Criar forum gratis
"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens." (Fernando Pessoa, em "O Eu Profundo")
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]
Mensagem

Ode Triunfal

De Fernando em 31/07/2003 13:02:19 a partir de 200.207.55.229-200.207.55.229
Cara Silvia
Tenho um carinho muito especial pela Ode Triunfal. Pela força das sua ideias e pelo seu lirismo. Pelo amor declarado pela modernidade e ao mesmo tempo um amor ironico e debochado.
Alvaro de Campos trata a cidade, cidade moderna, e principalmente o maquinismo como uma selva. Ele trata a civilizacao como parte da natureza. Ele nao é humano a cima da natureza, ele é supra-humano a cima da tudo: predios e avenidas e fabricas e lampadas sao tao naturais quanto um termiteiro, uma colonia de jacares, um formiqueiro ou uma colmeia.
Existe ironia em tudo isso, ele sabe o quanto feio é isso tudo. A propria comparacao da civilizacao moderna com a natureza é a grande piada.
"Eu podia morrer triturado por um motor
Com o sentimento de deliciosa entrega duma mulher possuída.
Atirem-me para dentro das fornalhas!
Metam-me debaixo dos comboios!
Espanquem-me a bordo de navios!
Masoquismo através de maquinismos!
Sadismo de não sei quê moderno e eu e barulho!
Up-lá hô jockey que ganhaste o Derby,
Morder entre dentes o teu cap de duas cores!
(Ser tão alto que não pudesse entrar por nenhuma porta!
Ah, olhar é em mim uma perversão sexual!)
A palavra chave aqui é "SADISMO". Gostar disso tudo é ser sádico.
Proposta: Que tal nos encontramos em algum ponto de desse mundo para declamarmos essa ODE? regada o conhaque e abissinto e dobrada a modo do porto, dessa vez, quente.
Fernando

Em resposta a:

Ode Triunfal (Silvia Moreira silviacmoreira@hotmail.com - 30/07/2003 22:50:03)
Fernando Ode Triunfal é , verdadeiramente, apologia desencantada da civilizaão urbana do século XX, onde o homem se tornou apenas mais uma peça da engrenagem. Alvaro! o poeta da modernidade, com todas as suas implicações, desde a apologia das máquinas até a fúria demolidora. Em v...(ver)

Respostas:

Ode Triunfal (Silvia Moreira silviacmoreira@hotmail.com - 31/07/2003 21:07:30)
Caro amigo Fernando! eu pensei exatamente nisto., declamarmos esta Ode, hum...!. regada a conhaque? não! eu gosto de Champanhe ou Vinho, só um pouquinho para realçar as falas " Que importa tudo isto, mas que importa tudo isto / Ao fúlgido e rubro ruido contemporanêo, ?Ao ruido cruel e delicioso d...(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2019 -   http://www.insite.com.br