Criar forum gratis
"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens." (Fernando Pessoa, em "O Eu Profundo")
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]
Mensagem

Analise

De SilviaMoreira (silviacmoreira@hotmail.com) em 30/06/2003 22:06:24 a partir de 200.223.26.33
Caro amigo Fernando
Eu continuo achando que a duplicidade da "mascara" é a grande incógnita que tortura nosso Álvaro de Campos, e há referencia a ela em Dactilografia
observe a quinta estrofe "Temos todos duas vidas;/A verdadeira, que é a que sonhamos na infância,/E que continuamos sonhando,, adultos num substrato de névoa.,/ A falsa, que é a que vivemos em convivência com outros,/Que é a prática, a útil,/Aquela em que acabam por nos meter no caixão" Notas o horror de Campos á vida pequeno-burguesa de todos os dias..E,ainda,a mitificação da infância.....Concordas ou não? Nos versos de Tabacaria, tenho em vista a despersonalização etc... São dois momentos; 1. a máscara está "pegada a cara", ou seja, colada, dificil de arrancar; e a 2 ?

Em resposta a:

Analise (Fernando - 29/06/2003 21:51:02)
Querida Silva Depois de ter-me chamado de querido Fernando, o minimo que pude fazer foi retribuir-lhe o carinho. Só conheco o nordeste de livros,e televisao, teve ser belissimo conhecer a gente de lá e seu mode de viver. O Enio fui um babaca que entrou fazendo arruaca mas que gerou discusoes agrada...(ver)

Respostas:

Analise (Fernando - 30/06/2003 22:32:56)
Na Tabacaria nao existe a questao das mascaras como incognita, é total niilismo mesmo: Nao sou nada,/ nunca serei nada,/ nao posso querer ser nada... Nao creiao em mim. ... Nao, nem em nada. ... ... ou tiver que vir, ou nao venha. Nao sinto esse niilismo como incognita e nem creio que as mascaras f...(ver)
Analise (Paula - 01/07/2003 00:52:17)
Oi Sílvia! 2ªdespersonalização??? Creio que nítida em "o dominó que vesti era errado." Para mim, Álvaro de Campos é a parte de Pessoa que "grita", que "reluta". Há em Tabacaria algo de desgosto, de relutância contra um caminho que ele seguiu empurrado pelos seus próprios pés mas na engrenagem de um ...(ver)
Analise (Paula - 01/07/2003 01:55:08)
Sílvia, Esta questão de "duplicidade", como em o termo "máscara", não estaria também contida em outras frases? Tais como:"Porque é possível viver a verdade de tudo isso sem fazer nada disso" / "Com o mistério das coisas por baixo das pedras e dos seres" ...... A interface entre seu próprio esterióti...(ver)
Analise (SilviaMoreira - 01/07/2003 22:47:49)
Sobre Tabacaria - continuando- Momento 2. "ao tirá-la, a imagem embaixo não é reconhecida porque "envelheceu". A pensarmos asim, máscaras sobrepôem-se a máscaras, num processo infinito de "mascaramento", como se fosse possível recuperar o "eu" original ou a personalidade matriz. Penso que fechei a q...(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2019 -   http://www.insite.com.br