Criar forum gratis
Mural para recados dos usuários do #ibitinga
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]

Relacionados: mural

Mensagem

Descobrir origem da familia AGRA

De Djalmira de Sá Almeida em 02/10/2009 01:48:09 a partir de 200.228.91.160
Francisco, primeiramente quero lhe contar que eu conheci um Francisco Agra, um músico de Parnamirim,que morava na Bomba; tive aula com ele de canto orfeônico na Escola Euclides da Cunha, quando fui aluna de Dona Givoneide Cabral na 3ª série do primário em Parnamirim, em 1964; pois ela era muito dinâmica e vivia convidando pessoas inteligentes da cidade para apresentar sua arte em nossa sala de aula.Os professores de hoje não são mais como os de antigamente.
Sobre a família Agra encontrei alguns dados.Estou escrevendo um livro sobre Parnamirim onde trato da Família Agra, principalmente de Martinho da Costa Agra que era tenente-coronel da Paraíba, filho de um sertanista paulista, descendente de portugueses; parece-me que o pai dele era capitão do mato ou tenente também que ganhou uma sesmaria no sertão do São Francisco por ter combatido índios cariris, os mais selvagens segundo a história do Brasil(segundo o escritor cearense, Capistrano de Abreu).
Pesquisei em Portugal, na Espanha e índia. O nome Agra é mesmo indiano e essa família é de lá. Não é que ela veio de Agra para o Brasil. O nome original da família é Costa (de Agra ) que no século XVII veio de Portugal para o Brasil, no período da colonização para desenvolver a pecuária, ramo a que sempre se dedicaram, primeiro na Capitania de São Vicente (São Paulo), depois na de Itamaracá (Pernambuco); mas antes, os antepassados dessa família de comerciantes e navegadores passaram pela Espanha onde negociavam diversos tipos de criação. Foi na Espanha que ela ganhou esse sobrenome, por ser da província de Agra, atualmente uma cidade importante da Ìndia, que até hoje exporta gado para o mundo. Na península ibérica (Portugal e Espanha) havia Costa de toda parte , geralmente da Costa de algum lugar (litoral);era Costa de Portugal, Costa da Guiné, Costa da Ilha da Madeira, Costa do Marfim, Costa das ilhas Canárias; tanto em Portugal quanto na Espanha denominavam os estrangeiros e imigrantes com a toponímia do lugar de origem deles, assim ocorreu também com muitos portugueses que vieram para o Brasil de Guimarães, de Lisboa, da Quinta de Sá, do Porto, etc. E assim o nome do lugar vira sobrenome. Prova disso é que não se encontra brasão dessa família em Portugal, pois não eram de linhagem portuguesa. Alguns autores afirmam que os (da)Costa (de) Agra eram muçulmanos que se converteram ao catolicismo durante as expedições. Estou ainda me certificando disto.

Em resposta a:

Descobrir origem da familia AGRA (Francisco Roberto Lima Agra - 03/12/2005 12:51:45)
Francisco Roberto Lima Agra (Roberto Agra), filho de Francisco da Costa Agra e Terezinha Lima Agra, natural da cidade de Parnamirim - PE.Tetra neto do Tenente - Coronel Martinho da Costa Agra de Campina Grande PB, fundador da cidade de Parnamirim - PE. alto sertão, quem souber informações desta árvo...(ver)

Respostas:

Descobrir origem da familia AGRA (Gilton Freitas Agra Filho - 14/03/2010 14:20:18)
A minha descedência vem de Campina grande na Paraíba meu avô paterno chamava-se Euzebio Rabelo Agra que migrou para Caruarú - Pe, tinha um comercio de tinta que por sua vez, casou-se com Argemira de Freitas que da relação nasceu meu pai Gilton Freitas Agra que por sua vez, migrou para Salvador-Bahi...(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2018 -   http://www.insite.com.br