto,para novas formas de se educar,que não se importe em trocar de lugar com o aluno para que haja troca.Precisa também ser crítico para selecionar conteúdos que realmente sejam importantes para o seu crescimento edo aluno
21/06/2004 18:57
De: Luciana Barros da Silva Farias
IP: 152.92.162.168-

Tic's

Em primeiro lugar o que deve ser levado em conta é a condição social da comunidade existente,pois a escola deve ser um espaço em que haja uma troca entre alunos e professores.Porém não adianta haver tanta tecnologia se os objetivos principais não estão sendo atingidos;que são a qualidade da educação e a formação dos professores.Não devemos ter medo da tecnologia mas também deve haver uma educação de qualidade para que as crianças futuramente possam mudar a nossa realidade.
17/06/2004 18:08
De: Ligia04
IP: 152.92.162.160-

Vamos interagir (TIC's)

Tanto o professor quanto qualquer profissional não deve se negar a conhecer tecnologias que possam lhe trazer conhecimentos diversificados e com isso qualificar sua atividade. Na educação não deve ser diferente, o novo não deve ser visto como ameaça e sim como possibilidade de crecimento. Não deixando de se preocupar com a forma crítica e preocupada como deve ser inserido.
O professor mesmo sem o conhecimento deve estar aberto e também criar atrativos para seu aluno se sentir motivado. A interatividade fará com que o processo seja fácil e possível.  
21/06/2004 18:58
De: Luciana Barros da Silva Farias (liguaxinim@bol.com.br)
IP: 152.92.162.168-

Tic's

Em primeiro lugar o que deve ser levado em conta é a condição social da comunidade existente,pois a escola deve ser um espaço em que haja uma troca entre alunos e professores.Porém não adianta haver tanta tecnologia se os objetivos principais não estão sendo atingidos;que são a qualidade da educação e a formação dos professores.Não devemos ter medo da tecnologia mas também deve haver uma educação de qualidade para que as crianças futuramente possam mudar a nossa realidade.
21/06/2004 18:59
De: Luciana Barros da Silva Farias (liguaxinim@bol.com.br)
IP: 152.92.162.168-

Tic's

Em primeiro lugar o que deve ser levado em conta é a condição social da comunidade existente,pois a escola deve ser um espaço em que haja uma troca entre alunos e professores.Porém não adianta haver tanta tecnologia se os objetivos principais não estão sendo atingidos;que são a qualidade da educação e a formação dos professores.Não devemos ter medo da tecnologia mas também deve haver uma educação de qualidade para que as crianças futuramente possam mudar a nossa realidade.
18/06/2004 17:46
De: Janice 3
IP: 152.92.162.160-

Fórum

Diante desse mundo globalizado, onde as informaçõesse inovam a cada instante, é de suma importância que o professor busque se interar permanentemente das novas tecnologias comucacionais.E para isso não precisa ser um gênio em informática, como disse Perrenoud no texto "O avanço do conhecimento e o desenvolvimento tecnológico", basta que o professor seja um "usuário alerta, crítico, seletivo"; que ele busque o conhecimento ilimitado e não se detenha em respostas prontas; incentivando o pensamento crítico de seus alunos e fazendo-os refletir obre suas escolhas e como essas novas tecnologias interferem, podem vir a interferir e no que elas fazem a diferença dentro de suas vidas.Dessa maneira o professor cumprirá seu papel, de provocar oportunidades para o desenvolvimento racional interado do aluno, onde este não só terá o acesso, mas também a participação nos novos ambientes tecnológicos.
17/06/2004 19:54
De: eder julio t :03
IP: 152.92.162.237-

Comentários

Na minha concepção o professor não deve restringir-se apenas em transmitir informações atrávés de novas técnologias.A de se trabalhar no intuito de desenvolver a criatividade do aluno , para que o mesmo tenha a possibilidade de cultivar a curiosidade e o censo crítico.Explorando assim todos os benefícios que esta nova técnologia possa lhes ofererecer , sem no entanto aliena-se de questões pertinentes a sociedade . O professor como orietador que é deve conduzir seus alunos nesse processo de transformação , sabendo da sua importância em relação ao tema.
21/06/2004 18:59
De: Luciana Barros da Silva Farias (liguaxinim@bol.com.br)
IP: 152.92.162.168-

Tic's

Em primeiro lugar o que deve ser levado em conta é a condição social da comunidade existente,pois a escola deve ser um espaço em que haja uma troca entre alunos e professores.Porém não adianta haver tanta tecnologia se os objetivos principais não estão sendo atingidos;que são a qualidade da educação e a formação dos professores.Não devemos ter medo da tecnologia mas também deve haver uma educação de qualidade para que as crianças futuramente possam mudar a nossa realidade.
Seu IP: 52.91.185.49 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)