Criar forum gratis
"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens." (Fernando Pessoa, em "O Eu Profundo")
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]
Mensagem

O esoterismo em Pessoa

De Silvia Moreira (silviacmoreira@hotmail.com) em 31/07/2003 22:17:18 a partir de 200.223.26.33
Caro David
Eu também quero "deitar umas centelhas para a fogueira"Em primeiro lugar eu não concordo com você,Para entender poética não é necessariamente obrigatório saber de esoterismo, seja ele em Pessoa ou em outras pessoas.Fernando Pessoa é como o enigma da esfinge que questionou Édipo- decifra-me ou eu te devoro - decifrar Fernando Pessoa ? Seremos todos devorados? talvez, pela própria tentativa de desvendar o enigma.
O esoterismo de Pessoa merece uma longa e laboriosa discussão que excederia em muito os limites do Fórum, você concorda, ou não ?Aqui nós nos dedicamos ,assim ,de maneira quase exclusiva às poesias, ou seja o legado literário de F.Pessoa. Sabemos que , Pessoa, foi sem dúvida um perserverante estudioso das ciencias ocultas,Importa perguntar se Pessoa não escolheria tomar para si os Graus da Iniciação da Ordem Interior por acreditar que a poesia é, no fundo, uma iniciação, e a sua prática é uma boa preparação´para atingir a morada dos deuses ? Você pode me responder ou não? As centelhas da fogueira estão deitadas, espero que elas se levantem! Até a próxima labareda, Davi. Até lá. Silvia.

Em resposta a:

O esoterismo em Pessoa (David Mendonça dbarcelos@tugamail.com - 31/07/2003 11:33:36)
Caros admiradores da obra Pessoana,quero tão-só "deitar umas centelhas para a fogueira" e deixar o meu comentário sobre o esoterismo em Pessoa. Em primeiro lugar,estou convicto de que é impossível,senão qua-se impossível apreender e/ou assimilar a obra poética descurando ou não dando a devida e just...(ver)

Respostas:

O esoterismo em Pessoa (Gabriel dhante@bol.com.br - 07/09/2003 01:05:51)
Eu concordo. Limitar o entendimento da obra pessoniana a UMA ÚNICA fase de sua vida ortônima seria o mesmo que esquecer mais de três quartos de sua produção poética (também cito Caeiro com sua "há metafísica o bastante em não pensar em nada"). Que Pessoa tenha tido realmente uma forte ligação com es...(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2019 -   http://www.insite.com.br