A Ciência dos Fractais apresenta estruturas geométricas de grande complexidade e beleza infinita, ligadas às formas da natureza, ao desenvolvimento da vida e à própria compreensão do universo. Suas imagens são objetos abstratos que possuem o caráter de onipresença por terem as características do todo infinitamente multiplicadas dentro de cada parte.

Tags: matematica arte fractal caos
20/01/2004 23:02
De: Noemi
IP: 200.222.220.208-

Re: Re: Inicial

Oi Mayumi!
Obrigada pela gentileza em me responder a pergunta que fiz.
A respeito dos fractais, estes eu sei que dentro de sua complexidade, há repetições infinitas da forma inicial. Isso ao meu ver é até poético e filosófico,pois quando a gente vê as estrelas, fotos do universo, texturas de objetos diversos da natureza e fotos de tecidos humanos, das estruturas celulares. Todas se parecem em algum momento.
O que eu não entendo é a relação dos fractais de auto-repetição e a afirmação dos sistemas caóticos de nunca se repetirem. Pelo que li, os fractais são a representação mais precisa dos sistemas caóticos.
Existe o estranho atrator que pontua ou atrai o movimento para si, e, pelo que entendi, é o que faz tal movimento repetir ou ficar mais próximo do seu início. Aí, se repete, então, o caos se repete?
Talvez por não saber bem matemática e estar lendo a teoria de fora, sem esmiuçar sua estrutura isso me seja difícil de entender. Para ter clareza de dizer, isso se repete, mas tal coisa não, por isso fazemos tal afirmação, pq isso acontece assim também nos fractais.
Ah, adoraria que vc me desse indicações de leitura.
Valeu!
Noemi
04/01/2004 09:56
De: mayumi
IP: 200.202.4.112-

Re: Re: Re: Monografia fractais

 Oi Laercio!!Que bacana o curso que vc faz!!Bem que eu queria ter conhecimento em todas essas coisas: química, física, matemática...claro, tenho uma noção, mas não sei né?!rs...então, acho que o que é interessante para vc, especificamente de fractais é um livro de Benoît Mandelbrot...desculpe-me esqueci o nome agora...tb tem os livros:
 Anton & Rorres. Álgebra linear com aplicações, Bookman, Porto Alegre, 2002(vc vai ter uma noção de fractais)
 Brandão, Leônidas de Oliveira.Algorítmos e fractais com programas de GD.In:Revista do professor de matemática, 49, 2002
 Costa, Maria Cecília& Carvalho, Silva.Padrões numéricos e sequenciais,
Ed. Moderna, 2 Edição, São Paulo:1997
 Então, tem uma outra revisa de Educação Matemática, ano 8, n8, 2003
 Esses que eu recomendei aí em cima, são bem estruturados para professores, aula...agora, tem alguma coisa mais complexa como ao livro do Mandelbrot que eu citei tb... tem alguns artigos que peguei na net...se vc quiser, eu te mando...desculpe-me caso não seja exatamente o que vc procura...se precisar de mais uma ajuda, pode falar...os sites depois eu te mando, ok???
       Boa sorte!!
            Mayumi
26/01/2004 13:00
De: Mayumi
IP: 201.0.98.86-

Re: Teoria do Caos

 Oi Jaime.....tudo bem??Gostaria de te ajudar da forma que posso...gostaria de esclarecer que sou uma amante disso tudo...se sei, sei o mínimo, e se esse mínimo te interessar...
 Bom, posso lhe indicar uma bibliografia (que está em uma de minhas msg), com livros, e sites...interessa??A sua pesquisa vai bem de encontro com minha monografia...filosofia , ciências e arte...
 Vou mandar para vc, pode deixar...não sou nenhuma especialista...mas como o Laercio disse, estamos aqui para trocar informações e ganhá-las tb!!Pode contar conosco...
     Mayumi
21/09/2006 22:33
De: JOSÉ ABELARDO FAÇANHA WENCESLAU
IP: 201.9.58.20

Re: Aprendendo Matemática com Cabri-Géomètre II (Volumes I e II)

Gostaria de saber se este livro abrange os conteúdos de geometria espacial( tetraedros, áreas, e volumes de figuras geométricas) além de figuras como os poliedros.
Cada livro tem quantas páginas? Você pode parcelar este valor? Em quantas vezes?
Sou professor de ensino médio e gostaria de adquiri-lo.
Para o seguinte endereço: Fortaleza- Ceará
24/11/2003 01:05
De: Sérgio Salles
IP: 200.210.23.13-

Re: Fractais

olá, estou fazendo faculdade de matemática e gosrtria de receber imagens de fractais e se possível algum texto que comenta sobre o assunto.obrigado
Seu IP: 54.173.214.227 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)