Canais  >> Saúde
Criar novo fórum     Gerenciamento     Painel de Controle     Minimizar
Neste fórum você vai poder deixar sua mensagens ou dúvidas relativo ao site Tudo Sobre o Seu Bebê - O Manual Online da Mamãe ou dúvidas que queira tirar com pais e usuários do site.
Glossário
Termo Significado
Analgesia Sinônimo de anestesia. Feita durante o trabalho de parto ou parto, vai aliviar suas dores, sem que você deixe de participar. A injeção não dói, pois ela é realizada com um analgésico local. No meio das contrações, a picada será um alívio. Nós garantimos. As mais usadas são raquidiana, peridural e combinada (como o nome já diz, é uma combinação das outras duas).  
Fonte: Tudo Sobre o Seu Bebê
Clampeamento Vem de clampe, um pregador descartável que os médicos colocam no cordão umbilical para estancar a circulação sanguínea. Funciona como um pregador de roupa. É feito segundos depois que o bebê nasceu, mas antes que o cordão tenha sido cortado. 
Coroamento Jargão usado pela equipe médica para dizer que o bebê encontra-se no fim do canal de parto, isto é, na vagina. Significa que já é possível ver a cabecinha do seu filho. 
Dequitação Não, não tem nada a ver com decantação. É a saída da placenta pelo canal de parto, que acontece até dez minutos depois do nascimento do bebê. Em cesáreas ou quando a placenta não sai espontaneamente, o obstetra a retira. 
Dilatação Ah, isso você vai ouvir muitas vezes. Em uma delas, provavelmente algo como: 'Doutor, ela tem apenas dois dedos de dilatação, o senhor pode vir com calma'. Nesse caso, se for o primeiro filho, é provável que o bebê ainda leve cerca de 6 horas para nascer. A dilatação é a abertura do colo do útero, durante o trabalho de parto, provocada pelas contrações uterinas regulares, que permite o nascimento do bebê. 
Doula Mais uma pessoa para acompanhar seu trabalho de parto. A profissional, que pode ser encontrada no grupo Doulas do Brasil (http://www.doulas.com.br/), ensina as melhores posições e técnicas de respiração e também faz massagens para aliviar a dor. Funciona como intermediária entre a equipe médica e a grávida. Algumas mulheres sentem-se seguras com o apoio e cuidados de outra pessoa, além dos médicos. Outras ficam incomodadas com mais gente em volta. 
Episiotomia Ela fará com que provavelmente você precise usar almofadas para se sentar nos primeiros dias do pós-parto. Não se assuste, o incômodo passa logo. É o corte realizado no períneo (região entre a vagina e o reto) durante o parto vaginal, para facilitar a passagem do bebê e evitar a laceração desregular. 
Fórceps de alívio À primeira vista, parece um instrumento de tortura. Não tenha medo. Será um alívio para o bebê. Com o formato de uma pinça, é usado para puxar a cabeça do bebê, se houver dificuldade em expulsá-la. Caso seja necessário, é empregado no estágio final, quando já é possível ver a cabecinha do bebê. 
Imunoglobulina anti-RH É o nome complicado de uma simples vacina. Simples e importante. Grávidas com sangue RH negativo precisam tomá-la até 72 horas após o parto, se o bebê tem o fator RH positivo. Isso porque, durante o parto, ocorrem trocas sanguíneas entre mãe e filho. Ao receber o sangue do bebê, o organismo da mulher reconhece a proteína RH positiva como um corpo estranho e desenvolve um sistema de defesa para combatê-lo. Numa segunda gestação, caso o feto seja positivo, o organismo vai rejeitá-lo. A vacina evita que a mulher desenvolva anticorpos. 
Incisão Para não dizer que vão cortar sua barriga, os médicos preferem falar em incisão. Talvez porque assusta menos. Na cesárea, é feito perto da região dos pêlos pubianos e tem, em média 10 centímetros. Os pontos são retirados em até duas semanas. A cicatriz some com o tempo e não vai impedi-la de ir à praia, vestindo um biquíni pequeno. 
Indução É exatamente o que parece. Quando o colo do útero não dilata o suficiente para a passagem do bebê, o médico induz o parto com substâncias sintéticas, geralmente o hormônio ocitocina. A substância é injetada por um cateter junto com o soro fisiológico. 
Jota Conhece aquela típica pista de corrida de carrinhos em forma de oito? Pois até nascer, o bebê também percorre um circuito, só que na forma da letra J. Isso porque ele desce por uma reta, ou seja, o canal de parto, em seguida, faz uma curva para cima e, finalmente, sai. 
Para sugerir novos termos para o glossário, significados, siglas, expressões e nomes relacionados ao fórum 'Tudo Sobre o Seu Bebê - O Manual Online da Mamãe' entre os dados abaixo:
Termo:
Significado:
Fonte: (caso não seja você o autor)
Seu e-mail: (opcional)