A Ciência dos Fractais apresenta estruturas geométricas de grande complexidade e beleza infinita, ligadas às formas da natureza, ao desenvolvimento da vida e à própria compreensão do universo. Suas imagens são objetos abstratos que possuem o caráter de onipresença por terem as características do todo infinitamente multiplicadas dentro de cada parte.

Tags: matematica arte fractal caos
04/02/2004 15:52
De: mayumi
IP: 201.0.98.100-

Re: Re: Re: Fractais aplicados à sistemas biológicos

 Oi Odi!!Tudo bem??Eu diria que sou limitada tb, mas posso tentar te ajudar...vc disse em fotos de satélite, eu já vi fotos de satélite, são bem legais mesmo.Bom, vc já viu aquele exemplo clássico da costa( marítma)??Onde existe um padrão à medida que nos aproximamos da imagem??É isso que vc diz??Sobre interpretar padrão de modo automatizado,tenho medo em negar essa afirmação, mas podemos tentar resolver esse problema juntos...vou pensar para poder responder com mais precisão...quanto ao Pantanal, não tenho dúvidas de que seja interessante!!O cerrado eu conheço bem!!A região centro-oeste de São Paulo tem uma grande reseva de cerrado...vc pode estudar a rugosidade com os fractais, não pode???Por exemplo, a casca das árvores desse tipo de vegetação...
É bem difícil mesmo...desculpe-me se não consegui te ajudar, tb tenho um monte de perguntas na minha cabeça...rs
 Mayumi
20/11/2003 12:17
De: mayumi
IP: 200.202.4.67-

Música fractal-Gingerbread

 Oi pessoal...sou eu novamente!!É que gostaria muito de saber sobre música fractal...alguém pode me ajudar?Estou querendo puxar o programa Gingerbread para produzir minhas próprias músicas...no entanto acho que não será compatível com meu PC...alguém pode me dar uma sugestão?
 Obrigada.
   Claudia Mayumi
27/01/2004 14:06
De: mayumi
IP: 200.161.228.106-

Re: Re: Re: Conceitos e definições

 OI Bresslau!!Tudo bem??Entendi o que quis dizer...desculpe-me tb!!Tb tenho medo de induzir ao erro como vc diz, mas gosto sempre de afirmar que é necessário entender que não sou especialista..rs!!Vc entende né??O negócio é compartilhar...juntos, podemos fazer desse fórum uma troca-ajuda...bem, pelo menos é dessa forma que encaro...gostaria tb de dizer que visitei bastante sua página...suas imagens eram bem legais...gostaria muito que vc me ajudasse a compreender, aliás, a todos nós , um pouquinho desse mundo, que acredito ser uma "paixão coletiva".
 Espero vê-lo sempre nesse fórum!!
 Até,
     Mayumi
20/01/2004 23:02
De: Noemi
IP: 200.222.220.208-

Re: Re: Inicial

Oi Mayumi!
Obrigada pela gentileza em me responder a pergunta que fiz.
A respeito dos fractais, estes eu sei que dentro de sua complexidade, há repetições infinitas da forma inicial. Isso ao meu ver é até poético e filosófico,pois quando a gente vê as estrelas, fotos do universo, texturas de objetos diversos da natureza e fotos de tecidos humanos, das estruturas celulares. Todas se parecem em algum momento.
O que eu não entendo é a relação dos fractais de auto-repetição e a afirmação dos sistemas caóticos de nunca se repetirem. Pelo que li, os fractais são a representação mais precisa dos sistemas caóticos.
Existe o estranho atrator que pontua ou atrai o movimento para si, e, pelo que entendi, é o que faz tal movimento repetir ou ficar mais próximo do seu início. Aí, se repete, então, o caos se repete?
Talvez por não saber bem matemática e estar lendo a teoria de fora, sem esmiuçar sua estrutura isso me seja difícil de entender. Para ter clareza de dizer, isso se repete, mas tal coisa não, por isso fazemos tal afirmação, pq isso acontece assim também nos fractais.
Ah, adoraria que vc me desse indicações de leitura.
Valeu!
Noemi
24/11/2003 06:36
De: Mayumi
IP: 200.202.4.116-

Re: Re: Fractais

 Oi!!Que legal que vc tá fazendo facul de matemática!!Bom Thiago,vou tentar mandar algumas imagens de fractais para vc...para quando vc precisa?Outra coisa:gostaria de recomendar o uso de um programa chamado ultrafractal(disponível na net),onde vc pode criar imagens fractais(se não me engano as fórmulas estão lá tb),estou fazendo uma animação com ele para meu trabalho de graduação.Mas vc quer algum fractal específico tipo Conjunto de Júlia,Mandelbrot,Sierpinski?ah!!Sobre material,agora não tenho os sites que consultei,mas tem um aqui que eu imprimi e achei interessante:www.albertomesquita.net/am/fractais/fractais1.htm(chama-se:Fractais-a linguagem do caos).Tem tb www.fractal-vibes.com e www.fractovia.org(esses não me lembro direito o conteúdo)
  Caso lembre de outros eu te mando...em sites vc encontra tb imagens interessantes!!
  Bom,se eu puder ajudar mais é só falar!
                            Claudia Mayumi
15/12/2003 22:25
De: mayumi
IP: 200.202.4.79-

Re: Re: Re: Re: Re: Fractais

  Oi Joselmar!!Bom, tenho um pouco de vergonha de falar , pois não sou phd no assunto, mas acho que um exemplo fácil é o triângulo de Sierpinski(pessoal, dá uma ajudinha aí, ou me corrijam por favor).Então, o negócio é o seguinte: se vc tiver um triângulo com x sendo o tamanho de cada um de  seus 3 lados, vc poderá construir um triângulo que tenha suas dimensões reduzidas a x/3...e assim por diante...não sei se fui muito clara...existem alguns sites que falam mais detalhadamente...lembrei de um exemplo da natureza: a samambaia , o brócolis, são exemplos de uma estrutura fractal, pois as partes são o todo entende?Vixe...desculpa se compliquei ou disse algo errado...galera, dá uma força aí!!Vou ver se tenho os sites e vou responder a outra pergunta do fórum, se vc quiser dar uma olhada lá...
Desculpa qualquer coisa...
               Mayumi
14/12/2003 08:36
De: mayumi
IP: 200.202.4.80-

Re: Re: Re: Re: Fractais

 Oi!!Olha só...meu trabalho final de graduação foi uma animação de fractais...pretendo colocá-la na net, se vc quiser, quando eu colocar, vc pode dar uma olhada!!
 Até,
       Mayumi
21/02/2003 04:31
De: Gito
IP: 196.3.103.22

Re: Fractais

Alo Eva.
Espero estar respondendo a sua pergunta desta vez.
Nao sei se quer uma explicacao de como se fazem fractais ou se quer saber o que sao. Em todo o caso, tente o link http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm14/sierpinsky.htm
que lhe da algumas imagens dos fractais mais famosos e uma breve explicacao sobre eles. Se quiser mais imagens, tente este outro link http://www.renascimento.com.br/galeria.htm
Sempre e' bom dizer que se quiser saber mais sobre o assunto, conhecer numeros complexos torna-se essencial.
Um abraco.
Seu IP: 3.234.244.105 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)