Espaço de comunicação entre a equipe - professora e monitoras e os alunos da discuplina Estágio Supervisionado em Educação Infantil. UnB - 1o. Semestre de 2003

Tags: universidade unb
16/09/2008 14:01
De: luiz fernando
IP: 189.69.94.35

Re: Conclusão do texto atmosfera

Atmosfera é o nome dado à camada gasosa que envolve os planetas. No caso da atmosfera terrestre ela é composta por inúmeros gases que ficam retidos por causa da força da gravidade e do campo magnético que envolve a Terra.
No início da formação do planeta Terra a atmosfera era composta basicamente por gases (Metano, amônia, nitrito, vapor de água e dióxido de carbono) resultantes das constantes erupções e colisões na superfície inóspita da terra primitiva, além dos que eram expelidos por rachaduras na crosta terrestre.
Então, em uma segunda fase, surgem os primeiros organismos vivos que realizam fotossíntese (processo bioquímico que transforma dióxido de carbono em oxigênio com o auxílio da luz solar, realizado pelos vegetais e algumas algas), absorvendo o gás carbônico da atmosfera e transformando-o em oxigênio. Com isso acontece uma das maiores transformações causadas no planeta por algum organismo vivo: a atmosfera torna-se saturada de oxigênio. Ironicamente, os primeiros organismos a realizar a fotossíntese eram anaeróbios (organismo que vivem sem oxigênio e morrem na presença dele), e são extintos. Alguns organismos, entretanto, continuam evoluindo e se adaptam a nova atmosfera cheia de oxigênio.
Atualmente, o nitrogênio e o oxigênio juntos, somam cerca de 99% dos gases que compõem a atmosfera terrestre. O oxigênio é consumido pelo seres vivos através do processo de respiração e transformado em dióxido de carbono e vapor de água que serão depois reabsorvidos pelos organismos. O dióxido de carbono será consumido no processo de fotossíntese, e o vapor de água, responsável, por redistribuir a energia na terra através da troca de energia de calor latente, produzir o efeito estufa e causar as chuvas, será novamente consumido pelos organismos vivos na sua forma líquida.
Outros gases que compõem a atmosfera terrestre são: dióxido de carbono, argônio, metano, óxido nitroso, monóxido de carbono, dióxido de enxofre, óxido e dióxido de nitrogênio, os clorofluorcarbonos, ozônio, e outros que integram o 1% restante da atmosfera.
Para fins de estudos a atmosfera terrestre é dividida em algumas camadas de acordo com a variação das transições de temperatura:
A troposfera, que geralmente se estende a 12 km (entre 20 km no equador e 8 km nos pólos). É nesta camada que acontecem praticamente todos os fenômenos que influenciam o tempo.
A estratosfera, estende-se até aproximadamente 50 km com temperaturas parecidas com as da troposfera até o limite de 20km. Esta camada é mais quente por causa do ozônio que se acumula e que absorve os raios ultravioletas.
Na mesosfera, a temperatura novamente diminui. Esta camada vai até cerca de 80 km. A esta altura, a temperatura chega a -90ºC!
E a termosfera, que não possui um limite inferior muito bem definido. Aqui as moléculas se agitam com uma velocidade enorme, o que significaria uma temperatura altíssima. Entretanto, a concentração dessas moléculas é muito baixa o que diminui drasticamente a quantidade de energia que essas moléculas poderiam transmitir para qualquer corpo que se encontrasse ali, anulando, de certa forma, a temperatura. A termosfera, por sua vez, compreende uma camada situada entre 80 a 900 km, chamada de ionosfera.
A ionosfera, como o próprio nome já diz, é composta por uma infinidade de íons criados a partir da radiação solar que incide nas moléculas de oxigênio e nitrogênio, liberando elétrons. A ionosfera é composta por três camadas (da mais próxima a mais distante) D, E e F que possuem concentrações diferentes de íons. Durante a noite as camadas D e E praticamente desaparecem, porque não há incidência de raios solares e, conseqüentemente, não há formação de íons. Ou seja, durante a noite, os íons se recombinam formando novamente as moléculas de oxigênio e nitrogênio. Mas, à noite ainda há incidência de raios solares, mesmo que de menor intensidade, o que explica porque a camada F não se extingue também.
06/09/2008 21:42
De:
IP: 201.67.233.239

Re: Plano de aula para ed. infantil, sobre meios de transporte

Público alvo: Pré l e ll
Justificativa
É fundamental na educação infantil que a criança aprenda a situar-se no mundo com os meios de transportes e comunicação. O processo trouxe muitas dificuldades, principalmente as crianças quanto ao transito. É preciso aprender a conviver com veículos, respeitar os sinais de transito a fim de evitar acidentes. As campanhas de transito são importantes especialmente nos grandes centros. A pessoa que aprende no trânsito a comportar-se no trânsito, não encontra dificuldades nas situações mais complicadas que ocorrem nas vias publicas, pois não se confundem e não perdem a calma. É necessário conscientizar sobre a necessidade de respeitar as normas de transito, promover maior interação entre os envolvidos (pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas), respeitar o censo comum de respeito ao ser humano, minimizar acidentes por prudência destacar os direitos e deveres de todos os envolvidos no sistema de transito e oportunizar reflexões sobre as condições do transito em nossa cidade objetivando mudanças de comportamento que contribuem para torná-los mais humanizados e seguro. É importante conscientizar os alunos sobe direito e deveres do pedestre e do motorista, tornando-os aptos a se comportar bem no vaivém das ruas. Já que a criança é considerada pedestre assim que começa a andar, ela pode desde cedo receber essas informações. Desde a mais tenra idade, necessitamos nos comunicar, sendo assim ao longo do nosso desenvolvimento tentamos estabelecer com o meio que nos rodeiam, alguns sinais, que depois vão se tornando mais elaborados. Sendo o homem o responsável, pois além de aprender diversas maneiras de facilitar a compreensão da fala e da escrita. Foi através do tempo criando objetos que ajuda no dia-a-dia. Pois com o tempo passamos informações para qualquer parte do mundo sem precisar nos deslocar. E a esse conjunto de objetos que conhecemos damos o nome de meio de comunicação (jornal, TV, rádio, internet, telefone, cartas, revistas, livros). O homem esta permanentemente em constante relacionamento com outros seres humanos. Desta maneira a comunicação é uma necessidade básica para se consiga entender e ser entendido no mundo. Sendo assim vamos perceber que em todos os lugares tem meios de comunicação. E reconheceremos para que e como utilizamos os meios de comunicação.                      Os conteúdos eleitos como essenciais para a educação infantil revelam que precisamos fazer de nossos alunos cidadãos críticos e autônomos na escola, com aulas e tarefas que vão além do bê-á-bá tradicional.                                                      
     
Objetivo Geral
Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos da Educação Infantil, a cerca dos temas que envolvem meio de transporte e meio de comunicação, incluindo a sua importância e o cuidado com futuras gerações. Tendo em vista conscientizar os alunos sobre os direitos e deveres dos pedestres e motoristas e levá-los a distinguirem os meios de comunicação.
Incentivação
Durante o projeto vamos desenvolver atividades pedagógicas como: pesquisa, música, histórias, experiências, entrevistas, diversas atividades explorando artes plásticas, passeios, brincadeiras, jogos e dinâmicas. Também atividades que explorem materiais concretos para que os alunos tenham motivação para compreenderem melhor o tema abordado.
Questão Problema
Qual a importância do meio de transporte e comunicação para o nossa dia-a-dia?
Processos Dinâmicos
• Poemas;
• História Dramatizada;
• Roda de Conversa;
• Mural;
• Recorte e colagem;
• Atividade de matemática;
• Atividades de Português;
• Pontilhado;
• Teatro;
• Confecção de móbiles;
• Confecção de carros com caixas de papelão;
• Confecção de brinquedos com material reciclado;
• Panfletos para comunidade;
• Passeio pelo bairro;
• Texto informativo;
• Dobraduras;
• Maquete;
• Pinturas;
• Sombras;
• Ligua-ligua;
• Desafios;
• Entrevistas para os pais;
• Montar um circuito
• Realizar brincadeiras que envolvam transporte, com passeio de motoca, trenzinho, etc.
• Observação e imitação dos sons emitidos pelos transportes;
• Classificação dos meios de transportes, terrestres, aéreos e marinhos;
• Proporcionar atividades artísticas utilizando sucatas, gravuras, fotos, etc.
• Explorar a utilidade de cada transporte;
• Construção de brinquedos de sucata;
• Confecção de cartazes sobre transportes;
• Apresentação de formas geométricas como auxílio para a construção de transportes;
• Descrição e imitação dos sons encontrados em gravuras e fotos;
• Jogos de roda e brincadeiras que utilizem o corpo como forma de expressão de transportes;
• Brincadeiras livres com meios de transportes.
Objetivos Específicos
• Promover a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas atividades pedagógicas;
• Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
• Conhecer os meios de transportes;
• Conhecer o novo código de trânsito;
• Conhecer e respeitar algumas normas de transito;
• Desenvolver a consciência da criança no transito;
• Identificar sinais e placas;
• Conhecer e valorizar os meios de comunicação;
• Utilizar adequadamente os meios de comunicação;
• Enriquecer a reflexão sobre mudanças que ocorrem ao longo do tempo;
• Refletir sobre as necessidades criadas pela propaganda e que não são reais;
• Diferenciar as formas de comunicação (falada, escrita, falada e visual);
• Desenvolver o raciocino lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual das crianças:
• Desenvolver a imaginação e a criatividade.
                                        Avaliação
Será feita por meio de observação continua, enfatizando o comportamento de participação nas atividades, a assimilação dos conteúdos propostos e as atitudes espontâneas frente às atividades realizadas.
Culminância
Todo Material elaborado e registrado durante a execução do projeto estará exposto na unidade de ensino onde haverá o encerramento do mesmo com a entrega de lembrancinhas relacionadas ao tema.
Eixos Temáticos
• Movimento;
• Musica;
• Artes Visuais;
• Linguagem oral e escrita;
• Natureza e sociedade;
• Matemática.
Cronograma
01 mês
Referencias bibliográficas
Livro Dia-a-dia do professor                                                                                         Gerusa Rodrigues Pinto                                                                                                    Vivencia e construção geografia                                                                                              J. Willian Vensentini, Dora Martins, Marlene Pecora                                                EDWARDS, Carolyn, et al. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emília na educação da 1a. Infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.                        
21/04/2004 13:36
De: EVANA DASILVA ABREU TARGINO
IP: 200.147.49.188-

Relatório de estágio

Rio de Janeiro, 21 de abril de 2004
gostaria de obter modelo de um relatório de estágio feito em escola pública, contendo as etapas de modo hierarquico, pois este é meu primeiro que faço, necessito com urgencia de um embasamento.
Grata pela atenção
Evana da Silva Abreu Targino
02/05/2004 17:45
De: MARIA DA CONCEIÇÃO SALVADOR DINIZ
IP: 200.226.169.83-

Re: Relatório de estágio


Por gentileza,
Se voçê houver conseguido um relatório de estagio em escola pública,poderia enviar-me uma cópia.Pois necessito apresentar um relatório de estagio em minha pós de pedagogia em adm.escolar.
desde já agradeço se puder auxiliar-me!
maria da conceição s. diniz (SP)
24/05/2004 23:41
De: Luana
IP: 200.216.31.217-

Modelo de Projeto Político Pedagógico

Olá, gostaria que vocês me enviassem um modelo de Projeto Político Pedagógico do Ensino Médio...tenho uma certa urgência, pq só hoje que descobri essa maravilha de site! Desde já agradeço e espero respostas!
                       Um forte abraço, Lú
                               
Seu IP: 3.230.154.129 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)