A Ciência dos Fractais apresenta estruturas geométricas de grande complexidade e beleza infinita, ligadas às formas da natureza, ao desenvolvimento da vida e à própria compreensão do universo. Suas imagens são objetos abstratos que possuem o caráter de onipresença por terem as características do todo infinitamente multiplicadas dentro de cada parte.

Tags: matematica arte fractal caos
08/12/2002 16:46
De: Kátia
IP: 200.148.15.46

Re: Re: Re: Ajuda

Gostaria de saber quais são as justificativas que você propõe para a introdução desse assunto no currículo. Eu também estou desenvolvendo um trabalho como o seu
09/08/2004 00:31
De: Thiago Prudêncio
IP: 200.175.224.33-

Previsões

Embora a teoria do caos não seja uma teoria determinística, no sentido canônico do termo, podemos ser capazes de prever comportamentos e verificar padrões, tendo em vista probabilidades. Primeiro, temos um modelo, seja ele de economia ou de qualquer outra área com processos aleatórios, esse modelo é sustentado matematicamente por um sistema de equações diferenciais, que podem ser estocásticas, para incluir variações de parâmetros com o tempo, o que é preciso em economia. Prever padrões na evolução de sistemas dinâmicos é identificar onde estão as bacias de atração, os atratores e os repulsores, o caos está ali quando o sistema se vê atraído por um atrator fractal, atrator estranho, e o surgimento deste liga-se às condições iniciais e às flutuações estocásticas do sistema. Mas conhecendo qualitativamente os regimes em que o sistema atua, podemos entender também qualitativamente como o sistema evolui, podemos encontrar os regimes de estabilidade, se existirem. Sabendo quando ocorre caos em um sistema, podemos também estar aptos a enxergar a evolução do sistema num outro regime, e consequentemente fazer previsões, probabilisticamente, enfatizemos.
15/01/2004 18:31
De: Laércio Silva (laerciojus@hotmail.com)
IP: 201.4.238.246-

Re: Re: Re: Re: Monografia fractais

 Valeu, mais uma vez Mayumi...
 Eu achei legal você ter gostado do meu curso da UEMA, também faço outro só que na UFMA, direito. Sei que aparentemente não tem nada a ver, mas só a princípio...
 Eu, com certeza, quero os artigos que pegaste na net. Qualquer ajuda é bem vinda e a sua esta sendo muito proveitosa...
 mandarei outro e-mail meu: matherjus@bol.com.br
                            (mather - mtm e jus - direito)
          Desde já agradeço,
                           Laércio S. da Silva
 
21/12/2003 18:02
De: mayumi
IP: 200.202.4.85-

Re: Re:

 Oi Bya!!Que legal que vc é artista plástica!!Adoro artes!!E ler Fritjof Capra é muito legal!!Li alguns livros dele tb!!!A teia da vida eu ainda não li, mas me interesso por lê-lo...bom, para vc fazer imagens, é meio complicado, pois ao importar imagens para outro programa como o Paint, sai uma msg na imagem, então, no caso do Ultrafractal vc vai ter que tentar outros métodos para conseguir a imagem(no caso de vc não querer pagar 49 dólares para ter a autorização).De programas de PC, eu sei do Ultrafractal, Fractint(que nunca consegui puxar), bem, não me lembro de outros no momento...de músca fractal, existem muitos músicos trabalhando com isso...um caso é Paul Copland...vou te mandar os endereços depois, pois não sei onde anotei..desculpa...mas se vc procurar por fractal music, vc acha fácil, mas é muito difícil conseguir o programa....estou tentando, mas não consigo...aliás, existem muuuuitos programas para gerar esse tipo de música...te disse né, minha monografia foi justamente isso!
 Então, logo, logo, te dou um toque...
                                Mayumi
15/12/2003 09:35
De: mayumi
IP: 200.202.4.62-

Re: Re: Onde comprar ultrafractal?

 Oi Bya, então...vc pode pegar o ultrafractal na net de graça, mas só poderá utilizá-lo por 1 mês...existem outros programas para vc fazer fractais...sabe, meu trabalho final de graduação foi uma animação fractal...sobre música fractal, te mando uns sites que eu achei uns programas para fazer música fractal...mas infelizmente não consegui puxar nenhum...mas pode deixar que eu te mando...ok?
 Até,
       Mayumi
22/01/2006 11:38
De: Lânder Lúcio Silva
IP: 200.214.140.147-

Fractais

Gostaria de aprofundar mais no tema Fractais, receber e-mails sobre o assunto que também e tema de minha monografia para o curso de Licenciatura em Matemática (UEMG) meu e-mail é lansil21@bol.com.br.
24/07/2004 01:52
De: LîKA
IP: 200.232.190.151-

Re: Fractais- Trocas

Me formei em desenho industrial, faz um ano, e tb tive a oportunidade de estudar o tema. Realmente um tema bastante amplo e cheio de possibilidades. Cheguei a perceber que o fractal não eh apenas uma questão formal. Tudo eh fractal, a existência. Os pensamentos as relações. Ciclos dentro de outros ciclos. Uma espiral que contem inumeros outros. Vida morte vida morte.
Curto muito de filosofia e tb gosto de viver. Tenho um conhecimento poético do fractal e, até hoje naum troquei muitas idéias com o pessoal deste grupo. Acreditem, gostaria muito de saber como cada um de vcs vivênciam nas suas vidas, estudos, pesquisa, existência fractal. Nesse sentido eu gostaria muito de aprender com vocês.
Um abraço
29/06/2003 21:08
De: Luciana Assis (lpassis@hotmail.com)
IP: 200.151.52.89

Re: Re: Sistemas dinamicos

Paulo,
estou trabalhando em um projeto de iniciação científica a respeito de redes neurais hopfield. Gostaria de poder trocar informações com você.
Por favor entre em contato se estiver interessado.
Atenciosamente,
Luciana Assis
05/11/2007 12:17
De: Dartagnan
IP: 200.252.60.199

Re: Re: D'ARTAGNAN STRADOLINI

Olá Aloma, tudo bem!
por um acaso entrei nesta página agora e ví uma mensagem sua, fiqui intrigado se por acaso poderia existir outro D'Artagnan Stradolini. É uma mensagem antiga, mas espero que respondas. Um abraço.
Seu IP: 3.239.129.91 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)