Criar forum gratis
"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens." (Fernando Pessoa, em "O Eu Profundo")
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]
Mensagem

Conhecendo fernando pesso

De Zorba em 02/01/2003 11:40:37 a partir de 200.207.55.229
Caro Vlady
Gostar de literatura é "apaixonar-se por uma forma de comunicação escrita". Essa comunicação é muito mais importante do que comunicação oral. A palavra falada tem o calor do momento, a espontaneidade, a facilidade de abrir-se à boca e deixar o resto para a língua.
Porem, a oralidade é efêmera, ela se perde no ar. A menos que seja um poema que seja estudado, decorado, ensaiado, treinado, com o objetivo de criar-se um impacto no ouvinte e impregna-lo dessa tensão, tudo o que voce disser, ou quase tudo, perde-se no ar do tempo.
A palavra escrita viaja no tempo. A beleza da literatura é voce conseguir colocar em palavras o brilho dos teus olhos, o vermelho dos lábios, o perfume do teu hálito, a força das tuas emoções.
Ela requer uma certa frieza no escrever: Voce tem que pensar!
Ela requer mais tempo: voce tem que digitar.
Ela requer mais responsabilidade, mais segurança, mais convicção no que voce pensa e sente: voce registrou! Agora essa palavra deixa de seu tua e vai viajar por cabos coaxiais que voce nem imagina.
Fernando Pessoa é conhecido e admirado por essa grande qualidade: transferir a vida para o papel. Ampliar seu universo, viver nos versos, sobreviver nas Odes, continuar vivendo nos livros.
Considero a literatura a intelectualizarão da emoção.
Por intelectualizarão não digo a elitização, a forma hermética.
Intelectualizarão é a ação de voce espalhar palavra para o mundo apos à emoção ter sido pensada, digerida, compreendida, e aceita. Depois ela tem que passar por uma área da mente onde ela irá ser codificada em português, digitada, corrigida e finalmente despachada para o mundo.
Voce, que conhece Fernando Pessoa só porque ouviu dizer que ela é um grande poeta, ou que já leu aluga coisa dele e acha "chique" gostar dele, ou que se sente na obrigação de conhece-lo só porque irá cair no vestibular, não é o único, não está sozinho, voce está com a massa. É uma opção: Viver a riqueza dessa bijuteria chamado momento imediato vivido em barzinhos cervejisticos e falar um dialeto disseminado pela televisão; ou viver a riqueza de quem sentiu, pensou escreveu (essa não é opinião minha, é a opinião do povo perpetuada no tempo.
Esse fórum é mais para discussões. Se voce gostar realmente de Fernando Pessoa, deve comprar livros, estuda-los e se possível, peque um lápis e arrisque, ou mesmo, risque, rabisque, caratuje, garranche palavras tuas.
Entre em "SITES" na Internet e leia tudo o que puder sobre ele, crie massas critica para poder admira-lo, viva alem do imediato, alem da tua pele, alem do teu tempo.
Zorba

Em resposta a:

Conhecendo fernando pesso (vlady - 30/12/2002 23:44:31)
so vlady da Bolivia e gostaria conhecer mais do fernando pessoa eu conheco fernando pesso a algums anhos atras e é un gran poeta ele e os seus heteronimos mais eu nao gosto da literartura, e mais eu nao gosto de leer nada mais acho os poemas e a vida do pessoa interesantes se que cada um dos heteron...(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2019 -   http://www.insite.com.br