Criar forum gratis
Aqui podemos pedir, dar e trocar informações sobre comidas típicas brasileira (regiões) e de outros países, aprendendo cada vez mais. Alem disso, podemos discutir sobre cultura, folclore e tudo o que pode caracterizar um país ou região!!!
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]
Mensagem

Comidas tipicas da região norte

De Mayana em 07/08/2005 22:52:52 a partir de 200.208.242.60
Região Norte
MANIÇOBA
(15 porções)
20 molhos grandes de folha de maniva (mandioca)
1 kg de lombinho de porco
1/2 kg de toucinho fresco, de porco, sem o couro
1 kg de lingüiça de porco fresca
1 ½ kg de costelas de porco frescas
1/2 kg de chouriço
1 kg de bucho
1 kg de charque magro
250 g de toucinho defumado magro
2 rabos de porco frescos
3 paios
3 folhas grandes de louro
2 cebolas grandes
4 dentes de alho grandes
1 pimentão verde grande
3 tomates grandes, maduros e firmes
1 colher (sopa) bem cheia de banha de porco
1 colher (chá) cheia de cominho em pó
Pimenta-do-reino preta em grãos
Lave bem as folhas de maniva sem os talos e passe pela máquina de moer carne, chapa fina. Coloque em um panelão com bastante água. Logo que ferver, junte 1 colher (sopa) cheia de sal e o toucinho fresco cortado em pedaços pequenos. Cozinhe em fogo bem brando durante 4 dias. À medida que for secando, acrescente mais água. No quarto dia, escalde três vezes as carnes. Lave bem o charque para retirar o excesso de sal. Corte o lombinho, o bucho e o charque limpos, em pedaços médios. Corte a lingüiça em roletes e separe as costelas de duas em duas. Acrescente à maniva primeiro as carnes mais duras (como o charque) e depois, os rabinhos de porco, as costelas, o bucho e o lombinho de porco. Por último, acrescente a lingüiça, o chouriço, o pedaço de toucinho defumado sem o couro e os paios inteiros. Na panela, coloque o louro aos pedaços e água que dê para cobrir as carnes. Quando tudo estiver cozido – vá acrescentando um pouco mais de água conforme o necessário – e quase sem caldo, derreta a banha de porco, esquente e doure o alho socado com 1 colher (sopa) cheia de sal, junto com as cebolas batidinhas. Junte o pimentão e os tomates bem picados, tempere com o cominho e 1 colher (chá) cheia de pimenta-do-reino mo;ida na hora. Refogue tudo muito bem e misture com a maniçoba. Mexa e prove o sal. Sirva quente, com arroz branco simples, farinha d’água e molho de pimenta.
PIRARUCU NO FORNO
(8 porções)
2 ½ kg de pirarucu fresco
3 limões grandes
3 cebolas bem grandes
3 folhas grandes de louro
10 tomates grandes e maduros, sem pele e sem sementes
6 dentes de alho grandes
1 molho de jambu
1 xícara (chá) de azeite de oliva
1 colher (sopa) rasa de urucum
Pimenta-do-reino preta em grãos
Sal
Corte o pirarucu em 16 pedaços, lave com água e suco de um limão, escorra e enxuge. Soque o alho com 1 colher (sopa) cheia de sal e esfregue todo o peixe com essa pasta. Regue com o suco de 2 limões e misture com as cebolas raladas e escorridas, o louro aos pedaços e 1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora. Deixe temperar por 2 horas. Coloque então o peixe junto com esse molho num recipiente refratário grande e um pouco fundo. Regue o peixe com o urucum desmanchado em ½ copo de água. Cubra com uma camada de tomates picadinhos. Regue com o azeite. Finalize cobrindo tudo com as folhas de jambu lavadas e picadas. Leve ao forno médio e preaquecido e sirva, com o caldo que se formar, logo que o pirarucu esteja bem cozido, porém sem se desmanchar. Para acompanhar, arroz branco simples e farinha d’água.

Em resposta a:

Comidas tipicas da região norte (Rafael de Seixas - 06/08/2005 18:19:28)
eu preciso de urgentissima urgencia de pelo menos 3 receitas diferente até hoje ainda me desculpa a pressa eu fico muito agredecido...(ver)

Respostas:

Comidas tipicas da região norte (jackeline - 14/06/2008 13:10:22)
quero saber a onde a maniçoba surgiu...(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2019 -   http://www.insite.com.br