Criar forum gratis
"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens." (Fernando Pessoa, em "O Eu Profundo")
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]
Mensagem

Heterônimos

De Edna Lúcia em 01/05/2003 16:12:38 a partir de 200.140.178.240
Espero que você possa aproveitar algo do que estou te enviando.
Se souber ou obter algo mais que isso, favor enviar-me.
Álvaro de Campos é considerado o mais moderno dos heterônimos de Fernando Pessoa. Engenheiro naval, possuidor de três fases: a do Opiário; a mecanicista, whitmaniana; e a do sono e cansaço, a partir de “ A Casa Branca, Nau Preta”, poema escrito em 11 de outubro de 1916.
Na primeira fase, é composta do poema Opiário e de dois sonetos. A segunda fase compõe-se dos seguintes poemas: Ode Triunfal, Dois Excertos de Odes, Ode Marítima, Saudação a Walt Whitman e Passagem das Horas. Com exceção do segundo poema, predomina nesta fase o espírito nietzschiano, a inspiração de Walt Whitman e do Futurismo italiano de Marinetti , que se aclimata ao caso português através do Sensacionalismo, concebido em resumo como intelectualização da sensação.
Outras características marcantes da segunda fase, foram as desordem de sensações, a inquietude do após-guerra, dinamismo e a integração na civilização da máquina.
Homem da cidade, Álvaro de Campos desumaniza-se, ao tentar explicar a lição sensacionista de Alberto Caeiro ao mundo da máquina. Não consegue acompanhar como um super-homem a pressa mecanicista, e deprime-se, chegando a escrever um poema dedicado à Alberto Caeiro, poema em que, apesar do respeito ao mestre, lhe apresenta queixas.
Surge a terceira fase de Campos sobretudo devido à falta de adaptação às teorias de Caeiro e à desilusão própria após-guerra. Esta fase é marcada pela revolta, inconformismo, enternecimento moralista, senso de fragilidade humana e senso do real, desprezo ao mito do heroísmo, torpor expresso em sono e cansaço e a preocupação com o existencial. Essa a imagem, em resumo, de uma das mais expressivas personalidade de Fernando Pessoa.

Em resposta a:

Heterônimos (Ana Luiza A. Aranega adriano_aranega@uol.com.br - 21/04/2003 18:25:46)
ola! Gostaria de saber, qual foram as obras dos três heterônimosmais conhecidos: ÁLVARO DE CAMPOS RICARDO REIS ALBERTO CAIEIRO....(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2019 -   http://www.insite.com.br