Este forum destina-se a todas as pessoas que têm interesse em discutir formas criativas de produzir textos. Destina-se a professores, vestibulandos, estudantes de comunicação social, médicos, psicólogos, profissionais liberais, secretárias, etc. A Oficina oferece instrumentos importantes para aqueles que querem demarcar uma diferença em produzir textos eficientes, claros e, acima de tudo, criativos.

17/12/2013 09:41
De: Antonio Carlos Garcia
IP: 177.106.29.245

Re: Carta para captação de imóveis

A CAPTAÇÃO
A captação, ou obtenção, pode ser de imóveis ou de clientes,vendedores ou compradores.
Captação de Imóveis
Quando você não dispõe de um imóvel, precisa captá-lo no mercado. Há várias formas de captação:
a) classificados nos jornais e em sites. Há proprietários que anunciam seus imóveis para venda/locação nestes meios. Você deverá entrar em contato e verificar se o proprietário permite que você trabalhe o imóvel dele. Se sim, acerte os valores com ele, considerando a comissão, procedimentos para a visitação e demais informações.
b) placas e faixas nos imóveis. Há proprietários que colocam em frente aos seus imóveis com o telefone para contato. As imobiliárias costumam pagar uma comissão ao corretor que trouxe o imóvel, quando este é negociado, para estimular a captação, portanto, sempre que encontrar um imóvel, faça a captação. Ele pode não servir para você de imediato, mas talvez sirva para um colega e você pode ganhar uma comissão, sem depender exclusivamente de uma negociação. Há empresas que contratam captadores, pois quanto maior for seu estoque de produtos, mais negócios poderão ser realizados.
c) cartas. Se seu cliente tiver interesse num determinado condomínio ou prédio, você pode fazer uma carta e enviar a cada morador, algo do tipo:
Prezado(a) Senhor(a),
Sou fulano, corretor da empresa X. Tenho um cliente interessado em adquirir/locar um imóvel neste empreendimento. Se for de seu interesse, por gentileza, entre em contato.
Atenciosamente,
Fulano
Telefones:
E-mail:
Verifique no correio se há tarifa menor para cartas com pouco peso, e qual é o procedimento. Encare como um investimento, afinal, todo empreendedor tem que investir em seu negócio. Se você encontrar pelo menos uma unidade, ou várias, quem sabe, e vier a negociar, terá valido a pena. Também pode disponibilizar na empresa para os outros colegas e ganhar uma comissão pela indicação e promoção, caso seja negociado, sem falar no contato com o proprietário, que pode vir a ser mais um cliente, dependendo da conversa que você terá com ele. Convém mandar pelo correio, e não deixar na portaria para ser entregue, pois a princípio os funcionários não têm a  obrigação de entregar sua correspondência, enquanto a proveniente do correio, sim. Coloque no destinatário:
Ao
Proprietário da unidade X
Condomínio Tal”
Endereço:
d) portarias. Verifique junto a zeladores e porteiros. Há proprietários que deixam avisado na portaria a disponibilidade de seus imóveis e seus contatos. Sempre diga ao funcionário que o atendeu que caso o negócio seja realizado você, ou sua empresa, lhe darão uma participação, e cumpra o prometido. Já comentei anteriormente sobre a importância de fazer dos funcionários do prédio seus aliados. Eles fornecem não só imóveis, mas clientes também. Há corretores que vivem só dos contatos que fizeram em prédios. É, como uma equipe de vendas e locações trabalhando para você, se são bem tratados e reconhecidos sempre o(a) recomendarão aos que os procuram, sejam os proprietários ou potenciais clientes que costumam perguntar na portaria sobre disponibilidades.
25/01/2006 12:50
De: maristela silva linhares
IP: 200.216.77.160-

Email de solicitacao de desconto

Olá! Estou precisando de um modelo de carta solicitando desconto na faculdade, pois a mensalidade ficou impraticavel, depois que perdi o emprego, diante do fato de ter tres filhos e meu marido ser taxista.
Agradeço antecipadamente pela ajuda.
14/09/2009 10:09
De: sergio luiz elias (sergioelias0507@hotmail.com)
IP: 189.83.16.202

Re: SOLICITO MODELO DE CARAT FORMAL DE AGRADECIMENTO

Quero enviar um e'mail ao governador do Estado, agradecimento a minha indicação, e informando que estou afastando, e ao mesmo tempo pedindo a ele para ter as considerações e colocar o meu filho em meu lugar, não necessariamente no mesmo cargo, pode ser um cargo mais a baixo. peço para que informe o procedimento.
No aguardo, agradeço antecipadamente.
18/07/2006 23:55
De: Rômulo Cesar Alves Lima
IP: 201.16.143.76

Carta Comercial

Boa noite gostaria de receber um modelo de carta onde será enviada para o gerente financeiro de um Instituição de Ensino Superior onde o aluno possa pedir uma negociação de débitos atrasados.
Seu IP: 54.204.253.227 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)