A Ciência dos Fractais apresenta estruturas geométricas de grande complexidade e beleza infinita, ligadas às formas da natureza, ao desenvolvimento da vida e à própria compreensão do universo. Suas imagens são objetos abstratos que possuem o caráter de onipresença por terem as características do todo infinitamente multiplicadas dentro de cada parte.

Tags: matematica arte fractal caos
02/12/2003 12:16
De: Thiago Prudêncio
IP: 164.41.12.15-

Caos Quântico

Mayumi,
Já ouviu falar sobre caos quântico? Esta é uma área da física ainda em desenvolvimento. O problema é que no domínio quântico o conceito clássico de trajetória já não tem o mesmo sentido. Por conseguinte, há a necessidade de uma definição precisa de caos, e isto ainda está sendo estabelecido. A teoria de sistemas dinâmicos caóticos tem de abarcar a teoria de equações diferenciais estocásticas, que é o palco onde se evidenciam as equações de Focker-Planck, que descrevem processos dissipativos e não-markovianos. Estas equações tem um papel rico na descrição de fenômenos estocásticos como o movimento browniano normal e anômalo. No domínio quântico, a equação mais geral é a equação de von Neumann, a equação de Schrödinger é um caso particular dela. Ao que parece,não tenho muita certeza, a equação de von Neumann é um tipo de equação de Focker-Planck.
Existem muitos conceitos novos na física moderna. Imagine as imagens fractais que podem surgir por exemplo de um movimento browniano anômalo quântico? O movimento browniano anômalo já foi quantizado, ou seja, descrito matematicamente no domínio quântico, em um artigo publicado na Physics Letters A, no começo de 2003, pelo físico A.O.Bolivar.O aspecto geométrico desse tipo de movimento, todavia, não está bem claro e nem a interpretação da equação.
Até breve.
Thiago Prudêncio.
09/08/2004 00:01
De: Thiago Prudêncio
IP: 200.175.224.33-

Re: Fractais em tudo, ate mesmo em joias

De fato, a ciência dos fractais tem sido amplamente aplicada. Desde Mandelbrot, seu pai, essa ciência tem crescido bastante, agora a fundamentação matemática está também mais solidificada, embora muitos objetos com estruturas fractais não possam ser tratados matemáticamente com as definições atuais de dimensão de Haussdorff e suas generalizações. O auxílio da computação faz grande diferença. Creio que na modelagem de jóias, bem como em artes plásticas, a utilização de fractais decorra das estruturas auto-similares e simétricas que estão presentes em muitos deles. Nem toda estrutura fractal é auto-similar, auto-similaridade está relacionada matematicamente com operações de homotetia e contração, que podem ser aplicadas sucessivamente criando objetos de natureza fractal auto-similar. O que confere fractalidade a um objeto(aqui estou me referindo a um conjunto como objeto), como é bem sabido, é a existência de dimensão fracionária. A simetria decorrente de alguns fractais também é uma grande motivação estética, por outro lado, fractais sem simetria talvez não atriam muito os joalheiros, talvez os artistas plásticos, mas atraem muito os cientistas, é o caso do movimento browniano de uma partícula suficientemente pequena num colóide, a trajetória possui estrutura fractal.
Thiago Prudêncio.
13/12/2003 21:19
De: CARMEM MACIEL
IP: 200.199.37.155-

Re: Re: Re: Fractais

Gostaria... adoraria tadas as imagens que poder me enviar.
Tenho desenvolvido um ótmo trabalho em encáustica com as imagens que capturo com a ajuda de vocês.
Feliz natal e desde já agradêço.
Carmen maciel
05/11/2007 12:17
De: Dartagnan
IP: 200.252.60.199

Re: Re: D'ARTAGNAN STRADOLINI

Olá Aloma, tudo bem!
por um acaso entrei nesta página agora e ví uma mensagem sua, fiqui intrigado se por acaso poderia existir outro D'Artagnan Stradolini. É uma mensagem antiga, mas espero que respondas. Um abraço.
01/07/2007 16:21
De: Adoniram (adoniramsoledade@hotmail.com)
IP: 201.4.28.197

Re: Google

Coloque meu endereço errado no orkut como faço para consertar, não consigo receber a mensagem de confirmação  do Google
27/01/2004 14:06
De: mayumi
IP: 200.161.228.106-

Re: Re: Re: Conceitos e definições

 OI Bresslau!!Tudo bem??Entendi o que quis dizer...desculpe-me tb!!Tb tenho medo de induzir ao erro como vc diz, mas gosto sempre de afirmar que é necessário entender que não sou especialista..rs!!Vc entende né??O negócio é compartilhar...juntos, podemos fazer desse fórum uma troca-ajuda...bem, pelo menos é dessa forma que encaro...gostaria tb de dizer que visitei bastante sua página...suas imagens eram bem legais...gostaria muito que vc me ajudasse a compreender, aliás, a todos nós , um pouquinho desse mundo, que acredito ser uma "paixão coletiva".
 Espero vê-lo sempre nesse fórum!!
 Até,
     Mayumi
21/05/2006 15:28
De: Fredy Coelho Rodrigues
IP: 200.222.243.216-

Re: Fractais, a face Matemática

Ola amigo... tudo bem? to querendo estudar as propriedades da dimensão de hausdorff... bom... no momento tenho dificuldades... estou no 6 periodo do curso... vc tem algo q possa me enviar? demsontração dessas propriedades?
Seu IP: 35.172.223.251 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)