Criar forum gratis
"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens." (Fernando Pessoa, em "O Eu Profundo")
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]
Mensagem

O esoterismo em Pessoa

De Gabriel (dhante@bol.com.br) em 07/09/2003 01:05:51 a partir de 200.173.178.168
Eu concordo. Limitar o entendimento da obra pessoniana a UMA ÚNICA fase de sua vida ortônima seria o mesmo que esquecer mais de três quartos de sua produção poética (também cito Caeiro com sua "há metafísica o bastante em não pensar em nada").
Que Pessoa tenha tido realmente uma forte ligação com estudos esotéricos diversos, é uma coisa... mas alegar que todo o seu universo poético (incluindo até seres extremamente ateístas como Álvaro de Campos e Alberto Caeiro) é relativizar demais as coisas.
Se há uma coisa que a (magnífica, seja ela qual for) obra pessoniana passa é que a consciência individual simplesmente não tem sentido, algo completamente oposto às idéias esotéricas (pelo menos as mais famosas...). O uso do esoterismo durante a sua vida se deve a dois fatores: busca de caminhos diversos de autoconhecimento e (aquele que realmente importa) sentido metafórico para o fazer poético.
Sem querer causar nenhum tipo de furor, obrigado pela atenção e até logo.

Em resposta a:

O esoterismo em Pessoa (Silvia Moreira silviacmoreira@hotmail.com - 31/07/2003 22:17:18)
Caro David Eu também quero "deitar umas centelhas para a fogueira"Em primeiro lugar eu não concordo com você,Para entender poética não é necessariamente obrigatório saber de esoterismo, seja ele em Pessoa ou em outras pessoas.Fernando Pessoa é como o enigma da esfinge que questionou Édipo- d...(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2019 -   http://www.insite.com.br