A GEOGRAFIA SOCIAL NOS MOSTRA OS ACONTECIMENTOS,OS FATOS,E A CULTURA DO NOSSO POVO EM TODA REGIÃO DO NORDESTE.

22/08/2005 08:49
De: Jorge Celso da Cruz (jccruz1@terra.com.br)
IP: 200.158.34.209-

Comidas típicas

Preciso fazer um trabalho sobre comidas típicas da região Norte do Brasil, e necessito de uma ajuda de vocês. Por favor, o trabalho é para hoje e se possível mande-me uma resposta.
Grato. Jorge...
09/09/2009 13:59
De: rafaella (fafafilizzola@gmail.com)
IP: 189.59.129.69

Re: Extrativismo praticodo na regiao norte.

Extrativismo no norte
Extrativismo vegetal
Essa atividade, que já foi a mais expressiva da região Norte, perdeu importância econômica nos últimos anos. Atualmente a madeira é o principal produto extrativo da região, a produção se concentra nos estados do Pará, Amazonas e Rondônia. A borracha já não representa a base econômica da região, como foi no século XX, apesar de ainda estar sendo produzida no estados: Amazonas, Acre e Rondônia. Como consequência do avanço das áreas destinadas a agropecuária, tem ocorrido uma grande redução das áreas dos seringais.
Extrativismo animal
O extrativismo animal, representado pela caça e pesca, também é praticado na região. Possuindo uma fauna extremamente rica, a Amazônia oferece grande variedade de peixes — destacando-se o tucunaré, o tambaqui e o pirarucu —, bem como tartarugas e um sem-número de outras espécies. O produto dessa atividade, geralmente, vem completar a alimentação do habitante do Norte, juntando-se em sua mesa ao arroz, à abóbora, ao feijão, ao milho, à banana etc.
Extrativismo mineral
O extrativismo mineral baseia-se na prospecção e extração de minerais metálicos, como ouro, na serra pelada, diamantes, alumínio, estanho, ferro em grande escala na serra dos Carajás, estado do Pará e manganês e níquel, noroeste do Pará, encontra-se a mineração Rio do Norte (bauxita), na serra do Navio, estado do Amapá; e extração de minerais fósseis, como o petróleo e o gás natural do campo de Urucu, no estado do Amazonas, no município de Coari, o que o tornam o terceiro maior produtor de petróleo do Brasil. No distrito de Bom Futuro, em Ariquemes - RO encontra-se a maior mina de cassiterita a céu aberto do mundo; em Espigão D'Oeste - RO, encontra-se uma mina de diamantes propriedade dos índios Cinta Larga.
Seu IP: 54.92.173.9 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)