Mural para recados dos usuários do #ibitinga

Tags: mural
17/04/2009 14:48
De: Luis Otavio Piocoppi
IP: 200.144.5.29

Re: Re: Re: Familia Bispo

Olá, queridos parentes da família Bispo.
Segundo o avanço das minhas pesquisas, o sobrenome Bispo aparece pela primeira vez, na cidade de Borba - Portugal, por volta de 1.585, criado pela Inquisição, cujos livros de registros da Inquisiçao Portuguesa, se encontram na Biblioteca do Tombo em Lisboa, nesse perído 2 rapazes, filhos de diferentes famílias judaícas, se casaram com o sobrenome Bispo, diferente dos sobrenomes de seus pais. Por mais de um século permaneceram naquela cidade, mais adiante os Bispo passaram a residir também em Casa Branca - Portugal (onde se encontram a maioria das pessoas com sobrenome Bispo de Portugal).
Durante o Brasil Colônia, os Cristãos-Novos, eram enviados principalmente para as Províncias do Pernambuco e Bahia, (na época Ceará e Alagoas pertenciam ao Pernambuco e Sergipe a Bahia).
Não sabemos os motivos pelo qual os Cristãos Novos de sobrenome Bispo eram tão especiais, que só chegaram ao Brasil, já no final do Brasil Colônia, em pequenas quantidades, diferentes dos demais que foram trazidos ainda no primeiro século de colonização, por exemplo em 1.595, já haviam entrado no Brasil, +/- 12 mil Cristãos-Novos no nordeste brasileiro, eram 14% da população branca da época.
O sobrenome Bispo aparece pela primeira vez no interior do atual Ceará, em 1.816 Antônio Bispo nascido em 1.793 em Iracema-CE, se casou com Carlota Joaquina de Souza, na cidade de Iracema-CE, e de lá seus descendentes dispersaram para outras regiões. Segundo pesquisadores ingleses, que relacionaram os 42 mil portugueses, "imigrantes especiais" que entraram no Brasil entre 1.808 a 1.842, haviam 5 pessoas registradas com sobrenomes Bispo, então há descendentes da Família Bispo vindos de Portugal durante o Brasil Império (após 1.808) e descendentes do Brasil Colônia, (antes a 1.808).
Por volta de 1.850, já existiam Bispo em 5 diferentes regiões do Brasil: (casamentos encontrados entre 1.840 a 1870), exceto de José Leandro Bispo (meu pentavô).
Paraíba - na cidade de Cabaceiras, José Martins Bispo, casou-se em 1.856, (provavelmente era filho de José Leandro Bispo (que é meu pentavô), Alagoas - na cidade de União dos Palmares, (diversos casamentos registrados) provavelmente todos filhos ou sobrinhos de José Leandro Bispo (meu pentavô), que se casou em 1.837 na Igreja de Santa Maria Madalena em União dos Palmares. Sendo que três deles se casaram com 3 irmãs da família Conceição, formando os Conceição Bispo, como meus tetravós: José Joaquim Bispo e Rolinda Maria da Conceição (negra proveniente dos antigos quilombos do vale do Rio Mundaú, (rio que nasce em Garanhuns e segue para o Alagoas, passando por Santana do Mundaú e União dos Palmares-AL, que faz parte do Campos do Quilombo de Garanhuns), eram pais de minha trisavó Maria da Conceição Bispo, mãe de meu bisavô Joaquim Bispo Santana.  
Bahia/Sergipe - os poucos encontrados, se casaram em São Gonçalo-BA, Itabaiana e Propriar-SE.
Minas Gerais - na cidade de Santa Quitéria.
São Paulo - apenas 1 casamento na capital paulista.
Paraná - apenas Joaquim Eugênio Bispo  que se casou com Maria Martins em 25/08/1868 na cidade de Rio Negro - PR.
Não foi encontrado até agora sobrenome Bispo, em outros estados para esse período.
O sobrenome Bispo é quase raro, por volta de 0,01% da população brasileira, ou seja, 1 para cada 10.mil habitantes. Se mantiver a média, em 1.872 (ano do 1° senso brasileiro) haviam no país 10 milhões de habitantes, ou seja, teriam 1 mil pessoas com sobrenome Bispo no Brasil, todos em lugares bem específicos, o que deixa a impressão que nessas localidades eram todos parentes, filhos de um mesmo ancestral pioneiro naquela região.
De qualquer forma, praticamente todos vieram de uma mesma origem, dos antigos Cristãos Novos da cidade de Borba em Portugal.
Luis Otavio Piocoppi.

30/01/2009 16:13
De: Luis Otávio Piocoppi
IP: 200.144.5.29

Re: Familia Bispo

O sobrenome Bispo, é um nome criado pela Santa Inquisição, destinados a algumas Famílias Judaícas que habitavam parte da Espanha e Portugal, que após muitos destas famílias terem sidos torturadas, outras condenadas a morte, foram obrtigados a abandonar a fé Judaíca e se converter ao Catolicismo. Praticamente todos estes antigos judeus, ao qual receberam o sobrenome Bispo, ao passaram a ser chamados de Cristãos Novos, devido a grande discrinação e perseguição ao qual recebiam na Europa, de onde foram praticamente expulsos, foram embarcados e enviados para Recife e principalmente Salvador, na época a capital da Colônia Brasileira, isto em +/- 1.740.
A mando da Santa Inquisição, foram vigiados, privados de direitos, viviam em uma escravidão disfarçada.
A maioria das pessoas que assinavam por Bispo, com o passar das gerações se casaram com os bravos indígenas que descendem do tronco Jé, principalmente os Xukuru-Kariri da Mata da Cafurna, na região de Palmeira dos Índios-AL, e dos Xukuru-Kariri do Ororubá de Garanhuns-PE, também se casaram com os africanos que em 1.811 ao serem trazidos dos da Àfrica, promoveram uma magnifica fuga do leilão de escravos de Recife, e fugiram para o interior do Pernambuco, se estabelecendo +/- 230 Km de recife, fundando ao sopé do Morro do Timbó, há 896 m de altitude onde formaram o Quilombo de Garanhuns.
A maioria das pessoas da família Bispo, possuí ancestrais dos antigos quilombolas, índios, antigos judeus e até dos antigos holandeses que foram deixados no Brasil após a Batalha dos Guararapes em Pernambuco, ao qual boa parte das terras do nordeste retornaram à Coara Portuguesa.
Por muito tempo esses povos (tidos como indesejáveis) viveram na mesma região no interior do Pernambubo, em áreas constituída de solos inferteis, ao qual os portugueses não se interessavam, pois nas áreas de pouca pluviosidade as lavouras de cana não se desenvolviam.
A maioria dos Bispo, representa a diversidade dos povos que se formaram no interior de nordeste brasileiro.
Quanto as meus ancestrais Bispo, meu avô, se chamava Otávio Bispo Santana, nasceu em Garanhuns-PE em 15/03/1922, após a morte de seu pai, aos 17 anos se mudou para São Paulo, era filho de Joaquim Bispo Santana, que nasceu entre 1.890 e 1.891 em Lagoa da Canoa-AL, na época distrito de Limoeiro de Anádia-AL, adquiriu boa parte das características genéticas de seus ancestrais, era praticamente um mulato forte, como sua avó de origem quilombola, Joaquim era nascido da 4ª geração, 80 anos após, a chegada dos afriacanos que fundaram o Quilombo de Garanhuns, cabelos lisos como de sua avó índigenas de Palmeira dos ìndios, e obteve a oportunidade social e economica de seus avós, sendo um português e outro espanhol.
Herdou de seus avós, boas terras, tornou-se num grande fazendeiro e empresário, montou uma fábrica de farinha de mandioca, que existe até hoje em Garanhuns. Mas entrou em depressão profunda após ver seus negócios arruinados, indo a morte aos 39 anos de idade.
Joaquim Bispo de Santana era filho de Joaquim Santana e Maria Bispo, Ele nascido em Limoeiro de Anádia-AL, +/- 1.869, Ela, ainda carece de documentos a respeito, mas provavelmente nasceu em Palmeira dos Índios-AL.  
Estou desenvolvendo um amplo trabalho, de pesquisa de origem e genealogia sobre os Bispo da região de São José do Rio Preto, mas em breve extender esse estudo nas áreas de origem.
22/04/2006 18:40
De: Rose Vermelho (vermelho@vozemoff.ato.br)
IP: 201.29.148.118-

Re: Procuro alguém que tenha o sobrenome vermelho

Oi, Ana Paula. Sou da família Vermelho, originária de MG - Muriaé. A composição da família vem de meus avós:Sebastião Vermelho e Anna Maria de Lacerda (10 filhos):
Sebastião de Assis (meu pai)
Vanor
José Angelo
Altamiro
Aparecida
Geralda
Dolores
Tereza
Ana
Penha
Será que somos pareentes?
Abraços,
Rose Vermelho
03/11/2009 10:21
De: Maria Telma (mtrepresentacoes@terra.com.br)
IP: 189.31.14.8

Familia Bispo dos santos

Olá gostaria de que me ajudassem a encontrar a familia de meu pai ele se chama Venceslau Bispo dos santos filho de Antonio de Vital Bispo dos Santos e Maria Julia de Jesus, a vó dele chama Maria Clara de Jesus sei dizer que os pais dele se separam e ele saiu da bahia com 28 anos e tem varios irmãos JOAQUIM BISPO DOS SANTOS
JOSE BISPO DOS SANTOS
VENCESLAU BISPO DOS SANTOS ( MEU PAI)
MANOEL BISPO DOS SANTOS
AVELINO BISPO DOS SANTOS
JULIANA
HERCILIA
IZAULINA
MARIA
ELE NASCEU NA CURRUTELA DO MUNICIPIO DE PONTO XIC SAIU DE ITABUNA COM 28 ANOS NO ANO DE 1961, SUA MÃE MARIA JULIA DE JESUS MORAVA EM AMADINA ANTIGO POUSO ALEGRE E SUA IRMA JULIANA MORAVA EM ITABUNA TB E OUTROS IRMÃOS. OUTROS FORAM PARA SAO PAULO O JOAQUIM E O MANOEL E JOSÉ BISPO DOS SANTOS MORAVA EM VITORIA ESPIRITO SANTO.
OBRIGADA .
26/02/2006 18:38
De: jose ruy rodrigues correa (jrcorrea@brturbo.com.br)
IP: 200.103.148.47-

MEMORIA FOTOS ANTIGAS

É LAMENTÁVEL QUE ANTIGOS JORNAIS DE IBITINGA (SÓ TINHAMOS 2), DEVERIAM DETER BOA PARTE DE NOSSA HISTORIA, SEJA FOTOGRÁFICA, ESCRITA, CAUSOS DA CIDADE, NÃO TEEM O MENOR INTERESSE  EM DISPONIBILIZAR NESTE VEÍCULO O RESGATE DE NOSSA MEMÓRIA. QUEM TIVER FOTOS DA DECADA DE 50, 60 E 70, SE POSSIVEL ENVIAR AO ENDEREÇO DE EMAIL jrcorrea@brturbo.com.br.
UMA CIDADE SEM HISTORIA É COVEIRA DE SI MESMA.
03/12/2005 12:51
De: Francisco Roberto Lima Agra
IP: 200.238.111.93-

Descobrir origem da familia AGRA

Francisco Roberto Lima Agra (Roberto Agra), filho de Francisco da Costa Agra e Terezinha Lima Agra, natural da cidade de Parnamirim - PE.Tetra neto do Tenente - Coronel Martinho da Costa Agra de Campina Grande PB, fundador da cidade de Parnamirim - PE. alto sertão, quem souber informações desta árvore genealógica, favor ecreva-me. comenta-se que veio da cidade de Agra na India, queremos melhores informações,em função de um livro que estamos escrevendo sobre a origem da familia.
12/01/2008 15:39
De: jose nilson de araujo (nilplasreciclagem@hotmail.com)
IP: 200.168.152.251

Re: ORIGEM DO SOBRENOME, ARAUJO, MOREIRA E GONÇALVES

Milena
Até onde sei a origem da familia araujo é Portuguesa, iniciada por JEan de Tiranoth, cavaleiro francês, do seculo XII, quando servia ao rei Dom VII, rei de CAstela, no ano de 1123, sendo este cavaleiro avô de Rodrigues anes, primeiro portador deste nome, por ser o Senhor do Castelo de Araújo, na Galícia.
Estou interassado em construir a arvore geneologica da familia araujo, sei que muito trabalho mas podemos trocar informações.
a minha familia até onde sei aqui no Brasil veio da Bahia depois Minas Gerais e agora São Paulo.
Estou buscando o nome dos tataravôs para iniciar a busca.
um
abraço.
01/04/2006 15:42
De: José Gonçalves
IP: 62.169.115.52-

Re: Quero saber as origens da familia gonçalves

Sou Português, o meu nome é José Manuel da Silva Gonçalves, meu Pai José Gonçalves, minha Mãe Maria Luzitana da Conceição Silva, sou Gonçalves, e as origens da familia GONÇALVES, são de origem de Antão Gonçalves, do século XVI (16), o brazão, caso o queirão poderei enviar, dista um Leão púrpura, sainte, armado e lanpassado de vermelho.
fiquem bem, familia além mar!!!
26/05/2006 17:26
De: Paloma (paloma_santos_9@hotmail.com)
IP: 201.26.12.150-

Re: Quero saber as origens da familia gonçalves

Oii eu gostaria mto de saber da minha origem..por isso eu pertenço a familia Gonçalves Dos Santos!!uma familia da qual eu tenho mto orgulho,mesmo sendo de origem pobre...eu não sei se em minha familia,existiu reis...ou coisas assim...gostaria de conhecer algumas pessoas que tem o mesmo sobrenome q eu!! alias tem até uma garota q tem o mesmo nome e sobrenome q eu!!llegal,neh!!!
Se vcs puderem me mandar algo sobre essa familia,fikarei mto feliz!!!brigada e té mais Paloma
11/01/2009 05:15
De: regina moreira westenberger
IP: 80.134.113.93

Meus antecedentes

antes de mais nada feliz ao novo para todos voces internautas. Gostaria imensamente de saber a origem deste sobrenome , .  donnina candida, . qual  o seu significado de onde sao estas raizes, pois minha avo tinhaeste sobrenome.
ficaria imensamente grata se puderem me ajudar.
mas uma vez um feliz ano novo.
regina moreira westenberger
Seu IP: 100.24.122.228 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)