Fórum Oficial dos profissionais de saúde: ACS (Agentes Comunitários de Saúde), ACE's (Agenstes de Controle de Endemias), AVA's (Agentes de Vigilância Ambiental) entre outros. Atenção: Não aceitamos postagens anônimas ou fora de contexto dos objetivos desta ferramenta. Moderação: Equipe de moderadores. Nossa home page no Facebook: https://www.facebook.com/jornalagentesdesaude

Tags: de acs ace psf agente asa comunitario ava asace
03/02/2011 18:39
De: Pedro Maia
IP: 189.27.24.116

Categoria

Realmente é Lamentavel a situação de uma categoria que briga entre si, que não se respeitam e que querem subir na vida passando por cima dos outros, valem lembrar que os Acs's da 51, podem e devem entrar com um mandato de segurança, para garantir os seus empregos que a principio, nem corre risco de perder, portanto já que é pra brigar, nós vamos até o fim, estejam certos que se quiserem derrubar os 51, não será facil, na realidade digo que será impossivel. se voces entrarem, lembrem-se que tudo o que receberem, foi graças a nossa luta. 51 VAMOS CONTRA-ATACAR, exigir do governo a valorização dos reais profissionais Acs's do DF, que estão trabalhando a mais de 5 anos...
LUTAREMOS ATÉ O FIM!!!!!!!
01/10/2007 20:08
De: acs de presidente kennedy ES
IP: 201.38.62.2

RESPONDENDO A VANESSA DE CRUZ DAS ALMAS BAHIA

TODOS OS MUNICIPIOS BRASILEIRO RECEBERAM O REPASSE FEDERAL PARA OS ACS ,E DE 532.00 POR ACS SEU MUNICIPIO PROVAVELMENTE JA RECEBEU PROCUREM SEUS DIREITOS SE ENFORMEM AQUI EM PRESIDENTE KENNEDY NO ESPIRITO SANTO VAMOS RECEBER PROCURAM SABER LOGO PORQUE SE FICAR MAIS TARDE VCS NAO VAO RECEBER ANO QUE VEM JA E ANO POLITICO E NAO VAO PODER PAGAR.E ISSO QUE ELES ESTAO QUERENDO
28/03/2009 18:47
De: ACS -DF
IP: 189.74.43.51

Re: Re: Querendo dominio


  Se a Associação é só pra eventos, então por que vcs querem tanto??????  O que incomoda tanto, até onde eu sei é o "sindvacs que não tem regristro algum, e nunca, maaaais nunca, serar sindicato.   E tinha ACSs, de Ceilândia, Samambaia, Recanto, Riacho Fundo, Estrutural, Taguatinga, Brazilandia, Sobradinho,Paranoar, São Sebastião, Gama, Planaltina.  Estamos no pais democrático, e neste caso o voto não é obrigatório, vai quem quer !!!!! Vota quem quer!!!!! e todas regionais foram convocadas, e se alguem não ficou sabendo, é porque não lê jornal, não tem acesso a internet, não procura saber o que estar ocorrendo com a categoria, e etc, etc.  Mais a maioria, ficou sabendo sim, por exemplo: Recanto, todos ficaram sabendo, Gama, todos ficaram sabendo, Samambaia todos ficaram sabendo, etc etc etc....
03/03/2007 16:06
De: Edson Aguiar
IP: 201.4.146.116

Dotor

Dotor Moises. sou acs de campina grande-pb  e em João Pessoa-pb, todos estão se fazendo de besta e eu adorei a sua entrevista na rede vida
09/11/2009 15:34
De: acs df
IP: 187.90.111.174

WANDERMAN

WANDERMAN me admiro vc ainda não ter postado nada,todos estão querendo saber da sua boca o que realmente foi decidido.Pois o disse -me -disse está nos deixando angustiados .Eu sei que vc negociou o melhor que pode mas tem muita gente que quer ver o circo pegar fogo.Então para aqueles que não sabem diga algo,para os tranquilizar.obrigada.
26/02/2013 15:13
De: Enio vieira de oliveira
IP: 189.105.252.111

Afastamento

o agente comunitario de saude que é nomeado secretario de governo municipal ele pode pedir afastamento para exerce o cargo
22/03/2012 23:20
De: Resposta...
IP: 187.113.62.164

Direito de resposta!!!

      Amigo Dalailama, o SES não me deu o aparelho de P.A de pulso, mas tenho consciência e integral certeza que o aparelho nos dá mais acessibilidade perante a população, pois é uma coisa à mais a oferecermos diante a mesma que é carente de tudo! Se você não gosta do que faz não vai ser eu que vai fazer você gostar e talvez você prefira ficar em setores fazendo papel de técnico de enfermagem e assim não oferecer nada a sua área de atuação (Coitados dos seus pacientes)...
06/09/2007 18:15
De: ACS na luta
IP: 200.181.89.99

Re: Gratificação de 80%.

ACS DO DISTRITO FEDERAL, VAMOS COMPARECER NA CÂMARA LEGISLATIVA DO DF NESTA TERÇA FEIRA, AS 13 HORAS, PARA LUTARMOS MAIS UMA VEZ POR ESSA GRATIFICAÇÃO.
ESTAREI PRESENTE .......A LUTA CONTINUA.......SOU ACS QUE LUTA......
05/06/2006 23:35
De: wanderman (wandermavalero@hotmail.com.br)
IP: 201.40.48.235-

Mais um dia de luta

       Estivemos reunidos hoje na câmara legislativa com varias lideranças, entre elas a Dep.Arlete Sampaio que garantiu que a oposição vai nos ajudar com relação a nossa efetivação, inclusive visualizando possíveis modificações no projeto original do executivo, garantia que também tivemos em relação a líder do Governo a Dep. Eliana Pedrosa.
       Finalizando os encontros do dia estivemos em uma reunião no centro de convenções no inicio da noite com o Dr.Charles e o Dep.Fillipeli onde ficou acertado mais este grande apoio.
       Essas reuniões foram bastante proveitosas no intuito de o executivo enviar a câmara nosso projeto o mais rápido possível.
       Quanto ao comentario abaixo gostaria de lembrar ao amigo que antes de ser agente de saúde, sou PAI de família e também gostaria de ser efetivado como estatutario e com um salário bem melhor.
       Lembrando ainda que vamos nos mobilizar a partir de amanhã dia6/6/2006 as 8:30 em frente a Câmara Legislativa do DF.
                                        WANDERMAN VALERO MARTINS
                                       PRESIDENTE DA ASSEVIAMB-DF  
       
06/12/2006 23:53
De: Amauri
IP: 201.14.82.181

Loira

Gostaria de pedir desculpa p/ as pessoas loiras, que se ofendeirem com a minha expressão quanto a loira.Estou aqui me retratando queria dizer que fiquei muito ofendido com a sr Andezza, e acabei mim ecedendo.Gostaria de deixar bem claro, que não sou racista quanto a raça,opção sexual,religião,etc.
11/12/2009 20:55
De: felipe amorim
IP: 201.78.85.194

Pés no chão

eu com todo otimismo que tenho, sinceramente acho um sonho muito distante dizer que cada acs e cada ace de todo o nosso imenso Brasil ganhará 930 reais, sinceramente..... não acredito....... a esmagadora maioria dos municípios ainda nem sequer regularizou a situação dos agentes, aplicando a emenda constitucional 51, quanto mais pagar salário de 930 reais... fala sério.....
08/04/2009 15:41
De: REGINALDO* AGENTE DE ENDEMIAS MUNICIPAL RECIFE/PE
IP: 189.17.106.5

IMPLANTAÇÃO DE REMUNERAÇÃO PELA (UNIÃO)PARA OS ASC`S E ACE`S*CLAMOR DA CATEGORIA PARA O PRESIDENTE LULA.



Senado discute insalubridade para ACS e agentes de endemias
Sandra Pereira
Este mês, os agentes comunitários de saúde (ACS) e os de combate a endemias (ACE) que, nos últimos anos, têm lutado pelo reconhecimento e valorização das categorias, receberam uma notícia positiva.  No dia 3, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou o projeto,em caráter terminativo, de autoria do senador Expedito Júnior (PR-RO) que prevê como trabalho insalubre as atividades desses profissionais (PLS 477/07).
“A partir de agora, os agentes comunitários e o de combate às endemias, só pelo fato de exerceram a profissão, terão a caracterização da insalubridade, o que significa ter direito não só ao adicional de insalubridade quanto à aposentadoria especial”, informou Wagner Fraga, chefe do gabinete do Senador Expedito Júnior.
Para Tereza Ramos, Presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, o projeto aponta para a formalização de uma prática que já existe em algumas partes do país. “Grande parte dos municípios já faz o pagamento da insalubridade. Só não temos a garantia de quanto é pago. O valor fica em torno de 20%. Mas o projeto não fala disso”, explica.
Pela proposta, esses profissionais terão suas atividades enquadradas na categoria de insalubridade – nos termos do que está previsto na Consolidação das Leis do Trabalho – CLT (Decreto-Lei 5.452/43) -, porque eles trabalham sob condições climáticas adversas e, no caso dos agentes de combate a endemias, em constante contato com substâncias químicas. Dessa forma, o projeto modifica a lei que regulamenta as atividades dos agentes (Lei 11.350/06).  A proposta não recebeu emendas.
De acordo com a CLT, são consideradas insalubres as atividades que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, expõem os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.
Aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o projeto agora está na Subsecretaria de Coordenação Legislativa do Senado (Mesa do Senado) à espera de uma nova redação para depois será enviado diretamente à Câmara dos Deputados para ser apreciado.
A busca pelo reconhecimento
Há cerca de dez anos, os agentes comunitários e os de combate a endemias buscam o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas categorias. Por muito tempo, as atividades foram caracterizadas como trabalho voluntário.
Apesar do trabalho não remunerado, as ações desses profissionais tinham sua importância em função da redução dos problemas relacionados à saúde nas comunidades por eles atendidas. As entidades representativas desses trabalhadores iniciaram a luta cujas reivindicações incluía a criação da profissão de ACS e a desprecarização dos vínculos de trabalho desses profissionais e dos ACE. Finalmente, a  lei 11.350, de 2006, resolveu, em parte, o problema da informalização, na medida em que prevê a inserção dos ACS e ACE por processo seletivo público e a desprecarização dos seus vínculos trabalhistas. Em princípio, todos seriam CLT, mas cada prefeitura pode estabelecer uma legislação municipal que os coloquem como estatutário. No entanto, lembra Tereza Ramos, há muitos municípios que ignoram a lei e “continuam com os contratos precários”.
Para tentar resolver isso, Wagner Fraga informa que o senador Expedito Júnior  já apresentou outro projeto, que ainda não entrou em tramitação. “O projeto prevê que os repasses dos recursos da União para os Municípios no que se refere a atenção à saúde só aconteceria para os municípios que firmarem e cumprirem os vínculos com os agentes, sendo CLT ou estatuário. A decisão ficaria por conta das prefeituras”, disse Fraga.
Segundo Tereza Ramos, um dos estados com maior número de prefeituras que dão às costas para a lei é o Rio de Janeiro. Na opinião dela, isso acontece por conta de, no estado, a contratação dos ACS estar nas mãos de diversas Organizações Não-Governamentais. “Fica mais barato para as prefeituras contratar esses agentes do que deixar por conta das ONGs. Isso nos leva a crer que há uma pressão de grupos interessados em manter essa situação”, afirmou Tereza. Ela disse ainda que faltam para os esses profissionais a definição de um piso nacional e a criação de uma carreira nacional e profissional.
................................................................
Mobilização Nacional dos Agentes de Saude - MNAS
Estabeleça contato com o seu deputado federal
www.agentesdesaude.kit.net/pec
Coletania de leis voltadas aos agentes de saúde
www.agentesdesaude.kit.net/leis
Saiba o que diz a PEC que fixa o piso dos agentes de saúde em 2 salarios www.agentesdesaude.kit.net/novopiso
A aprovação da PEC 323 depende de voltade política. Mobilize-se em seu municipio, motive o parlamentar (deputado federal) que representa o seu estado. Solicite manifestação de apoio.
A PEC que estabelece o piso base de 2 salarios mínimo para os agentes de saúde pode ser votado em regime especial.
Nosso slogan: "Diga sim aos agentes de saúde, ajude a aprovar a PEC 323!"
................................................................
Seu IP: 34.229.175.129 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)