Criar forum gratis
"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens." (Fernando Pessoa, em "O Eu Profundo")
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]
Mensagem

Pessoa

De Fernando em 21/08/2003 15:03:25 a partir de 200.207.55.229-200.207.55.229
Bom tarde Cristina
Nao sou psicologo nem psiquiatra, sou somente um estatistico amante da obra de Fernando Pessoa, meu irmao em alma porem, atrevo-me a fazer um analise superficial, tao profunda quanto meu conhecimento pode me levar, sobre a personalidade do nooso mestre.
Inicialmente diria que esquizofrenico ela nao é, e algum psiquiatra de plantao poderia elaborar um bom atestado de sanidade mental.
Diaria tranquilamente que Pessoa possui uma personalidade complexa,nao dificil de entender, trabalhosa de escrever pois nao bastaria algumas linhas nem algumas paginas. Existe bons artigos que procuram explorar os varios aspectos de sua personalidade.
Observo que o que escrevo é simplesmente comentarios lançados aos ventos internéticos e nenhoma opinião conclusiva. "Pelamor" de deus!
Fernando Pessoa tem um QI muito alto, atestado pelas otimas notas registradas nos boletins da escola do curso basico, cursados na Africa do Sul.
Seus primeiros versos foram escritos com somente sete anos para a sua mae. O que mostra um grande apego que tornar-se-ia, talvez, "meio neuroticos" no final da vida, visto que ele nao se casou, nao teve filhos e pelo que se consta, teve somente uma namorada, Ofélia, que ele a deixou alegando que "Alvaro de Campos" estava se metendo no namoro.
Nao podemos esquecer que ele ficou orfão de pai com somente 6 anos e que sua mae casou-se por procuracao logo em seguida.
Os varios heteronimos tem uma funcao "marquetera", funcao didatica e por que nao de fragmentacao da personalidade?
Normal Pessoa nao é, e que bom. Se ele fosse normal ele nao teria feito uma obra tao grande e bela, e eu nao teria onte me apoiar para me sentir humano e natural.
Pessoa intelectualizou a dor, a paixao, o medo e a ele proprio. Crio um caminho para quem vem atras.
Neurotico sim! mas quem nao é?
Louco, sim, louco. Porque quis
grandeza qual a sorte nao dá.
Bao coube em mim minha certeza.
Por isso, no areal está
Nao a alma que houve mas somente a que nao há.
Minha loucura? outros que a tomem
Com que que nela ia.
Sem a loucura o que é o homem?
Mas que besta sadia
Cadaver adiado que procria. (Dão Sebastiao, o Louco - FP)
Mil vezes louco com Pessoa
Do que normal como Jorge W. Bucha.
Fica dificil, principalmente para mim,
querer difinir a loucura.
Eu amo os loucos como os Pessoas, como os esquisofrenicos, como os internados nos hospicios, como os "ligeiras" nas ruas,
Sim, louco, mas para voce!
Voce já foi apaixonada? Voce nunca fez loucuras? Me faz feliz dizer isso nesse forum. Gostaria que Pessoa me ouvisse: Obrigado Fernando, por existires me fizeste real!
Quem é mais louco? Aquele que tem muitas personalidades ou aquele que nao tem nenhuma?
Quem é mais feliz? Aquele que sobe no alto da montanha e de lá de cima cai, se estatelando no chao ou aquele que nunca saiu da saia de sua mae?
Pergunta eu me faço: E agora? Bheetoven morreu bebado; Mozart morreu bebado; Fernando Pessoa morreu bebado, terei eu direito de morrer bebado tambem? Nao! vou existir!, E-XIS-TIR! ouviram?
Tenho saudades do meu irmao,
pois sao pedaço de alma,
arremeçado à terra,
Com saudades pávida da pátria. (fausto)


Em resposta a:

Pessoa (cristina - 21/08/2003 10:24:30)
Olá! Meu nome é Cristina,moro em Brasília, estou cursando o 5º semestre de letras, no 4º conheci Pessoa,quando participei da inauguração da Sociededa Literária,na faculdade Mechelangelo, e pude escolher Pessoa como meu patrono, fiquei encantada com seus textos, nem todos, mas a maioria. Um fato que...(ver)

Respostas:

Pessoa (berkeley - 23/08/2003 22:27:02)
caso o organizador do site kiser conversar comigo , gostaria mtu ...pois sou amante da obra de Pessoa..... abraço...(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2019 -   http://www.insite.com.br