Criar forum gratis
"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens." (Fernando Pessoa, em "O Eu Profundo")
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]
Mensagem

O Encoberto (D. Sebastião)

De Jacqueline (pollimnia@yahoo.com.br) em 16/03/2003 15:55:25 a partir de 200.151.162.171
Discurssões infundadas!!!
Penso que o Luís de ve ler a única obra que Fernando Pessoa viu ser publicada (Mensagem, a fase nacionalista do ortônimo, para então entender qualquer que seja a ajuda que receber (e essa leitura não deve ser superficial, já que FP não é dado a superficialidades).
Deves ainda, Luís, especificar qual a abordagem que gostarias de fazer acerca da terceira parte do livro (O Encoberto).
Entretando, posso aqui acrescentar que há nessa parte da obra uma referência ao Jovem rei D. Sebastião (o Encoberto em questão, ou ainda o Desejado) que morreu na batalha de Alcácer Quibir, mas que permanece vivo no imaginário português. D. Sebastião é, tal como Jesus Cristo, o Messias que retornará para reerguer Portugal e criar o que o autor chama de Império de Alma (O quinto Império) a parti de uma vontade divina (em detrimento da vontade dos homens)
É "encoberto" por fazer referência ao mito arthuriano (Rei Arthu) que ficou encoberto pelas névoas na ilha de Avalon e "desejado" pelo que disse antes... Por "desejarem" seu retorno.
Aconselho ainda que o Luís leia o mito do sebastianismo, fundamental para o entendimento da obra e da última parte.
A obra é portanto, Uma mescla de realidade e mito (ver conceito de mito). A 1ª parte é a realidade (o império português registrado na história - a pontência); a 2ª parte é a transição: a descrição dos feitos heróicos (a epopéia por excelência)é a conquista do mares, etc.; a 3ª parte refere-se ao mito do D. Sebastião, isto é o desejo imaginário da construção do Quinto Império que o povo português crer que será criado por este rei.
Enfim, espero ter ajudado e espero ainda ter convencido que nada do que está aqui será entendido sem uma leitura prévia da obra.
Devo concordar com alguém que disse que cultura deve ser construída, mas ajuda é sempre bemvinda

Em resposta a:

Fernando pessoa (carlos felipe carlosfelipe@pobox.com - 13/01/2003 21:03:20)
sr. zorba, nao fui eu q escrevi o email pedindo ajuda. sou somente um apreciador das trocas de mensagens q por aqui circulam e q teem me ajudado a entender fernando pessoa, de quem sou grande admirador. a minha intervencao nao pretendeu defender preguicosos ou aproveitadores. soh desejei expressar o...(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2019 -   http://www.insite.com.br