Criar forum gratis
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]
Mensagem

Cotas para negros e inígenas na universidade

De Manoel Messias Pereira (manoelmessias03@pop.com.br) em 23/07/2006 16:34:46 a partir de 200.177.4.122
A necessidade desta discussão iniciou-se, ao entender que no Brasil todos tem direitos iguais, porem negros e indígenas não chegavam a universidade.
Qual era a falha a do direito? Obviamente que não, mas do acesso ao direito
todos tem direitos a estar na escola ? Sim .
Mas por quais razões negros e indios não permanecem na escola ou melhor são negado este direito?
A resposta é simples num pais em que no passado tinha leis que proibiam o negro de estudar de aprendear a lei, a de entrar numa igreja, a de alugar uma cas pra morar, a de ser detido sempre pela sua cor por ser bandido em potencial como diz os academicos de policias, a ter como chefe da casa a mulher, exatamente pelo desnortear da vida destes pobres infelizes que aqui vieram pra trabalhar, e foram super explorado, a ponto de até morrer com doenças como leocopenia, e todos acreditavam que isto éra doença de negro, forte e burro ? como aliás e vi um comentario num forum de trabalhadores da CUT-SP.,e que só mais tarde provou-se que esta era uma doença de quem estava exposto ao benzeno um produto derivado do petróleo.
Com estes dados entederam que houveram percalsos, na tragetória da vida de negros que resideiram no Brasil, sem contar a sua cultura toda pré julgada, como que samba é maloqueiro, hoje já acabou este estereotipo, ou quem vai a umbanda ou ao candomblés, são feiticeiros ou demoniacos, preconceitos ainda hoje cultuados pelos seguidores de algumas seitas tidas como cristãs, ou quem gosta de Rap é favelado, ou qum curte Funk e não sei o que ou seja estes adgetivos devemos eliminar de nossas vidas.
Além de tudo a criança chega estigmatizada na escola, e sofre com o bulling dos colegas, ai isto é o fim, a educação torna-se um lugar insuportável , junta-se a isto a necessidade de sobrevivencia, e com isto temos o ser humano afro, fora dos bancos escolares no ensino fundamental e médio e com isto não chega mesmo ao ensino superior.
É preciso garantir vagas no ensino infantil, pra estruturar as familias afros, no ensino fundamental garantindo com isto uma renda mínima a família não como bolsa familia, mas resagatando a dignidade com salário digno, concretamente respeitável, sem o tal subterfugio, de que não pode aumentar porque quebra a previdência, garantir o ensino méwdio com uma bolsa cursinho patrocinado pelo estado que tem sido inoperante, racista, a facistoide até as consequência de construir favelão para o povo, dar miséria como saláriaé ser indgno de estar constituido como EStADO. E precisamos garantir estes jovens negros na universidade sim, portanto defendo a cota, como item de uma política pública de seriedade. Sei que é dificil em falar em seriedade, pois já temos até grupos que acreditam que os negros devem ficar fora em são contra as cotas. E ai mora o perigo
Manoel Messia Pereira
Professor
Membro do Conselho Afro Brasileiro de São José do Rio Preto
Vice Presidente DA ARPE Associação de escritores de são José do Rio Preto
Vice Presidente do Partido Comunista Brasileiro de são José do Rio Preto
Fundador da Fusocaab-Fundação socio cultural Afro Brasileira de São José do Rio Preto
Membro do Coletivo Anti Racismo Milton Santosa Apeoesp
Portador RG.09.038.622-SSP-SP
Professor da Rede Pública de nsino do Estado de São Paulo. E.E. Genaro Domarco- Mirassol
Aluno da Pós graduação Latus Senso - Africanidade - UFSCAR.

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2019 -   http://www.insite.com.br