A Ciência dos Fractais apresenta estruturas geométricas de grande complexidade e beleza infinita, ligadas às formas da natureza, ao desenvolvimento da vida e à própria compreensão do universo. Suas imagens são objetos abstratos que possuem o caráter de onipresença por terem as características do todo infinitamente multiplicadas dentro de cada parte.

Tags: matematica arte fractal caos
02/12/2003 20:52
De: Mayumi
IP: 200.202.4.64-

Re: Caos Quântico

 Oi Thiago!!Nossa, que interessante isso que vc falou!!Fiquei curiosa quanto a isso...vou tentar achar este artigo para lê-lo!Estudo física quântica, e a única vez que vi a união das duas teorias foi com Ilya Prigogine(estou certa?).
 Tudo isso é muito legal!!E Holografia, vc estuda?Claro, eu não tenho tanta base científica, mas adoro ler esse tipo de coisa!!É tão estranho ver o mundo a nossa volta e pensar em termos clássicos, determinísticos...o pequeno é muuuito mais interessante...por isso gosto da nanotecnologia...se pudesse, e tivesse mais acesso a isso...tenho algum material sobre as coisas que falei acima, como por exemplo Paradigma Holográfico...o que vc acha sobre tudo isso?
 Bom, agradeço pelas novas informações...
  E se tiver mais coisas, me escreva!!
               Mayumi
28/04/2004 10:32
De: laerciojus@hotmail.com
IP: 200.216.173.24-

Re: Re: Fractais


 Nilda gostaria mais de saber sobre mosaico, nunca vi fractal deste tipo, mais dá pra colocar no mosaico um fractal, mas vai perder algumas de suas características como a complexidade infinita...
  Peque figuras na net e veja se pode colocá-las no mosaico...
   Laércio
26/11/2003 07:55
De: mayumi
IP: 200.202.4.89-

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Fractais

 Salut Thiago!!Nossa,muito bacana seu interesse por isso...vou ver se encontro esses livros para eu poder dar uma olhadinha tb...eu não faço nenhum curso de exatas,mas adoro aprender mais sobre isso!!Além de sistemas caóticos,fractais,tenho um interesse específico em física quântica...e daí minha curiosidade vai para as artes,a filosofia..enfim,tudo isso é muuuuito legal!Se vc tiver intresse em filosofia,existem filósofos contemporâneos que utilizam o caos,os fractais(etc...tudo que vc pode imaginar,pois é um pensamento múltiplo),são Gilles Deleuze e Félix Guattari...eu adoro lê-los...
 Ah!!Tb comecei a fazer o curso de francês (mas não terminei) para ler os originais(a maioria em francês)...
 Bom,vamos trocando informaçãoes então...pode ser né?
                                            Mayumi
03/02/2004 08:29
De: Bresslau
IP: 200.155.2.233-

Google

Quem visitar hoje http://www.google.com/ terá uma bela surpresa.
Eles modificaram o logo deles usando como tema os fractais, principalmente imagens dos conjuntos Mandelbrot e Julia. Nada muito novo, nada muito diferente, mas de bom gosto e curioso.
Quem clicar no logo é transferido por uma página de busca de imagens com muitas imagens fractais.
Bom dia a todos,
Bresslau
19/01/2003 10:43
De: RONALDO LIMA
IP: 200.151.220.249

FRACTAIS NA SA-DE-AULA

OLÁ,
ESTOU FAZENDO UM TRABALHO CIETÍFICO SOBRE "A GEOMETRIA DOS FRACTAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA". DESDE JÁ FICAREI ETERNAMENTE GRATO PELA CONTRIBUIÇÃO INTELECTUAL DE UM AMIGO. OBRIGADO.
15/12/2003 22:25
De: mayumi
IP: 200.202.4.79-

Re: Re: Re: Re: Re: Fractais

  Oi Joselmar!!Bom, tenho um pouco de vergonha de falar , pois não sou phd no assunto, mas acho que um exemplo fácil é o triângulo de Sierpinski(pessoal, dá uma ajudinha aí, ou me corrijam por favor).Então, o negócio é o seguinte: se vc tiver um triângulo com x sendo o tamanho de cada um de  seus 3 lados, vc poderá construir um triângulo que tenha suas dimensões reduzidas a x/3...e assim por diante...não sei se fui muito clara...existem alguns sites que falam mais detalhadamente...lembrei de um exemplo da natureza: a samambaia , o brócolis, são exemplos de uma estrutura fractal, pois as partes são o todo entende?Vixe...desculpa se compliquei ou disse algo errado...galera, dá uma força aí!!Vou ver se tenho os sites e vou responder a outra pergunta do fórum, se vc quiser dar uma olhada lá...
Desculpa qualquer coisa...
               Mayumi
31/12/2003 01:08
De: joselmar
IP: 200.187.8.65-

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Fractais

Oi!!!
Feliz ano novo MAYUMI
Acho tambem que não me expressei bem.
Vejamos porque necessito saber fractais:
estou numa pesquisa sobre contaminação em solos por liquidos.
posso obter parametros de temperatura,granulometria,vazão , viscosidade, etc. a pluma de contaminação no tempo é um elipsoide de revolução.a cada iteração obtemos um novo elipsoide e assim sussecivamente.
como posso obter uma "equação fractal" para o desenvolvimento da pluma e mudando os parametros variar a "equação fractal" com esses parametros poderia variar os possiveis, aumentar ou diminuir e assim perseguir a resolução da equação de navier-stokes( sonho)
01/07/2007 16:21
De: Adoniram (adoniramsoledade@hotmail.com)
IP: 201.4.28.197

Re: Google

Coloque meu endereço errado no orkut como faço para consertar, não consigo receber a mensagem de confirmação  do Google
09/08/2003 04:09
De: bresslau
IP: 200.100.35.3

Re: Re: Fractais

Por definição, imagens fractais necessitam de um método de algoritmos para serem feitas. E fica muito complicado e pouco interessante fazer isso manualmente. Não digo que seja impossível, mas tá quase lá. Por issso usa-se o computador. E não se parte de uma imagem pronta para a geração de fractais.
Vc pode aplicar um filtro matemático baseado em teoria fractal na imagem, mas aí já é outra história.
21/01/2004 08:06
De: Bresslau
IP: 200.155.2.233-

Conceitos e definições

Ei, galera, é bom ver esse fórum acordar e se desenvolver.
Agora peço que me perdoem por ser o chato de plantão, mas gostaria de chamar a atenção para o fato de que os assuntos discutidos (característica fractal, caos e estranhos atratores) têm definições muito claras e exatas.
Não é algo que se possa definir empiricamente. Senão se comete o erro de se basear o conhecimento teórico em conceitos falsos ou obscuros.
Dêem uma chegada às suas bibliotecas, há uma porção de livros que tratam do assunto. E as bibliotecas, para o assunto fractais, ainda têm mais e mais corretas informações do que a internet.
Saudações,
www.fractal.art.br (velhinho, mas tá lá).
29/03/2006 18:20
De: wesley
IP: 201.22.66.20-

Re: Fractais naturais, dimensão fractal aplicada no estudo de fenômenos naturais.

Prezado(a) Senho(a)
Sou aluno do colegio objetivo de Maringa da oitava serie.Solicito sua atençâo para a realizaçâo de um evento q acontecera no dia 03 de junho 2006:IX Feira do conhecimento.
O assunto do meu trabalho sera "Fenomenos da naturais".Portanto qualquer ajuda sobre tal tema será bem vindo para o desenvolvimento dessa exposiçâo.
                               desdeja agradeço sua coloboração
                                   Wesley
26/01/2004 13:07
De: Mayumi
IP: 201.0.98.86-

Re: Conceitos e definições

 Oi Bresslau!!Tudo bem??
 Bom, gostaria de esclarecer que estamos aqui para tentar ajudar apenas,...conheço a teoria, li os livros estou formada e minha monografia foi sobre fractais...mas estamos apenas ajudando...desculpe-me por, talvez esse mínimo que sei não seja o suficiente...mas a questão é ajudar apenas...ah, por sinal vi seu site e ele foi colocado na minha bibliografia...desculpe se te parece um pouco rude, mas não é essa intensão..só gostaria de esclarecer, e pedir para que vc nos ajudasse, caso cometamos algum erro, além de pedir desculpas por algo...
            Mayumi
Seu IP: 54.144.55.253 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)