Sabemos que é extremamente necessário garantir o acesso de TODOS os alunos aos novos ambientes tecnológicos. Mas a garantia do acesso à tecnologia em si não basta. Nossa angústia está relacionada a COMO utilizar as TIC´s (tecnologias da informação e da comunicação), principalmente nos espaços escolares. Qual(is) é(são) a(s) exigência(s) do papel do docente frente às TIC´s?

Tags: professor
21/06/2004 18:47
De: Jorge Burity 4
IP: 152.92.162.253-

Professor e as TICs

Nao basta trazer a tecnologia para as salas de aula, se não preparar estes professores para ensinar e lidar com essa tecnologia. Há de se pensar de o professor não ser um tecnico em informática, mas introduzir juntamente com a tecnologia elementos da pedagogia, para que o aluno não ver o computador como uma maquina de acesso a viagem do futuro, mas como um precioso aliado ao seu crescimento reflexivo no decorrer de toda a sua vida. E´ interessante frizar e passar para o aluno, para não ser um escravo da máquina, não perder o sentimento e o discernimento, ter um olhar crítico, não olhar para, olhar através de...
21/06/2004 19:47
De: sonia rocha t04
IP: 152.92.162.153-

As tics e o professor

Embora as tics faça cada vez mais parte de nosso cotidiano se faz necessario perceber as dificuldades de sua implementãção nas redes publica, no entanto caso o prof deseje fazer uso delas tem de objetivar desenvolver a criticidade nos educandos para que se utilizem das tics,porem não se tornando escravo e nem temeroso,antes sendo capaz de domina-la e desse modo fazer escolhas equilibradas que contribuam para o seu crescimento como individuo.Rio,21 de junho de 2004
18/06/2004 15:12
De: Claudio Rodrigues3
IP: 200.20.193.194-

Vamos interagir

É inevitavel que o professor como facilitador, no processo de ensino e aprendizagem, mantenha-se atualizado em sua pratica pedagogica com as TIC's e todo recurso que puder nesta sociedade que encontra-se em pleno processo de "globalização".Mas em um País continente,como o Brasil esse processo deve ser amplamente planejado, pois, caso contrario o uso desenfreado das TIC's poderá desumanizar os seus usuários.É um recurso formidavel sem duvida nenhuma,mas, como tive a rara oportunidade de viajar por lugares do Brasil onde o acesso é possivel apenas de helicopteros ou pequenas embarcações. O que será desses alunos e desses professores? E a tal democracia que tanto se fala? Ainda nem resolvemos o problema de analfabetismo no País...
17/06/2004 17:23
De: Joli A Nascimento03
IP: 207.16.136.21-

TIC'S

O profissional de educação deve sempre se integrar as mudanças da sociedade para que possa desenvolver um bom trabalho, com criatividade e maior interesse e participação dos alunos nas aulas. Uma destas ferramentas são os TIC’S que podem ser muito bem utilizado, se o mestre não for usar somente para passar informações mais também aguçar o interesse do aluno para pesquisas e reflexões obtendo eles suas próprias respostas, sem refletir apenas o que lhe é transmitido, pois desta forma é capaz de ter um melhor aproveitamento das aulas.
É necessário que o docente tenha o mínimo de conhecimento sobre as TIC’S para começar uma aula e não fique encabulado caso um aluno saiba mais da ferramenta que ele e aproveite esse momento para um crescimento mutuo.
O enriquecimento das aulas não esta só nas ferramentas mais como elas são usadas.
15/06/2004 17:06
De: Jacqueline Santos03 (luacigana@ibest.com.br)
IP: 152.92.162.150-

O professor e as TIC's

O professor precisa estar tecnicamente qualificado para poder se utilizar das TIC's, precisa se adaptar às mudanças,aceitar e lidar com desafios de lidar com novas tecnologias.
Ele precisa estar em continuo processo de reestruturação da contrução de seu próprio conhecimento para poder saber lidar criticamente com as TIC's e utilizá-las no espaço escolar.
21/06/2004 18:59
De: Luciana Barros da Silva Farias (liguaxinim@bol.com.br)
IP: 152.92.162.168-

Tic's

Em primeiro lugar o que deve ser levado em conta é a condição social da comunidade existente,pois a escola deve ser um espaço em que haja uma troca entre alunos e professores.Porém não adianta haver tanta tecnologia se os objetivos principais não estão sendo atingidos;que são a qualidade da educação e a formação dos professores.Não devemos ter medo da tecnologia mas também deve haver uma educação de qualidade para que as crianças futuramente possam mudar a nossa realidade.
14/06/2004 17:43
De: Carolina Alves 3 (carolzinhauerj@yahoo.com.br)
IP: 152.92.162.168-

TIC'S

É necessário que o professor procure conhecer essas novas tecnologias, para que possam utilizá-las como aliadas no seu processo de ensino e não como mero concorrentes. Conhecendo as TIC'S, o professor saberá as suas vantagens e desvantagens, e poderá utilizá-las em alguns momentos como ferramenta de auxílio e em outros dispensá-las.  Assim sendo, o professor não será apenas um usuário ingênuo, passivo da tecnologia, e sim, a utilizará para aprimorar a construção do conhecimento dos seus alunos.
15/06/2004 17:02
De: Daniele Rosa3 (prodaninha@click21.com.br)
IP: 152.92.162.233-

O papel docente diante das TIC'S

O interesse dos professores com relação as TIC'S precisa ser despertado porque elas já fazem parte de nossas vidas e não temos como fugir delas, porém o governo pode contribuir muito para que os professores deixem de ser excluídos digitais com projetos e financiamentos que facilitem o acesso deles as TIC'S. Assim, poderão conhecê-las e estabelecer um pensamento crítico para saber como usufruir dessas tecnologias para auxiliarem no processo de construção do conhecimento junto com os alunos, contribuindo no desenvolvimento do conteúdo a ser ensinado.
19/06/2004 20:21
De: Larissa Salgueiro - 03
IP: 200.141.94.198-

TIC's

Com a realidade atual, onde mudanças acontecem a toda hora, os educadores não podem se deixar ultrapassar pelas modernidades, muito menos rejeitá-las. O docente precisa buscar conhecer as TIC's, se colocar como um bom aprendiz questionador. Procurar cada vez mais conhecimentos e levá-los a sala de aula, com o mesmo entusiasmo que o levou a conhecer essas novas tecnologias, utilizando-as como ferramentas pedagógicas para o ensino.
19/07/2004 20:24
De: Ana Leticia Araujo (turma 03)
IP: 152.92.162.153-

O professor e as TICs

Hodiernamente, 'e imprescind'ivel que o docente saiba como trabalhar com as TICs, principalmente porque, caso contr'ario, ele estar'a decretando-se alienado quanto `as mudancas que se impoem `a sociedade. Em face a isso, penso que as TICs devam estar conscientemente inseridas no processo educacional, como forma de oferecer maior dinamismo `as atividades desenvolvidas por docentes e discentes. Evidente que, para isso, o docente precisa ter interesse em conhecer e empregar os recursos que irao auxilia-lo nessa tarefa, sem esquecer-se, 'e claro, de que eles representam ferramentas pedagogicas e devem ser explorados com fins did'aticos. A questao, portanto, 'e saber como as TICs podem fomentar o percurso percorrido pelos envolvidos na pr'atica educativa.    
21/06/2004 01:27
De: Jaqueline Alfredo-03
IP: 200.227.70.18-

TIC's

 Diante da realidade brasileira, onde nem todos têm acesso à tecnologia, é importante que o professor também lute para que todos possam, pelo menos, no ambiente escolar, ser iguais. E é fundamental que este educador tenha como papel a orientação do educando frente a essas tecnologias, levando-o a prática da reflexão crítica, ajudando assim a formar cidadãos capazes de pensar por si.
20/06/2004 18:52
De: Kamilla Broedel
IP: 200.227.196.119-

Trabalho on line

Levando-se em conta o fato de que nem todos tem acesso ao conhecimento pedagógico e tendo isso, infelizmente, como realidade, o profissional de educação deve dar aos alunos uma visão crítica desta ferramenta, podendo fazer o educando redletir sobre a necessidade disso em sua vida e a aplicabilidade cotidiana ( essencial que isso esteja claro), deve esclarecer ao aluno a tecnologia, fazendo-o analisar criticamente as informações recebidas.  Para isso, é necessário que o profissional entenda que, não é o detentor de verdades ou de saberes, e assumindo que pode aprender com o aluno, que pode dispor de mais informações do que ele.  Passando assim, o professor, através desse pósicionamento crítico dentro da linha de pesquisa tecnológica ser o mediador de informações e não seu enunciador, propondo meios críticos de análise para cada situação.
Seu IP: 54.80.81.223 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)