Criar forum gratis
"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens." (Fernando Pessoa, em "O Eu Profundo")
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]
Mensagem

Saramago e Pessoa

De Silvia Moreira (silviacmoreira@hotmail.com) em 04/08/2003 22:15:31 a partir de 200.223.26.33
Cris, belo discurso o Saramago fez para o Fernando Pessoa. Perguntar se Portugal o merecia eu considero uma bobagem.F.Pessoa vai além disso, além de qualquer fronteira. Por ter tido a lucidez de saber-se, Pessoa foi mais real do que o comum das pessoas, que não querem nem questionar as falsas identidades que lhes permitem parecer reais. Cris, se Portugal ocupa uma posição, hoje, semiperiférica no sistema mundial, imagine!!. O Boaventura Santos diz que, é a fronteira que confere á cultura portuguesa, por outro lado, um enorme cosmopolitismo e que durante séculos, a cultura portuguesa sentiu-se num centro apenas porque tinha uma periferia (as colônias(. Hoje, sente-se na periferia apenas porque lhe é imposto ou recomendado um centro (a Europa(. Num texto de 1923. Fernando Pessoa definia melhor o arquétipo cultural da fronteira do que eu o poderia jamais fazer: "O povo português é essencialmente cosmopolita. Nunca um verdadeiro português foi português, foi sempre tudo. Ora ser tudo em um individuo é ser tudo, ser tudo em uma coletividade é cada um dos individuos não ser nada " Querida Cris, eu não sou a pessoa mais indicada para pensar Saramago, visto que não tenho muita simpatia por ele, o distanciamento estético, aqui, eu mando para o espaço. Abraços. Até breve. Silvia.

Em resposta a:

Saramago e Pessoa (Cris - 22/07/2003 01:49:03)
Vamos trocar idéias?!!! Leiam, é ótimo: As Máscaras que se Olham Naquele jazigo do cemitério dos Prazeres, onde durante cinquenta anos os restos de Fernando Pessoa foram esquecidos (agora os transportaram para o Mosteiro dos Jerónimos e acomodaram em arca nova, perante uma plateia fúnebre de ministr...(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2019 -   http://www.insite.com.br