Criar forum gratis
"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens." (Fernando Pessoa, em "O Eu Profundo")
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]
Mensagem

Analise

De Paula em 01/07/2003 01:55:08 a partir de 200.152.2.38
Sílvia,
Esta questão de "duplicidade", como em o termo "máscara", não estaria também contida em outras frases? Tais como:"Porque é possível viver a verdade de tudo isso sem fazer nada disso" / "Com o mistério das coisas por baixo das pedras e dos seres" ...... A interface entre seu próprio esteriótipo e também o dos outros é uma constante.
Acabei de reler o poema e inclusive encontrei uma passagem que argumenta sobre o que eu disse a respeito de segmentação mental / cada qual com a peculiaridade que lhe convém: "Ser o que penso? Mas penso tanta coisa! E há tantos que pensam a mesma coisa que não pode haver tantos! Gênio? Neste momento Cem mil cérebros se concebem em sono gênios como eu, E a história não marcará, quem sabe?, nem um"
Não seria uma passagem vinculada justamente ao fato dele tetr criado seus heterônimos? Não há uma ligação entre "cem mil cérebro se concebem em sono gênios como eu" e a utilização de heteronímia para desvincular tantos pensamentos contraditórios vindos de uma só cabeça pensante? Um único homem escrevendo sobre rios, flores, amores... para logo em seguida satirizar, maldizer, blasfemar?????? Certamente há em Pessoa um temor pela "loucura" - passagem também cidata em Tabacaria. Tanto da sociedade para com ele quanto dele para ele mesmo. Criar heterônimos, salientando estes feitos de "gênio", não seria o ideal para ele??????
Bem, acho que já fiz perguntas demais por hoje!!!
Aguardo suas respostas.
Com carinho,da amiga,
Paula.

Em resposta a:

Analise (SilviaMoreira silviacmoreira@hotmail.com - 30/06/2003 22:06:24)
Caro amigo Fernando Eu continuo achando que a duplicidade da "mascara" é a grande incógnita que tortura nosso Álvaro de Campos, e há referencia a ela em Dactilografia observe a quinta estrofe "Temos todos duas vidas;/A verdadeira, que é a que sonhamos na infância,/E que continuamos sonhando,, adult...(ver)

Respostas:

Analise (Silvia Moreira silviacmoreira@hotmail.com - 02/07/2003 01:15:05)
Paula !Claro que a "duplicidad" está contida em outras frases. Mas eu delimitei o assunto a ser analisado nos 4 versos bem representativos - é uma questão de método, senão ficamos perdidos nas malhas da rede do "mascaramento" do Fernando Pessoa. Criar heterônimos seria o ideal para ele? Você q...(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2019 -   http://www.insite.com.br