Aqui podemos falar de morcegos, sua preservação, mitos e lendas que rondam estas criaturas da noite, e principalmente desmistificar este generoso animal.
Inscreva-se no grupo de discussão do Morcego Livre
Informe seu e-mail e clique Enviar.

Ajude o Morcego a se manter Livre conheça a camiseta de nosso projeto! Clique AQUI

11/06/2011 06:06
De: Nelio Parreira Machado
IP: 187.116.119.221

Ataque dos passaros ao pe de jabuticaba

Gostaria de saber se tem alguma forma de combater os passaros que comem os frutos da jaboticabeira e como proceder. Nao consigo colher os frutos, pois quando estao maduros sofre o ataque dos passaros e nao consigo ver ou apanhar os frutos maduros. Aguardo uma resposta e desde ja muito obrigado. Moro em Parauapebas - PA.  Obrigado
10/08/2007 23:39
De: Hildemar Alves da Motta (hildemar@bol.com.br)
IP: 200.171.68.113

FEZES DE MORCEGO

AOS QUE PERGUTARAM DE FEZES DE MORCEGO CAUSAM DOENÇAS, A RESPOSTA É SIM.
Vejam nos sites:
http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/saude/vigilancia_saude/ccz/0056
http://www.jornaldepneumologia.com.br/portugues/artigo_print.asp?id=327
Isto pode causar uma epidemia.
Agora a pouco 23:20 h,  liguei no telefone da prefeitura 156, teclei as opções 6, 8 e 1 foi me dao um número de protocolo e a atendente me informou que a Vigilancia Sanitária tem 30 dias para atender ao chamado, eles têm obrigação de retirar os morcegos e combater o foco ...
30 dias se alguem tiver que morrer, vai morrer ... mas é melhor que nada ... se vierem e resolverem o problema ... como todo serviço público no Brasil ... Sugiro que façam o mesmo, telefonem e abaram o chamado.
Já não bastava o crime, a impunidade, o trânsito, a poluição, a corrupção, a incompetencia, agora tb temos os MORCEGOS
Hildemar
12/09/2008 17:34
De: Diego (diego.dragon.tx@hotmail.com)
IP: 201.73.55.246

Re: Re: Como criar morcegos?

Depende do tipo do morcego que voçê tiver se for...
  1.  Insetívoros - alimentam-se de insetos, incluindo mosquitos, besouros, gafanhotos e mariposas. Por isso, têm importante papel no controle de algumas pragas agrícolas. Insetívoros muito comuns em cidades são os membros da família Molossidae.
  2. Carnívoros generalistas - comem pequenos vertebrados de diferentes classes, incluindo aves, roedores, lagartos e até mesmo outros morcegos. Uma espécie carnívora bem comum na Mata Atlântica é o morcego Chrotopterus auritus (Phyllostomidae).
  3. Piscívoros - comem pequenos peixes, como sardinhas e "barrigudinhos". Aqui no Brasil, este hábito é exclusivo dos Noctilionidae, os morcegos-pescadores.
  4. Ranívoros - comem rãs e sapos, mas nenhuma espécie de morcegos alimenta-se exclusivamente de anfíbios. Um gênero que sabe-se ter esse hábito é o Trachops cirrhosus  (Phyllostomidae), que também pode utilizar outros alimentos.
  5. Hematófagos - são os famosos morcegos-vampiros. Eles se alimentam exclusivamente de sangue de vertebrados, sendo os únicos cordados (filo Chordata) a terem essa especialização. Há apenas três espécies no Mundo, que ocorrem apenas nas Américas. Duas atacam aves (Diphylla ecaudata e Diaemus youngii) e uma ataca aves e mamíferos (Desmodus rotundus).
  1.  Frugívoros - comem os mais variados frutos, como mangas, bananas, amêndoas, figos, mamões, goiabas e principalmente frutos selvagens, como os gêneros Piper, Solanum, Cecropia, Ficus, Terminalia (amêndoa) e outros. É muito comum vê-los em cidades, se alimentando em mangueiras e amendoeiras. São importantíssimos para as florestas tropicais, porque ao pegarem os frutos para comer, levam sementes para longe da planta-mãe, ajudando em sua dispersão e, conseqüentemente, na regeneração de áreas desmatadas. O frugívoro mais estudado das Américas é a espécie Carollia perspicillata.
  2. Nectarívoros / Polinívoros - são morcegos que, como os beija-flores (aves) se alimentam do néctar e do pólen produzidos por muitas flores, como o maracujá-de-restinga e o ipê, entre outras. Às vezes, estes morcegos podem ser vistos bebendo água com açúcar colocada em bebedouros de pássaros. A subfamília mais especializada neste hábito é a Glossophaginae.
  3. Folívoros - consomem folhas de diversas plantas, para complementarem suas dietas. A espécie que costuma fazer isso com mais freqüência é o Artibeus lituratus.
  4. Granívoros - alimentam-se de sementes, além de comerem também a polpa dos frutos que as contém. Este hábito, até onde foi registrado, é exclusivo do gênero Chiroderma (Phyllostomidae: Stenodermatinae).
espero que você não tenha trabalho com essa maravilha da natureza!
flows!!!!!!!!!!!!!!!!!
13/12/2007 19:40
De:
IP: 10.24.21.59, 10.24.1.10, 200.25

Como eliminar morcego do forro da casa

2- Como remover morcegos do forro da casa?
Realmente a presença de morcegos nas residências é um problema a ser considerado. Além do mau cheiro de urina e fezes outros problemas podem aparecer. No acúmulo de fezes podem desenvolver fungos prejudiciais a saúde das pessoas.
Em primeiro lugar, você deve contatar o centro de zoonoses de sua cidade e avisá-los da presença destes animais. Provavelmente eles irão até a sua casa fazer a identificação dos morcegos. Existem espécies frugívoras, que se alimentam de frutas, espécies insetívoras, que se alimentam de insetos e as espécies hematófagas, que se alimentam de sangue.  Muitas vezes estes morcegos hematófagos são portadores do vírus da raiva e transmitem a doença para os animais os quais sugam o sangue. As espécies frugívoras e insetívoras são muito importantes para o meio ambiente, pois realizam a polinização de diversas espécies de plantas e controlam a população de insetos.
É importante que você saiba que existe uma lei que protege os animais silvestres (como os morcegos). Desta forma, não é permitido matá-los. É um crime inafiançável. Somente órgãos competentes podem matar morcegos, mesmo assim, somente os hematófagos.
Bem, para você contornar seu problema, sugerimos três alternativas que têm se mostrado eficientes. O ideal seria que você fizesse uso de todas elas. Troque algumas telhas do seu telhado por telhas de vidro, para permitir a entrada de luz dentro do forro. Os morcegos se escondem ali para fugir da luz do sol. Assim, você eliminaria o abrigo que atualmente é adequado para servir de esconderijo.
Para afugentar os que estão atualmente, jogue bolas de naftalina (aproximadamente 1 quilo para cada 50 metros quadrados de área). O cheiro da naftalina é insuportável para os morcegos.
Procure localizar por onde os morcegos entram no forro e vede completamente estas entradas.
Caso tenha algum morcego morto dentro do forro, utilize uma luva grossa para retirá-lo. Jamais pegue-o com as mãos desprotegidas.
Depois de afugentar os morcegos, você precisará tratar o local com um inseticida para matar os ácaros que os morcegos podem ter deixado lá. Retire as fezes, umedecendo-as antes. Isto é importante para que os esporos de fungos que eventualmente estiverem presentes nas fezes, não fiquem em suspensão no ar e você os aspire. Utilize botas, luvas grossas e máscara contra gases.
Não há nenhum veneno para matar morcegos, mas existem bons repelentes de morcegos.
11/03/2008 15:33
De: Ereni Silva
IP: 189.19.88.75

Re: FEZES DE MORCEGO

Gostaria de saber como são as fezes do morcego (fotos) se possível, pois desconfio que eles estão no forro de casa. Pois caem fezes pelas frestas . Só não sei se é rato ou morcego.
31/07/2008 19:43
De: veruska tatiana de paula schramm
IP: 201.24.187.190

Re: FEZES DE MORCEGO

por favor se tiverem uma foto das fezes do morcego me envie pois caem do teto de minha casa algo e imagino q seja isto, e oque posso fazer para elimina -los,desde já agradeço.
01/05/2009 22:20
De: thiago garcia rosa
IP: 189.102.107.13

Re: FEZES DE MORCEGO

Esta semana tive contato com fezes de morcegos. acabei caindo em cima das fezes e sujando minha perna, tenho medo pois tenho alguns machucados nos pés. queria saber se devo me preocupar ou não tem nada de mais.
Att: Thiago Rosa
21/08/2008 23:54
De: JUNIOR DO VAMPIRICIDA DRACUN (juniordracun@hotmail.com)
IP: 189.11.205.221

Acabar com morcegos/matar morcegos/onde comprar o dracun vampiricida? WWW.QUEBARATO.COM.BR

Olá gente!! vão lá no site www.quebarato.com e digita o nome DRACUN, pronto!!! vcs vão encontrar todas as informações para conseguir o mais novo e realmente eficiente produto para MATAR morcegos, pois não é repelente [cravo e canela],nem é eletronico, é veneno mesmo!!! mata e seca, transforma morcego em múmias. Aliás, múmias não urinam, não fazem barulho e principalmente [no popular], cagam nas nossas cabeças... Pra os que defendem morcegos fora da vida selvagen e usam o ibama como bandeira, tem fotos lá tbm de desmorceguização com o dracun nos forros do proprio ibama, não é crime!!, existe uma lei recente [normativa ibama 141] autorizando mata-los em áreas urbanas, o dracun foi usado lá [dentro da lei!!] CHEGA DE SOFRER!!!! agora tem solução.abço/junior
03/02/2011 02:32
De: Gabriel Veloso (Insectopos) (gabrielveloso31@gmail.com)
IP: 189.49.213.96

Ajudar um morcego caido

Tem um morcego aqui em casa que apareceu caido no canto da parede de cabeça pra baixo, no começo acreditou-se que ele estava só dormindo. Como ele estava perto do portão da minha casa, e como passa criança por la, teve que remover o morcego de la. Colocou ele num canto para que depois fosse embora tranqüilamente, só que esta de-noite e o morcego não saiu de la. Ele não esta morto. Parece fraco ou cansado pq ele mexe muito pouco. Ele me parece ser do tipo que come frutos não sei ao certo. As características dele são: a cara dele parece com de uma raposinha e pequeno +/- do tamanho de um dedo pelo de cor cinza. Eu quero saber se tem alguma coisa que eu possa fazer para ajuda-lo.
Obrigado Gabriel.
Seu IP: 3.235.60.144 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)