Criar forum gratis
"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens." (Fernando Pessoa, em "O Eu Profundo")
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]
Mensagem

Analise

De SilviaMoreira (silviacmoreira@hotmail.com) em 01/07/2003 23:55:08 a partir de 200.223.26.33
Paula,
Alguns analistas advertem que a complexidade de Fernando Pessoa começa e termina no jogo espetacular dos heterônimos. E tal jogo envolve não só os poemas como também sua obra em prosa, em curso de publicação....Múltiplo jogo de espelhos,de que participa tudo quanto lhe brotava da pena, ou da memória, em concurso, envolve um diálogo polifônico, de mil e uma vozes.......Afirmam também : Perda de tempo seria procurar uma lógica cartesiana exclusiva no recesso da obra pessoana, mas seria a um só tempo fácil localizá-la, lado a lado com o seu contrário, com o encadear de outras "lógicas" ou "não lógicas", na fronteira do absurdo ou de insuperável rarefação.Ser e não ser se digladiam o tempo todo, como se uma espécie de irracionalidade lúcida, diabólica, dissolventemente lúcida, etc.Paula, eu concordo com suas análises e discordo também do nosso amigo Fernando sobre o Marketing Pessoal que Fernando Pessoa fez, penso que foi força de expressão, não foi Fernando? Eu me lembre, agora, de Edipo Rei e o enigma da esfinge "Decifra-me ou eu te devoro" - penso que só se realiza o processo heteronímico com a perda total da identidade. e foi o que aconteceu com o criador Pessoa(s), que, sendo a um tempo todos eles e nehum deles,não passa de um auto-retrato sem rosto. Fantástico ! Fantástico. Até breve, Fernando Pessoa nos une.Silvia.

Em resposta a:

Analise (Paula - 01/07/2003 00:52:17)
Oi Sílvia! 2ªdespersonalização??? Creio que nítida em "o dominó que vesti era errado." Para mim, Álvaro de Campos é a parte de Pessoa que "grita", que "reluta". Há em Tabacaria algo de desgosto, de relutância contra um caminho que ele seguiu empurrado pelos seus próprios pés mas na engrenagem de um ...(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2019 -   http://www.insite.com.br