Criar forum gratis
"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens." (Fernando Pessoa, em "O Eu Profundo")
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]
Mensagem

0 Melancolico ou depresivo? Depressivo!

De Fernando de Moraes Gebra (fmmoraes@terra.com.br) em 01/12/2003 23:28:00 a partir de 200.177.51.34-
Prezado Fernando,
Durante o longo caminho alquímico traçado pelo Poeta, "Tudo o que fora amor ou vida / Atrás de mim o deixei"(Na sombra do Monte Abiegno). Dessa forma, as paixões materiais que levam o ser humano a emoções fortes foram deixadas de lado tanto em relação à vida como à obra do poeta.
As emoções eram praticamente relegadas aos mortais ("E assim nas calhas de roda / Gira a entreter a razão / Esse comboio de corda / Que se chama o coração). As emoções são controladas pela razão, por isso os poemas de Pessoa apresentam elocubrações filosóficas, centradas no conceito poundiano da logopéia (textos com ênfase no conceito), juntamente com imagens simbólicas e ritmos.
Fernando Pessoa, como gênio que foi na Arte, não amava um corpo, mas a alma. Em muitas de suas cartas, o Poeta lamentava a falta de amigos que pudessem entender sua literatura e sua espiritualidade. Seu isolamento fez com quem buscasse a plenitude (que nós, humanos, buscamos em coisas banais) na transcendência, pelo mergulho nas ciências ocultas.
Quanto à melancolia e à depressão, tratam-se de enfermidades orgânicas vistas naquela época como loucura. Vale lembrar que os poetas da Revista Orpheu eram tratados como loucos. No entanto, hoje se sabe que tais enfermidades são causadas pelo contato indivíduo-sociedade. E Fernando Pessoa vivia numa Lisboa de início de Século XX, com poucas opções de cultura e com mentalidade pequeno-burguesa. O Poeta se via tolhido e se recolhia para seu próprio mundo interior.
O assunto Pessoa é muito complexo, valem horas de conversa. Eu acho que valerá a minha vida toda. Já fiz um "voto de castidade"para estudá-lo sempre. E a cada dia descubro aspectos interessantíssimos.
Escreva sempre que quiser, Fernando, aguardo novos contatos seus, bem como dos demais integrantes do Fórum.
Até mais
Fernando de Moraes Gebra
(Professor de Literaturas de Língua Portuguesa em Londrina-PR)

Em resposta a:

0 Melancolico ou depresivo? Depressivo! (Fernando - 01/12/2003 10:29:21)
"Melancólico ou depressivo Ola amigos Algumas pessoas acham Fernando Pessoa um depressivo lírico, mas eu prefiro dizer que ele transmite essa melancolia depressiva, porque vê o amor de uma forma genérica sem corpo, somente alma. O que voces acham? " ...(ver)

Respostas:

Verdadeiro (Fernando Antonio em pessoa - 02/12/2003 10:58:10)
Caro Fernando Morais É interessante um Fernando Morais que ama Fernando Antonio de Nogueira Pessoa e que dialoga com Fernando Antonio em pessoa que não tem nogueiras. Aqui em Campinas temos o prazer de termos um psiquiatra, escritor, que foi pastor evangélico e que é amante de Fernando Pessoa: Rubem...(ver)
0 Melancolico ou depresivo? Depressivo! (Ramiro Conceição Nascimento - 02/12/2003 23:10:25)
Só complentando o que o Prof Fernando disse, por favor, amigos (deste forum) leiam o livro "Signos em Rotação" de Otávio Paz...(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2019 -   http://www.insite.com.br