Criar forum gratis
"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens." (Fernando Pessoa, em "O Eu Profundo")
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]
Mensagem

Bojador

De Rui em 03/01/2004 20:20:36 a partir de 213.58.80.41-
Para acrescentar á resposta que enviei antes sobre o cabo bojador, acho interessante descrever o que se pensava na Europa do séc XV sobre o que havia "para além do bojador":
"Do outro lado do Mar Tenebroso
Águas fervilhantes, ares envenenados, animais
Fantásticos e canibais
Monstruosos espreitavam
A imaginação dos que desciam o Atlântico em
Direção ao sul.
Quando o navegador da Ordem de Cristo Gil Eanes passou o Cabo Bojador, um pouco ao sul das ilhas Canárias, em 1434, mais do que realizar um avanço náutico, estava desmontando uma mitologia milenar. Acreditava-se que depois do cabo, localizado no que é hoje o Saara Ocidental, começava o Mar Tenebroso, onde a água fumegava sob o sol, imensas serpentes comeriam os desgraçados que caíssem no oceano, o ar seria envenenado, os brancos virariam pretos, haveria cobras com rostos humanos, gigantes, dragões e canibais com a cabeça no ventre.
O estrondo das ondas nos penhascos do litoral, que podia ser ouvido há quilômetros de distância, as correntes fortíssimas e as névoas de areia reforçavam o pânico dos pilotos. Quando finalmente reuniu coragem e viu que do outro lado não havia nada de especial, Eanes abriu caminho para o sul".
Pessoa estava a referir-se ao enorme esforço que os portugueses fizeram para ultrapassar este "fatalismo geográfico" que impedia a continuação da expansão para sul.

Em resposta a:

Bojador (Bruno Cesar bruno@cimecomercial.com.br - 25/11/2003 12:58:16)
Por favor existe um poema do Fernando Pessoa, que chama-se Mar de Portugal no decorrer dele existe um trecho que diz algo sobre quem passar além do BOJADOR tem que passar além da dor. Não encontro qual é o significado dessa palavra, por gentileza ser for possivel dizer-me qual é o significado....(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2019 -   http://www.insite.com.br