Criar forum gratis
Aqui podemos pedir, dar e trocar informações sobre comidas típicas brasileira (regiões) e de outros países, aprendendo cada vez mais. Alem disso, podemos discutir sobre cultura, folclore e tudo o que pode caracterizar um país ou região!!!
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]
Mensagem

Comida típicas do folclore da região sudeste

De Fátima Generosa Siqueira da Silva em 31/07/2009 16:36:44 a partir de 201.18.42.224
COMIDAS TÍPICAS DA REGIÃO SUDESTE
No Rio de Janeiro a feijoada criada, na época colonial, pelos negros.
Mergulhada em denso caldo de feijão preto, temperado com alho, folhas de louro e cebola, esconde-se uma fartura de carnes: carne-seca, paio, chouriço, lingüiças variadas, costela, costelinha, toucinho defumado. E, também, partes suculentas de carne bovina, como a alcatra e o peito, acompanhadas de couve desfiada, farofa e laranja picadinha. E, para temperar, um pouco de molho de pimenta. No Rio de Janeiro, como em São Paulo, inúmeros restaurantes oferecem todos os tipos de cozinha.
São Paulo é conhecida como a Capital Gastronômica Mundial devido aos seus inumeros restaurantes de comidas internacionais. Excelentes churrascarias e pizzarias completam os paladares mais exigentes mas São Paulo conserva especialidades próprias, com destaque para a galinha d’Angola à paulista, as empadinhas de Cananéia, o cuscuz paulista e a capivara à caipira.
Já no Espírito Santo, Estado vizinho que integra a Região Sudeste, entregue-se às tortas capixabas, às moquecas de camarão, de peixe, de siri. Tudo rigorosamente acompanhado de pirão.
No Estado de Minas Gerais, que geograficamente integra a Região Sudeste, é fundamental provar três delícias: a galinha ao molho pardo, a leitoa pururuca e o tutu de feijão com torresmo e couve picada. Minas vai além, muito além. Com o feijão tropeiro. o frango com quiabo, o arroz-de-suã e a canjiquinha de milho verde com costela. E nas barrancas do rio São Francisco, também chamado de “Velho Chico”, uma deslumbrante fartura de peixes de pele. Para, depois, virem os doces. Em calda, cristalizados. Tudo acompanhado, à caráter, por um bom bocado de queijo de Minas. Para arrematar, um café mineiro, coado na hora, em coador de pano.
REGIÃO SUDESTE: É composta pelos estados: Rio de Janeiro (capital: Rio de Janeiro), Espírito Santo (capital: Vitória), São Paulo (capital: São Paulo), e Minas Gerais (capital: Belo Horizonte) e tem a maior população do Brasil. Esta região e bem desenvolvida com muitas indústrias, o que acaba atraindo pessoas de outras regiões.
CLIMA: O clima dessa região é bastante diversificado no que diz respeito à temperatura, em função dos seguintes fatores: a sua posição geográfica, o seu relevo acidentado. O que predomina é o clima TROPICAL. Que apresenta um inverno quente e seco e verão chuvoso.
PAISAGEM: Sua paisagem típica apresenta montanhas arredondadas. A Mata Atlântica que existia no litoral foi devastada no período de ocupação do território. No estado de Minas Gerais predomina a vegetação do cerrado com arbustos e gramas.
LENDAS DA REGIÃO: A Lenda do Saci data do fim do século XVIII. Durante a escravidão, as amas-secas e os caboclos-velhos assustavam as crianças com os relatos das travessuras dele. Seu nome no Brasil é origem Tupi Guarani. Em muitas regiões do Brasil, o Saci é considerado um ser brincalhão enquanto que em outros lugares ele é visto como um ser maligno. É uma criança, um negrinho de uma perna só que fuma um cachimbo e usa na cabeça uma carapuça vermelha que lhe dá poderes mágicos, como o de desaparecer e aparecer onde quiser. Existem três tipos de Sacis: O Pererê, que é pretinho, O Trique, moreno e brincalhão e o Saçurá, que tem olhos vermelhos. Ele também se transforma numa ave chamada Matiaperê cujo assobio melancólico dificilmente se sabe de onde vem.
Ele adora fazer pequenas travessuras, como esconder brinquedos, soltar animais dos currais, derramar sal nas cozinhas, fazer tranças nas crinas dos cavalos, etc. Diz a crença popular que dentro de todo redemoinho de vento existe um Saci. Ele não atravessa córregos nem riachos. Alguém perseguido por ele, deve jogar cordas com nós em seu caminho que ele vai parar para desatar os nós, deixando que a pessoa fuja. Diz a lenda que, se alguém jogar dentro do redemoinho um rosário de mato bento ou uma peneira, pode capturá-lo, e se conseguir sua carapuça, será recompensado com a realização de um desejo.
COMIDAS TÍPICAS: As comidas típicas são tutu de feijão, feijoada, virado paulista, picadinho de carne à carioca, costela de porco à mineira pão de queijo, galinha ao molho pardo, entre outras.
DANÇAS: danças típicas: fandango, o batuque, a folia de reis, entre outros.
Comidas típicas da regiao sudeste?
* Tutu com lombo de porco;
* Feijão tropeiro com linguiça e torresmo, couve picada e rodelas de ovo cozido;
* Leitoa Assada;
* Galinhada;
* Vaca Atolada;
* Frango ao molho pardo com angú;
* Canjiquinha com costela de prco;
* Quiabo ensopado com angú;
* Feijoada;
* Bife com fritas;
* Camarão com chuchu;
* Rabada com agrião;
* Angu a baiana;
* Frutos do mar;
* Moqueca de peixe;
* Torta Capixaba de frutos do mar;
* Variados pratos com frutos do mar;
* Pão de queijo;
* Ambrosia;
* Broas;
* Biscoitos;
* Bolos.

Em resposta a:

Comida típicas do folclore da região sudeste (joana darc - 20/08/2006 13:19:15)
preciso de saber de tudo sobre comidas tipicas do floclore brasileiro da regioa suldeste...POr favor;se poder me mandar ainda hoje ficarei muito grada.....POIs é urgente........(ver)

Respostas:

Comida típicas do folclore da região sudeste (José dos Santos. - 19/10/2009 19:55:34)
Caros leitores desta página é com muita tristeza que venho alertar a todos sobre o desrespeito a culinária Capixaba... Note que os outros Estados têm um grande artigo nesta página falando sobre a sua culinária e até explicando como são feitos os pratos. Já ao se tratar de nossa culinária foi relatad...(ver)
Comida típicas do folclore da região sudeste (millena - 04/11/2009 14:27:56)
eu nao gosto de emta pq nao tem nada...(ver)
Comida típicas do folclore da região sudeste (rebeca - 24/11/2009 10:22:18)
Gostaria de saber coisas sobre a dança da Região Sudeste(O Fandango)...(ver)
Comida típicas do folclore da região NORDESTE (MARCOS marcos_pequenina15@bol.com.br - 31/07/2010 12:46:03)
sopas, escaldados, cozidos. E casquinhas de caranguejo, frigideiras de siri mole e cavaquinhas. Não é só no mar que nascem as delicias. Oferece a cozinha nordestina pratos exóticos, elaborados com carnes de porco, de cabrito, de carneiro. E aves. Prazeres que vão desde as tripas à sergipana até a ca...(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2019 -   http://www.insite.com.br