Criar forum gratis
"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens." (Fernando Pessoa, em "O Eu Profundo")
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]
Mensagem

Tudo sobre FERNADO PESSOA

De Amélia Pinto Pais (amelia.pais@netcabo.pt) em 25/11/2002 21:57:22 a partir de 212.113.164.100-213.22.118.162
Não desesperes.Talvez um dia venhas a perceber que se trata de um dos melhores poetas de semore.
Se calhar não gostas porque é obrigatório lê--lo...eu comecei a lê-lo aos 15 anos, tenho agora 59 e encontro sempre prazer redobrado em lê-lo. Não sei se vives em Portugal, imagino que sim.
Devo dizer-te que ninguém é obrigado a gostar seja do que for...felizmen-
te,- mas também não é proibido gostar-se deste ou daquele poeta, desta ou daquela pessoa.E também não do Pessoa. Gostas de Caeiro porque ele te parece simples- embora não seja assim tão simples...
Eu escrevi em tempos um livro que se chama Para compreender Fernando Pessoa
que talvez possas encontrar numa biblioteca, ou adquirir em livrarias portuguesas, caso sejas portuguesa.É da Areal editores, caso te interesse. Mas há muitos outros livros que ajudam a entender a poesia de Pessoa.O meu foi feito a pensar em pessoas (nomeadamente os meus alunos de 12ºano) que, como tu, se iniciam no estudo dessa poesia.
Muitas vezes o mal vem de alguns manuais que tornam as coisas complicadas, ou por vezes de alguns professores que nem sempre encontram o melhor modo de ajudar a entrar nos textos, ainda que acredite que muitos se esforcem por fazê-lo.Por vezes pode dar-se o caso de também não gostarem desses autores e é difícil convencer outros da beleza de um texto quando nós próprios não estamos convencidos ou sensíveis a tal beleza...
Fizeste bem, sendo sincera ao confessar que achas Pessoa SUPER confuso...mas não vejo bem qual a razão porque pareces estranhar que outros gostem dele...gostos não se discutem, não é?
Quando eu não gosto de um autor de que toda a gente diz bem, não penso que os outros estejam errados e só eu certa.Penso é que se calhar o defeito não é do autor, mas meu, que o não entendo.Então, evito dizer que ele não presta - e passo a outro...ou então esforço-me mais um pouco e volto a ler.
Dou graças a alguns professores que tive que me 'obrigaram' a ler certos autores.De outro modo não os teria lido...e seria pena, como hoje reconheço.
O teu texto é sério, pelo menos, porque dizes o que pensas e me pareces um pouco inquieta por não estares a gostar de Pessoa.Por isso te respondo com igual sinceridade. Só não respondo a quem quer fazer deste espaço um lugar para obter ajuda para trabalhos escolares. Isso não me parece lá muito honesto...Nisso estou de acordo com a Clara Dias ou o Filipe que protestam sempre.Admiro-lhes a pachorra :)

Em resposta a:

Tudo sobre FERNADO PESSOA (Ana Rodrigues - 25/11/2002 21:30:27)
Eu não sei como é k voces ficam encantados com Fernando Pessoa, eu infelizmente ando a estudá-lo e acho-o SUPER confuso. Prefiro o heterónimo dele "Alberto Caeiro" ao próprio ortónomo....(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2019 -   http://www.insite.com.br