Criar forum gratis
"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens." (Fernando Pessoa, em "O Eu Profundo")
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]
Mensagem

Orpheu em poucas linhas!

De Fernando de Moraes Gebra (fmmoraes@terra.com.br) em 18/11/2003 02:48:43 a partir de 200.221.184.197-
Prezado Ricardo,

Em poucas linhas, a Orpheu é uma revista publicada em 1915. É considerada marco do Modernismo Português, por propor uma arte que se voltasse para questões estéticas ligadas às vanguardas européias, uma arte que projetasse Portugal na dimensão da Europa. Vale lembrar que a arte lusitana daquela época era marcada ainda por traços românticos, realistas, simbolistas e saudosistas. Os artistas da Orpheu propunham divulgar uma obra irreverente que chocasse a burguesia. Além disso, os artistas órficos, influenciados pelo simbolismo francês, pretendiam estabelecer relações entre esoterismo e poesia. Foi exatamente sobre esse tema (poesia-esoterismo) que dissertei no meu trabalho de Mestrado na Universidade Estadual de Londrina.
Outro detalhe importante sobre a Orpheu: foram apenas dois exemplares, um terceiro ficou engavetado pois o financiador da revista, o pai do poeta Mário de Sá-Carneiro, não pôde mais arcar com as despesas. Sá-Carneiro se suicida em Paris em abril de 1916, e o projeto finda. Houve outras tentativas de resgate do projeto da Orpheu, no entanto, não com o mesmo entusiasmo do grupo. Essas revistas são "ilhas" no contexto da Geração de Orpheu. São as seguintes revistas as mais significativas desse período: Portugal Futurista (1917), Contemporânea (1922), Athena (1924). Fernando Pessoa participou de todas elas, seja como colaborador, seja como mentor intelectual ou diretor.
Creio que disse o que você queria saber. São poucas linhas. Vou enviar minha Dissertação para algumas pessoas deste Fórum (não agora, pois ainda preciso que a Biblioteca da UEL me devolva o trabalho catalogado). Se lhe interessar, os dois primeiros capítulos são sobre a Revista Orpheu.
Se você quiser maiores esclarecimentos sobre o projeto modernista da Orpheu, fique à vontade para me escrever.
Livros com capítulos sobre Orpheu:
Fernando Pessoa.Vida, personalidade e gênio. Autor: António Quadros
Fernando Pessoa. O espelho e a esfinge. Autor: Massaud Moisés (só o primeiro capítulo)
Cartas de Fernando Pessoa (as escritas entre 1915 e 1916). Veja pela Editora Companhia das Letras

Saudações órficas
Fernando de Moraes Gebra

Em resposta a:

Por favor, leiam... (Ricardo frossas@portugalmail.pt - 17/11/2003 10:44:10)
sei que isto nada tem a ver com o que tu disses te mas tenho de saber rapidamente, se me podias ajudar sobre um assunto. gostaria muito que me explicasse o que e o ORPHEU, de Fernando Pessoa. e que eu tenho de apresentar este trabalho na 5 e ainda nao sei nada, dizer cenas sobre isso. fazes esse fav...(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2019 -   http://www.insite.com.br