Criar forum gratis
"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens." (Fernando Pessoa, em "O Eu Profundo")
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]
Mensagem

Tabacaria

De Giuliano em 10/04/2003 09:22:01 a partir de 200.207.55.229

Giuliano
Não sou contra a troca de impressões sobre os poemas de Fernando Pessoa, sou contra esses pedidos escolares que demonstra uma preguiça pedagógica. Literatura é para se ler, leia primeiro e venha discutir depois. Antes de o infante fazer a primeira leitura, qualquer atendimento desses pedidos é alimentar esse processo pedagógico que pretende formar técnicos em tudo. Os alunos sabem que Pessoa foi um grande poeta, irá saber citar nomes de poemas e até dizer alguma coisa sobre suas personalidades, mas lembre-se: Pessoa, na alma de Campos, é sensacionalista. Os poemas de Pessoa ensinam as pessoas a explorar as sensações, e nessa exploração expandir a vida: Sentir tudo de todas as maneiras; ser escala que leva a deus; ser muitos para ser uno...
A poesia de forma geral é escrita de forma metafórica e nas mãos de Álvaro de Campos a metáfora torna-se cena. A tabacaria é toda Pictórica.
Sentimentos são indescritíveis. A poesia não descreve sentimentos, ela induz sensações. O leitor irá ler o poema, irá visualizar as cenas, e essas cenas irão mexer com a sua consciência, sua subconsciência, seu inconsciente-coletivo, e ele irá sentir, ou reviver experiências. Essas impressões podem ser traduzidas em descargas de dopamina prazerosas, ou em testosteronas racionais no neocortex.
Para que essas reações aconteçam é necessário que o leitor tenha um mínimo de bagagem. Se o leitor for medroso ele irá odiar Álvaro de Campos. Álvaro de Campos fica mexendo na ferida para entende-la, para extrair dela o Maximo de vida, mesmo que feda ou doa. Ele não tem escrúpulos com o coração: não queira converter-me a convicção/ sou lúcido./ não me traga estética com o coração, já disse sou lúcido./ MERDA! Sou Lúcido!
Fernando

Em resposta a:

Tabacaria (giuliano - 09/04/2003 20:08:06)
concordo com o fernando. como diria o proprio poeta de tabacaria: "deixe que as pessoas interpretem de seu modo"...(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2019 -   http://www.insite.com.br