A Ciência dos Fractais apresenta estruturas geométricas de grande complexidade e beleza infinita, ligadas às formas da natureza, ao desenvolvimento da vida e à própria compreensão do universo. Suas imagens são objetos abstratos que possuem o caráter de onipresença por terem as características do todo infinitamente multiplicadas dentro de cada parte.

Tags: matematica arte fractal caos
09/02/2004 10:22
De: mayumi
IP: 201.0.98.198-

Para todos!!

 Oi pessoas do Fórum!!!!Estou muito contente por termos físicos, matemáticos, biólogos, engenheiros e arquitetos neste fórum...claro, não posso me esquecer dos artistas!!Essa diversidade é o próprio fractal, perceberam??Temos uma certa "repetição" que nunca é a mesma...mas sempre falamos sobre a mesma coisa, Um todo fragmentário e caótico!!Por isso a importância de se estudar a Teoria do Caos, como disse o Laércio!!Outro exemplo bem famoso sobre os efeitos do Caos na natureza: "se uma borboleta bater as asas na Ásia, pode acarretar em um mudança climática na Europa ou não"...isso é bem interessante, pois um comportamento anômalo pode acarretar na mudança do todo.....não é maravilhoso??E como lidar com esse "efeito-borboleta" e tal, sem cairmos num padrão, padronizar quero dizer...sobre os estudos do Odi e da Eloisa, acho que é bem legal ver essas coisas(acho que estou sendo até redundante, pois vcs devem saber...hehhehe),o Laécio tb, eu sei que tá estudando isso...é isso aí...tb estou aprendendo!!Vamos continuar a estudar e trocar informações...vixe, tô devendo uma bibliografia para a Noemi....desculpa Noemi...tô meio sem tempo para procurar, mas vou tentar, ok...eu já mandei essa bibliografia, mas não sei em que msg...
Bom, a luta continua!!rs
               Mayumi
05/11/2007 12:17
De: Dartagnan
IP: 200.252.60.199

Re: Re: D'ARTAGNAN STRADOLINI

Olá Aloma, tudo bem!
por um acaso entrei nesta página agora e ví uma mensagem sua, fiqui intrigado se por acaso poderia existir outro D'Artagnan Stradolini. É uma mensagem antiga, mas espero que respondas. Um abraço.
24/11/2003 09:08
De: Thiago Prudêncio
IP: 164.41.10.29-

Re: Re: Re: Fractais

Mayumi, não faço faculdade de Matemática. Apesar disso, aprecio muito a matemática, e venho tentando aprender cada vez mais sobre ela. A teoria dos fractais também me fascina muito, porque tem, além do aspecto matemático, algo próprio das artes plásticas. Tenho interesse em aprender Topologia, Análise, Geometria Diferencial, Teoria de Grupos, e muitos outros ramos da matemática que de certa forma estão relacionados entre si, e encontram alguma relação também com a teoria dos fractais.
Estudo Física na Universidade de Brasília. Atualmente, estou estudadando a teoria dos sistemas dinâmicos caóticos, como parte de meu projeto de bolsa de iniciação científica. Esses sistemas apresentam "estruturas" chamadas  atratores estranhos, um dos motivos deste nome é que eles apresentam  dimensão fractal.
Tenho muito o que aprender sobre essas coisas, e estou disposto a aprender. Se tiver algo sobre fractais, ou qualquer coisa correlata, não hesite em enviar.    
 
Até breve.
Thiago Prudêncio.  
25/11/2003 18:56
De: Thiago Prudêncio (thprudencio@yahoo.com.br)
IP: 164.41.10.29-

Re: Re: Re: Re: Re: Fractais

Oi Mayumi, é claro que podemos trocar idéias.Aliás, este foi um dos motivos pelos quais me propus participar deste forum. Já li dois livros do Ilya Prigogine, "Entre o tempo e a eternidade", "O Fim das Certezas", sua visão da natureza me agrada bastante. Pretendo ler "A nova Aliança", e "As leis do caos". Na biblioteca que frequento esses livros estão no idioma original em que foram escritos, o francês. Eu ainda estou aprendendo esse idioma, e pretendo ler os originais em breve.  
Estou estudadando as equações de Lotka-Volterra em sua forma discreta. Na forma contínua, o sistema de equações Lotka-Volterra pode apresentar comportamento caótico para dimensão maior ou igual a 3. Na forma discreta, o comportamento caótico aparece até para sistemas unidimensionais. Essas equações foram originalmente concebidas com o intuito de modelar um comportamento aproximado para uma teia alimentar. Assim, essas equações descrevem sistemas presa-predador, interações intra-específicas e extra-específicas.
Há também a equação logística. Esta equação não apresenta, na sua forma discreta apresenta um comportamento bastante interessante. É certamente uma das equações mais simples, senão a mais simples, em que ocorre caos.
Robert May, em seu artigo "Simple Mathematical Models with very complicated dynamics", pubicado na revista Nature em 1976, mostra como se comporta o "mapa logístico", como é chamada a equação logística em sua forma discreta, e outras equações recursivas. Lá ele aborda conceitos interessantes como bifurcação, caos, pontos fixos, etc.
Vale a pena dar uma olhadinha!!!
Até breve.
Thiago Prudêncio.
14/08/2003 08:32
De: andré (sorcery.mestre@bol.com.br)
IP: 200.245.34.131

Re: Re: Teoria do Caos

Obrigado Willy,quanto ao assunto sobre fractais ou séries fibonacce irei verificar, lembro-me que li um artigo interessante sobre este assunto tentarei conseguir este doc. ou a fonte que foi gerado e te envio,...]
Por enquanto obrigado!!!!!!!
19/11/2003 13:48
De: mayumi
IP: 200.202.4.106-

Re: Re: Música fractal

  Oi professor Jorge(devo chamá-lo assim?)...obrigada pela informação do seu site...a animação dos fractais foram feitas pelo geometricks?Ainda não tive acesso a ele...eu gostaria de utilizar o ultra fractal...mas como estou iniciando ,não sei se consigo fazer com que o fractal se desenvolva como mostrado em seu site!!Gostaria que a animação tivesse um caráter caótico,com um tipo de "efeito borboleta"...feita pelo usuário...mas não estou conseguindo fazer tais iterações...rs
 Quanto a música,vc(?) tem idéia de um programa para criá-la?
 Muito obrigada,
        Mayumi
30/01/2004 10:30
De: mayumi
IP: 201.0.98.122-

Re: Fractais-fotografia

 Oi Natalia!!Eu tb não fiz exatas nem nada relacionado...mas entendi sua proposta!!Bom, posso lhe mandar uns sites e livros...tenho que mandar para mais pessoas, então vou escrever uma msg com o título: sugestões ou livros(ainda não sei), ok?Daí todo mundo pode ter acesso... queria saber, se vc não se importa, vc faz DI?Fotografia é bem interessate, mas vc não poderia fazer com outro tipo de suporte, apesar que eu não sei o que vc quer fazer, se quiser podemos discutir sobre o assunto...gosto de fotografia!Se vc não se importar...?Bom, então eu mando , ok?
 Até,
     Mayumi
09/08/2003 04:09
De: bresslau
IP: 200.100.35.3

Re: Re: Fractais

Por definição, imagens fractais necessitam de um método de algoritmos para serem feitas. E fica muito complicado e pouco interessante fazer isso manualmente. Não digo que seja impossível, mas tá quase lá. Por issso usa-se o computador. E não se parte de uma imagem pronta para a geração de fractais.
Vc pode aplicar um filtro matemático baseado em teoria fractal na imagem, mas aí já é outra história.
21/12/2003 17:48
De: mayumi
IP: 200.202.4.85-

Re: Monografia fractais

 Oi Laercio!Tudo certo?
 Bom, minha monografia foi tb, sobre fractais e caos...eu tenho um material...se vc quiser eu dou algumas dicas de livros, artigos, etc.Que curso vc faz?Só para saber, pois daí dá para "direcionar" melhor...ok?
 Mayumi
16/04/2003 17:06
De: Eduardo
IP: 200.223.200.36

Re: Teoria do Caos

Gostaria de saber onde tem um bom programa de mestrado em teoria de caos na área financeira, para que eu possa entrar em contato no ano de 2004, pois concluirei o curso de física bacharelado neste ano.
Desde já, agradeço a colaboração
Eduardo
01/03/2004 19:56
De: mayumi
IP: 200.153.152.45-

Re: Cadê vocês?

 Oi Laécio!!Tudo bem??Bom, eu não tinha mandado mais msgs pq não estava recebendo mais e-mails!!Acho que minha caixa tava meio lotada!Mas sempre vou dar uma olhadinha!!
 Até,
   Mayumi
Seu IP: 52.91.185.49 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)