Sabemos que é extremamente necessário garantir o acesso de TODOS os alunos aos novos ambientes tecnológicos. Mas a garantia do acesso à tecnologia em si não basta. Nossa angústia está relacionada a COMO utilizar as TIC´s (tecnologias da informação e da comunicação), principalmente nos espaços escolares. Qual(is) é(são) a(s) exigência(s) do papel do docente frente às TIC´s?

Tags: professor
21/06/2004 18:46
De: vanessa de abreu T4
IP: 152.92.162.159-

Resposta da provocação

  O educador profissional deve ser formado para utilizar de maneira crítica as TIC´S, saber o potencial pedagógico de cada tecnologia. Há uma problemática em torno deste assunto porque atualmente sabe-se que no Brasil a grande maioria das escolas governamentais não possuem estrutura para enfrentar as TIC´s de maneira crítica e, em certos casos, o educador profissional nem possui o conhecimento da existência destas. No entanto, é inteiramente válido discutir sobre o assunto para despertar nos educadores o "olhar pesquisador" e expor todos os benefícios e malefícios que as TIC´s podem proporcionar, além de mostrar ao professor novas fontes de ensinamentos e a contínua busca por novos métodos de aprendizagem com o intuito de continuar estimulando a criatividade do profissional em questão.
   
15/06/2004 19:58
De: juliana silva turma :03
IP: 152.92.162.168-

TICs

O professor deve se preparar para as novas exigências comunicacionais em sala de aula partindo do conceito de interatividade que consiste numa aproximaçaõ entre aluno e mestre, quebrando as barreiras do diálogo  unilateral e pode usar como grnde aliado as tecnologias de informação ,como a internet.O professor poderá propor pesquisas em rede , comunicação via e-mail ,entre aluno e professor, promovendo com isso uma maior possibilidade de aproximação entre ambos e ajudar o aluno a selecionar de forma crítica as inúmersa informações contidas na internet.
19/06/2004 17:03
De: Daniele Quirino
IP: 201.5.52.127-

TIC's

Os métodos pedagógicos atualmente utilizados estão ultrapassados,o educador passa a matéria de um modo vertical onde o aluno ,na maioria dos casos, não tem a oportunidade de interação.Então ele procura nos meios de comunicação essa tal opprtunidade.O papel do mestre seria compreender ao máximo o "mundo" do aprendiz e passar a matéria usando os meios de comunicação,se atualizando através da informação.
17/06/2004 19:37
De: eder julio
IP: 152.92.162.237-

Comentarios

Na minha concepção o professor não deve restringir-se apenas em transmitir informações atrávés de novas técnologias.A de se trabalhar no intuito de desenvolver a criatividade do aluno , para que o mesmo tenha a possibilidade de cultivar a curiosidade e o censo crítico.Explorando assim todos os benefícios que esta nova técnologia possa lhes ofererecer.
17/06/2004 18:47
De: Fanny vasconcellos4
IP: 152.92.162.251-

As novas tic´s e os professores


  Os professores devem utilizar as novas tic´s de modo crítico,  sendo seletivos na escolha do que indicam para seus alunos, com o objetivo de integrá-los às novas opções tecnológicas.  Como parceiros, os docentes devem estar informados, aptos ao uso dessas novas tic´s para ajudar os alunos a construir o seu próprio saber.  Não perdendo de vista que é preciso valorizar mais o "homem" do que a "máquina".
17/06/2004 18:22
De: Myrcea de Souza
IP: 152.92.162.237-

Tic's

A apropriação crítica do professor em relação as tic's se premite a partir do momento que o docente se conscientizede as tic's são uma realidade, quando ele não as ignora, quando demonstra interesse em conhecê- las. para que possa fazer um julgamento lúcido sobre sua utilização como um instrumento auxiliar ao ensino. Dominando-as,e assim, apropriando-se delas
21/06/2004 18:58
De: Luciana Barros da Silva Farias
IP: 152.92.162.168-

Tic's

Em primeiro lugar o que deve ser levado em conta é a condição social da comunidade existente,pois a escola deve ser um espaço em que haja uma troca entre alunos e professores.Porém não adianta haver tanta tecnologia se os objetivos principais não estão sendo atingidos;que são a qualidade da educação e a formação dos professores.Não devemos ter medo da tecnologia mas também deve haver uma educação de qualidade para que as crianças futuramente possam mudar a nossa realidade.
21/06/2004 18:58
De: Luciana Barros da Silva Farias (liguaxinim@bol.com.br)
IP: 152.92.162.168-

Tic's

Em primeiro lugar o que deve ser levado em conta é a condição social da comunidade existente,pois a escola deve ser um espaço em que haja uma troca entre alunos e professores.Porém não adianta haver tanta tecnologia se os objetivos principais não estão sendo atingidos;que são a qualidade da educação e a formação dos professores.Não devemos ter medo da tecnologia mas também deve haver uma educação de qualidade para que as crianças futuramente possam mudar a nossa realidade.
21/06/2004 18:59
De: Luciana Barros da Silva Farias (liguaxinim@bol.com.br)
IP: 152.92.162.168-

Tic's

Em primeiro lugar o que deve ser levado em conta é a condição social da comunidade existente,pois a escola deve ser um espaço em que haja uma troca entre alunos e professores.Porém não adianta haver tanta tecnologia se os objetivos principais não estão sendo atingidos;que são a qualidade da educação e a formação dos professores.Não devemos ter medo da tecnologia mas também deve haver uma educação de qualidade para que as crianças futuramente possam mudar a nossa realidade.
13/06/2004 16:52
De: Claudio Rodrigues3 (claudioirmao@yahoo.com.br)
IP: 200.20.193.194-

Vamos interagir

"Inicialmente devemos usar as TIC's (Tecnologia da Informação e da Comunicação), sendo um usuário alerta,e principalmente critico do que esta por tras das propostas dos criadores dos sftwares educativos;nao quer dizer que devemos ser especialistas em informatica, mas, devemos possuir uma cultura informática básica e treinar o manejos dos instrumentos, associar os instrumentos tecnológicos aos métodos ativos, conduzir os alunos ao desenvolvimento do espírito crítico, para que façam escolhas lucidas e nao se tornem escravos das tecnologias".Minha resposta encontra-se embasada à citação que Kenski faz de Perrenoud, na pagina 85 do texto.
19/06/2004 11:11
De: MICHELE FERREIRA-04
IP: 201.5.236.99-

Professor-TIC's

 O professor precisa se concientizar de que há um novo modelo de educação baseado na interatividade tecnológica e que diante dessa situação, ele (o professor) tem que se preparar (qualificar) através de cursos ou similares e através também de pessoas dominantes do assunto(como os próprios alunos), para lidar principalmente com  as TIC's, sem medo, porque elas irão somente ajudar na educação.
17/06/2004 18:37
De: Maria Cecilia Turma:3
IP: 152.92.162.237-

Comentários

A priori é inegável que todo este avanço tecnológico, tem contribuido de forma positiva para um novo tipo de escola, de aluno e de professor.Não obstante, quem estiver fora desta nova realidade poderá ser considerado um "analfabeto digital".Aumentando o índice de segregação social no país.
Há também que haver uma ponderação na imbricação da tecnologia. Do contrário, os professores serão substituídos, conotativamente por estes avanços. A exemplo disso, temos o livro, que teve um papel importante na história da humanidade.No entanto, agora, e cada vez mais, nota-se o declínio ou relativização, devido a cultura áudio visual fomentada pela indústria cultural.  
20/03/2006 09:35
De: «|-|ä¢kë®»
IP: 201.29.120.143-

Re: Re: Re: Recarrega

Ajudo sim...você pode entrar no site
www.geradoresonline.cjb.net
e usar a área de contatos, temos todas as informações caso queira dar algum lance dê pela área de contatos do site!
Abraços!
Seu IP: 54.225.57.230 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)