Criar forum gratis
"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens." (Fernando Pessoa, em "O Eu Profundo")
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]
Mensagem

E o amor???

De Fernando em 26/11/2003 10:22:31 a partir de 200.207.55.229
A beleza de Fernando Pessoa não está na sua alegria ou tristeza e sim na força de expressão.
O se principal Heterônimo, Álvaro de Campos, engenheiro naval, de pensamento lógico e filosófico, explora essa emoção: a dor; a duvida; o medo; o tédio; a desesperança; o inexorável; o mistério da existência do universo; a solidão e outras dores reais existentes no peito de pessoas reais que só conseguem sentir através do pensamento.
Voce está certo na sua colocação: "porque não simplesmente rir com o amor que nos cerca e não vê-lo como carga? Assim talvez fosse melhor suportar a nossa dor “. Mas Fernando Pessoa não pretende consertar o mundo, ele somente é um poeta e como poeta ela dá vazão a esses sentimentos, e muitos que sentem esse tipo de dor irão sentir-se aconchegados ao saber que outros também sentem isso.
Eu, Fernando em pessoa, gosto de Fernando Pessoa justamente por ele cantar a dor, não me sinto mais sozinho, vejo objetivada minha subjetividade e assim consigo trabalha-las, resolve-las, supera-las ou mesmo conviver amigavelmente com essa dor que não é só minha. E assim é com muitos, não com todos.
Outra forma de ver: usar a dor como forma de sentir-se vivo. Isso é somente para quem foi amaldiçoado com um pensamento de CORTEX, que é tão intenso que não permite que a pessoa simplesmente viva, ela está constantemente vendo-se viver; vendo-se sentir; ela pensa o pensamento, ela pensa o sentimento; ela não só vive, mas inevitavelmente está questionando tudo, questiona até o questionamento. Isso gera um angustia, mas também potencializa as sensações, gerando uma lucidez que beira as raias da loucura. Leia o Fausto.
A Tabacaria é uma ficção sintética onde mostra o EU poético se dilacerando em duvidas, questionamentos, em grandes sentimentos humanos, enquanto o Esteves, o dono da tabacaria, simplesmente sorri.
Se voce se deprime ao ler Álvaro de Campos e gosta de Fernando Pessoa, leia somente Alberto Caieiro, por isso que ele criou tantos heterônimos, ele mesmo sabia que havia varias formas de viver e sentir, todas elas reais e verdadeiras.
"Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol,
Ambos existem, cada um como é. “F.P.
Campinas, 26/11/2003.
Fernando

Em resposta a:

E o amor??? ( - 25/11/2003 11:21:11)
Em que se explica o interesse em exautar a dor?? em cantá-la em versos, temos nós um pouco de masoquismo, inerente ao nosso querer?? porque não simplesmente rir com o amor que nos cerca e não vê-lo como carga? Assim talvez fosse melhor suportar a nossa dor. Admiro Fernando Pessoa e sua capacidade de...(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2019 -   http://www.insite.com.br