Fórum de discussão da obra, trabalho de Celestin Freinet, da turma de Informática Aplicada a Letras. Curso de Letras, Universidade Estácio.

Tags: turma
02/07/2008 08:46
De: Renan Fernandes de Oliveira (renan_aton@yahoo.com.br)
IP: 189.20.40.114

Re: Reflexões sobre Celestin Freinet.

Olá!
Interessados nas reflexões e práticas da pedagogia Freinet, buscamos as técnicas da pedagogia dele para implantarmos aqui na escola (Camanducaia MG). Porém dispomos de pouos recursos nesta desoberta. Se vocês puderem nos ajudar envindo para este e-mail artigos, opiniões, vivências, técnicas e reflexões seria a nós extremamente útil.
Agradecemos imensamente. Renan e Deize (Psicólogo e Diretora de Escola - Colégio Objetivo - MG)
renan_aton@yahoo.com.br
16/11/2005 20:40
De: Patrícia Quintão
IP: 200.151.3.169-

EAD

Nossos governantes não têm uma preocupação séria com a educação. É claro que por trás disto está uma série de fatores econômicos e políticos. Existem milhares de crianças sem escolas e sem professores. Como então podemos pensar em Educação a distância, se estas mesmas crianças não possuem provavelmente computador em suas casas ou acesso a ele?
Acredito sim, que a modernidade, a tecnologia está cada vez mais avançada. Não podemos esquecer que também existem milhares de pessoas que possuem computador. Então, devemos sim, nos aproveitar de todas as oportunidades oferecidas. Ãcredito que a educação a distância não deve ser vista como um meio de ensino propiamente dito, mas um complemento do ensino tradicional (professor-sala de aula- aluno).
27/12/2006 03:19
De: glete pupier (glete.pupier@free.fr)
IP: 213.44.138.229

Pédagogia Freinet no Brasil

OLA.
Sou aluna de mestrado em pédagogia na universidade de Bordeaux, na França Victor Segalen. Atualmente estou à fazer um trabalho de pesquisa sobre a pédagogia Freneit no Brasil. Estou à procurar informaçoes sobre a divulgaçao desta pédagogie no Brasil e quais sao as escolas que a pratica. Poderia me ajudar, conhecem alguma escola ai no Brasil, como posso entrar em contato?
Quais sao os trabalhos feitos a respeito desta pédagogia?
Fico muita agradecida.
Aguardo seu e-mail
Glete pupier
21/11/2005 15:24
De: Ana Paula Amorim da Costa
IP: 200.216.152.19-unknown

EAD

Seria muito bom se todos pudessem usufruir os benefícios que a internet proporciona, entretanto, são poucas as pessoas que tem acesso a ela.
A utilização da web na educação escolar facilitaria a transmissão de várias informações em diferentes meios, como o áudio, o vídeo e o texto.
É Preciso que as escolas, tanto as públicas como as particulares venham se informatizar e os professores cada vez mais se atualizar, pois assim o ensino brasileiro com certeza irá progredir.
20/11/2005 00:03
De: Sandra de Assis
IP: 201.5.129.106-

Celestin Freire

Celestin Freire faz uma crítica as escolas tradicionais,por serem escolas fechadas, contrárias as mudanças, onde elas continuam autoritárias, fechando os olhos para os enteresses e prazeres do grupo discente e principalmente para as bagagens que eles já trazem consigo. A crítica de Freire também se estende a Escola Nova pois ele cita particulamente Decroly e Montessori. A proposta global de Freire transcende a crítica de formas educativas atuais e desenvolve virtualmente transformando-se numa crítica de cultuta e construção do conhecimento.Em resumo as afirmações básicas do trabalho de Freire recaem numa epistemologia dialética para interpretar o desenvolvimento da cosiência humana e seu relacinamento com realidade podendo usar a tecnologia como a internet fazendo uma aula multimídia, usando os links e os hipertextos.  Sendo assim as ecolas podem se transformar através de trabalhos interagidos.
Seu IP: 54.162.173.119 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)