Criar forum gratis
"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens." (Fernando Pessoa, em "O Eu Profundo")
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]
Mensagem

Verdadeiro

De Fernando Antonio em pessoa em 02/12/2003 10:58:10 a partir de 200.207.55.229
Caro Fernando Morais
É interessante um Fernando Morais que ama Fernando Antonio de Nogueira Pessoa e que dialoga com Fernando Antonio em pessoa que não tem nogueiras.
Aqui em Campinas temos o prazer de termos um psiquiatra, escritor, que foi pastor evangélico e que é amante de Fernando Pessoa: Rubem Alves.
Em suas palestras ele sempre explora o lado psicológico e a profundidade filosófica de suas poesias, citando amiúde Santo Agostinho.
Sinto-me feliz de tê-lo aqui entre nós, teus conhecimentos irão nos enriquecer. A maioria de nós é diletante sedento de mais conhecimento.
O que é depressivo é escreverem 5 vezes num texto de 4 linhas a mesma palavra que desconheço: "depresivo". Que pelo menos passem o corretor ortográfico.
A beleza da arte está na capacidade de expressar o seu processo mental, de tal forma que provoque no leitor outros processos mentais. Amo Pessoa por ele não ser idílico como tantos outros. Não sou contra o ser igual, mas adoro explorar outras abordagens, outras plagas, novos horizontes, ilhas desconhecidas, nem que tenha que me arriscar em mares revoltos, nem que tenha que ser minha carne e minha alma a lenha dessa fogueira.
PALAVRAS DE PÓRTICO
Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: "Navegar é preciso; viver não é preciso”.
Quero para mim o espírito desta frase, transformada a forma para a casar com o que eu sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar.
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a minha alma a lenha desse fogo.
Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso. Cada vez mais ponho na essência anímica do meu sangue o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade.
Fernando Antonio

Em resposta a:

0 Melancolico ou depresivo? Depressivo! (Fernando de Moraes Gebra fmmoraes@terra.com.br - 01/12/2003 23:28:00)
Prezado Fernando, Durante o longo caminho alquímico traçado pelo Poeta, "Tudo o que fora amor ou vida / Atrás de mim o deixei"(Na sombra do Monte Abiegno). Dessa forma, as paixões materiais que levam o ser humano a emoções fortes foram deixadas de lado tanto em relação à vida como à obra do poeta....(ver)

Respostas:

Verdadeiro (Fernando de Moraes Gebra fmmoraes@terra.com.br - 02/12/2003 23:26:57)
Prezado Fernando Antonio, Que bom que minhas simples palavras ganharam terreno fértil na sua alma. De fato, você tem toda razão quando se lamenta de erros expressos neste Fórum, bem como de certos rótulos usados por algumas pessoas quando querem falar de Pessoa. Devo dizer que não concordo com ab...(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2019 -   http://www.insite.com.br