Criar forum gratis
"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens." (Fernando Pessoa, em "O Eu Profundo")
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]
Mensagem

Analise

De Paula em 02/07/2003 02:34:51 a partir de 200.152.2.38
Querida Sílvia!
Digo e repito - como é maravilhoso podermos contar com você neste fórum!!!
Se gostaria de analisar "Poema em Linha Reta"? É o que mais almejo há tempos. Entrei no Fórum por ele e para ele! Aguardei anciosa este momento chegar!!! Vamos ou não vamos analisá-lo? Por mim, agora mesmo!!!
Uma última observação sobre a discussão em pauta que parece já estar ao fim.
"Ideal" não seria ao meu ver a palavra exata para definir o que penso sobre a criação heteronímia de FP. Creio que o fato de escrever sob óticas de outrem abrange muitos tópicos, inclusive o da própria "despersonalização". Julgo, talvez erroneamente devido minha imaturidade neste âmbito, que Pessoa vivia seus personagens no íntimo da alma, dando-lhes vidas irreais na própria realidade. Realidade esta retratada em poesias, mas cada qual punha-se diante dele em momento oportuno e jazia-se posteriormente quando novas emoções dele tomavam conta. Não se faz "ideal", mas "casual". Não parece-me "querer ser" mas sim "o é". Elo contínuo entre sensações específicas e cada um dos heterônimos. Como um personagem que faz do mesmo artista vilão e mocinho, herói e covarde, amante e amargo - depende da história atual em que esteja vivendo/interpretando.
Grande abraço.
Paula

Em resposta a:

Analise (Silvia Moreira silviacmoreira@hotmail.com - 02/07/2003 01:15:05)
Paula !Claro que a "duplicidad" está contida em outras frases. Mas eu delimitei o assunto a ser analisado nos 4 versos bem representativos - é uma questão de método, senão ficamos perdidos nas malhas da rede do "mascaramento" do Fernando Pessoa. Criar heterônimos seria o ideal para ele? Você q...(ver)

Respostas:

Analise (Silvia M silviacmoreiar@hotmail.com - 18/07/2003 21:57:29)
Querida Paula Penso que os comentários sobre Poema em Linha Recta não acontecerão.Para mim o poema reflete essa aguda consciência de que o "eu" só se corporifica no poema sob a espécie "outro"A emoção ou sentimento que pulsa no texto é de perplexidade diante da realidade "fingida" do outro que ...(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2019 -   http://www.insite.com.br