Canais  >> Outros
Criar novo fórum     Gerenciamento     Painel de Controle     Minimizar
Escola Iniciática Esotérica  Caminhos da Tradição

Escola Iniciática Esotérica 
Caminhos da Tradição 


A Escola Iniciática Esotérica Caminhos da Tradição está longe de ser uma Ordem. É, sim uma escola Iniciática que ministra cursos de magia preparativos para facilitar o caminho daqueles que desejam aprender e evoluir seja dentro de uma Ordem ou não, à custos baixíssimos praticamente simbólicos.
Vários cursos são ministrados virtualmente através do site: http://www.cursosdemagia.com.br Os cursos são de altíssima qualidade desenvolvidos e vistoriados pelos membros graduados de diversas Ordens ou Organizações Místicas, Herméticas e Esotéricas. São cursos ministrados através de módulos semanais e os alunos são avaliados através de Avaliações e participação. As dúvidas são sanadas através do nosso fórum ou e-mail particular, e no final do curso, o aluno tendo um bom aproveitamento receberá o certificado de conclusão do curso.

Seja bem vindo ao nosso fórum!

Glossário
Termo Significado
Amuleto Um objeto consagrado que possui o poder de atrair o amor ou  a boa sorte. Os amuletos também são usados  para proteger contra influências perigosas, o mal e a má sorte. Jóias com símbolos astrológicos, trevos de quatro folhas, pés de coelho são exemplos de amuletos atuais e populares.

 
Fonte: desconhecida
Athame Uma faca ritualizada com gume duplo, usada pelas Feiticeiras e pelos Magos para traçar círculos e armazenar a energia durante os rituais mágicos.
 
Fonte: desconhecida
BOLSA MOJO Pequeno saco de couro ou flanela contendo vários itens mágicos como ervas, pedras, penas, ossos etc. Transportados ou usados como talismãs para atrair ou afastar determinadas influências.

 
Fonte: desc
Cabala A palavra "Kabbalah" é derivada da raiz "receber, aceitar", e em muitos casos é usada como sinônimo de "tradição".
Qualquer um com o mais leve interesse em Kabbalah pode notar que há muitas ortografias alternativas da palavra; as  mais comuns são Kabbalah e Qabalah. Cabala, Qaballah, Qabala, Kaballah
 
Fonte: desconhecido
Caldeirão Pequeno pote de ferro preto utilizado pelas Feiticeiras, que combina simbolicamente as influências dos quatro antigos elementos e que representa o ventre da Deusa, sendo usado para vários propósitos, inclusive ferver poções, queimar incensos, colocar carvão ou ervas.
 
Fonte: desconhecida
Calice Taça ou cálice sagrado usado pelas Feiticeiras como recipiente de água ou vinho consagrado, e para simbolizar o Antigo Elemento Água.
 
Fonte: desc
Cetro Uma varinha usada nas cerimônias e rituais mágicos.
 
Fonte: desconhecida
Consagração O ato, processo ou cerimônia  de tornar algo sagrado; uso ritualístico da água e do sal para exorcizar energias negativas e/ou influências malignas dos instrumentos ritualísticos, dos círculos etc.
 
Fonte: desconhecida
Coven Grupo de Feiticeiras, tradicionalmente com treze participantes, que se reúne para trabalhar com magia e realizar cerimônias nos Sabás e Esbás.
 
Fonte: desconhecida
Covenstead Local onde o Coven se reúne regularmente.
 
Fonte: desc
Coverner Homem ou mulher pertencentes a um Coven.
 
Fonte: desconhecida
Divinação A ciência oculta, a arte e a prática de descobrir o desconhecido e prever acontecimentos do futuro através da interpretação de presságios ou de vários métodos, tais como as cartas de Tarô, bolas de cristal, mesas Ouija, astrologia etc.
 
Fonte: desconhecida
Elementais Criaturas que personificam as qualidades dos antigos elementos. As salamandras são os espíritos elementais do Fogo; as ondinas, os espíritos elementais da Água; os silfos, os espíritos elementais do Ar; e os Gnomos, os espíritos elementais da terra.
 
Fonte: desconhecida
Esbath Um encontro regular  de um Coven que acontece na Lua Cheia pelo menos treze vezes no ano. Num Esbá, os coveners trocam idéias, discutem problemas, realizam rituais especiais, trabalham com magia e cura, e agradecem e/ou pedem ajuda à Deusa.
 
Fonte: desconhecida
Esotérico Etimologicamente, a palavra deriva do vocábulo grego eisothéo, cujo sentido é "faço entrar", e esoterikós, "dentro", "oculto". O termo era utilizado para designar as lições de uma doutrina secreta que certos filósofos antigos transmitiam somente a alguns iniciados. Os mestres da antiguidade tinham por hábito reservar certos conhecimentos e destinar seu ensinamento somente a alguns poucos discípulos eleitos. Juntamente com exotérico, seu antônimo, a expressão era utilizada com freqüência nas Escolas de Platão e Pitágoras.
 
Fonte: Prof. Flavio Lins
Filtro Poção do amor 
Fonte: desconhecida
Gnose Gnose é o substantivo do verbo gignósko, significa conhecer.
Gnose é conhecimento superior, interno, espiritual ou mesmo iniciático.
No grego clássico e no grego popular, koiné, seu significado é semelhante ao da palavra epistéme.
Em filosofia, epistéme significa "conhecimento científico" em oposição a "opinião", enquanto gnôsis significa conhecimento em oposição a "ignorância", chamada de ágnoia.  
Fonte: desconhecida
Grimório Livro mágico que contém vários encantamentos, fórmulas, rituais e feitiços; qualquer coleção de encantamentos e fórmulas mágicas.
 
Fonte: desconhecida
Incensário Recipiente seguro para a queima de incenso utilizado nos rituais mágicos, símbolo do elemento Ar.
 
Kabbalah "A Kabbalah é a doutrina secreta dos Judeus, transmitida oralmente desde
tempos imemoriais e posteriormente constituída por um corpo de doutrinas derivadas de dois livros básicos: o Sepher Ietsirah e o Zohar e das obras de diversos comentadores insignes. Ela, portanto, não consta de um livro só, assim como não é uma doutrina unívoca e, sim, composta de doutrinas as vezes muito diferentes, conforme a época ou a escola cabalista. Ha, entretanto;
um fundo comum que provém de crenças, especulações, intuições, revelações e meditações baseadas na Torah (a Lei).A Kabbalah contém as doutrinas do Judaísmo, incluindo filosofia, Teosofia, Física, Naturalismo, Metafísica e muito mais. Esta Maneira de compreender e perceber o Todo, é conhecida pela Kabbalah há milênios; mas só agora o que antes era chamado de misticismo começa a ser chamado de Ciência "
 
Fonte: desconhecida
Karma A lei de causa e efeito que se aplica a todas as nossas ações e as suas conseqüências nesta vida ou nas encarnações futuras. 
Lei Triplice Em Wicca, a crença de que aquele que fizer o bem o receberá de volta três vezes na mesma vida. O que de mal for feito também retornará três vezes (também conhecido como Karma Tríplice)
 
Livro das Sombras Diário secreto de encantamentos mágicos e receitas de poções, guardado por uma Feiticeira ou um Coven 
Ocultismo O OCULTISMO é o estudo do espirito e da matéria, de DEUS e da humanidade, das origens e do Destino. É a verdadeira ciência da vida. Não há nenhum dogma no ocultismo, mas há um certo número de hipóteses, como em qualquer ciência.

Os OCULTISTAS, julgam que " nada existe sem um propósito" ; eles argumentam que deve haver um " PLANO SUPERIOR' para a criação e evolução do Universo, que abrange as galáxias e os sistemas solares, os sóis e os planetas, os átomos e as plantas, os animais e toda a humanidade. Dentro deste PLANO SUPERIOR estão os incontáveis PLANOS SECUNDARIOS de toda a Criação, cada qual entrelaçado e inter-relacionado num todo orgânico.
 
Pentaculo Objeto redondo e chato com a figura da estrela de cinco pontas – o pentagrama – usado em cerimônias mágicas e nos encantamentos para representar a energia feminina e o antigo elemento Terra.
 
Pentagrama O símbolo da estrela de cinco pontas dentro de um círculo que representa os elementos Fogo, Ar, Terra e Água regidos pelo Espírito. O símbolo do pentagrama é usado por várias Feiticeiras e magos nos encantamentos e cerimônias mágicas.
 
Ritual Cerimônia religiosa ou mágica, caracterizada por vestes simbólicas e comportamento formalizado, e destinada a produzir efeitos desejados, tais como iluminação espiritual ou poder sobrenatural ou para invocar uma deidade específica.
 
Sabath Um dos oito festivais da Wicca; reunião de Feiticeiras para celebrar , em época específica do ano, as mudanças das estações. Os quatro Sabás maiores são: Candlemas, Beltane, Lammas e Samhaim. Os quatro menores são: Equinócio de Primavera, Solstício de Verão, Equinócio de Outono e Solstício de Inverno.
 
Talismã Objeto mágico que funciona como amuleto; canto ou encantamento mágico muitas vezes entoado sobre um amuleto para consagrá-lo e imantá-lo  com energia mágica.
 
Unção O ato de untar com um óleo ou um ungüento de ervas como parte de uma consagração, cerimônia mágica ou ritual de cura.
 
Visualização Na magia, o processo de formar imagens mentais dos objetos necessários durante os rituais e lançamentos de feitiços. (Também conhecido como Visualização Criativa e Visualização Mágica.)
 
Wicca Nome alternativo para a Feitiçaria Moderna; uma religião neopagã natural com raízes espirituais no Xamanismo, tendo uma doutrina principal: o Conselho Wiccaniano. 
Para sugerir novos termos para o glossário, significados, siglas, expressões e nomes relacionados ao fórum 'E.I.E. Caminhos da Tradição' entre os dados abaixo:
Termo:
Significado:
Fonte: (caso não seja você o autor)
Seu e-mail: (opcional)