Nas periferias das grandes cidades a população de baixa renda utiliza a Lan House como uma alternativa para fugir da marginalidade informativa imposta pelo capitalismo através do atual processo de Globalização. Verifica-se que grande parte das Lan houses são instaladas estrategicamente nas proximidades das escolas públicas. Dessa forma nasceu a idéia de utilizar esses espaços como recursos pedagógicos aliados à aquisição de conhecimento. Estou desenvolvendo um projeto com alunos adultos do turno noturno de uma escola pública estadual da cidade de Feira de Santana - Bahia, que tem como principal objetivo criar uma mudança de mentalidade em relação a utilização da Lan house,tranasformando-o em espaço democrático de aprendizagem e aquisição de conhecimento. Sendo assim: Você acredita na função socializadora da Lan House, nos bairros periféricos das cidades brasileiras dentro do processo pedagógico? Você acredita que a Lan House pode desenvolver a função socializadora no processo de inclusão digital? Como fazer para trabalhar com alunos adultos precariamente alfabetizados, mas com grande habilidade no desenvolvimento das novas tecnologias? A Prefeitura de Feira de Santana esta disponibilizando internet grátis em alguns bairros, praças públicas etc. Você acredita em transformações sociais através dessas iniciativas? ESTOU AGUARDANDO O SEU COMETÁRIO! A Globalização Informativa faz parte de uma das pesquisas que estou iniciando, visando meu projeto para o final do curso. É muito interessante observar de que forma as comunidades se comportam em relação às novas alternativas tecnológicas de comunicação. Observo a organização das cidades virtuais com atividades paralelas às cidades tradicionais onde as pessoas trabalham, estudam, brincam, paqueram, fazem compras etc. Nas cidades virtuais o imaginário ganha asa e o sonho se concretiza na capacidade de abstração de cada pessoa. Esse é o grande risco (ou não). Estou esperando sua participação!

Tags: educacao comunicacao digital tecnologia lan house
07/06/2010 20:18
De: Fernanda Dias Oliveira; 8ªa; nº 14 (nanagirl_fsa@hotmail.com)
IP: 201.50.0.182

Lan house (fugindo do abismo digital)

 Bom... Alguns até acham que a influência da computação em nossa forma de interagir é uma questão negativa,  pois estamos tendo pouco contato inter-pessoal e crianças estão tendo os produtos tecnológicos como seus melhores amigos. Mas, por outro lado, com as adversidades do dia a dia, a população carece de mais atenção na área tecnológica que a leve interagir muito mais com o mundo. Acredito que a internet tem sim seus pontos positivos e negativos como qualquer "coisa", a interatividade pode ser mútua em alguns programas como o Messenger, dando um enter a pessoa lê e imediatamente responde um diálogo comum, por "torpedos". Já no site de relacionamentos como é o caso do Orkut, no qual, se pode deixar um recado e a pessoa pode demorar minutos como também dias ou horas, que nem sempre é imediata para responder e ate ver fotos. Existem pessoas que moram na mesma cidade e conversam através do computador, a falta de tempo e a rapidez (e eficácia) cada vez maior dos meios tem contribuído, e ao mesmo tempo aproxima pessoas que estão distantes sendo distancias de (países, cidades, estados, bairros...). Assim como existe o afastamento do meio social fisicamente permite um acesso imenso de informações ao mesmo tempo. Então, vai do bom senso de cada um fazer a dosagem do tempo que passa em rede e no convívio social, além do proveito a ser retirado de cada um.
  E vendo em conta a internet tem pontos negativos também a exemplo da pedofilia na internet, um alerta sobre o aumento no número de sites contendo imagens de abuso sexual de crianças. Mais de três mil páginas contendo imagens mostrando abusos sérios, como atividades sexuais. Inclusive, a maioria são crianças de 12 anos, pelo que eu vi e ouvi  na televisão alguns sites ficam pouco tempo no ar e mudam freqüentemente de endereço dificultando as denúncias e, assim, a polícia nunca tem tempo suficiente para reunir as provas e incriminar os culpados. E assim, temos um resultado vergonhoso e revoltante da maneira como a internet está sendo usada. A tecnologia que foi criada para auxiliar a sociedade acaba sendo contaminada pelo crime. O que mais indigna é a crueldade com que usam a imagem das crianças numa situação extremamente degradante como no caso de abuso sexual. É lamentável também que o número de páginas com conteúdos pedófilos tenham aumentado. A internet tem colaborado com o abuso, mas por outro lado é através dela que conseguimos denunciar, mesmo que pareça pouco perante o tamanho do fato devemos fazer nossa parte e torcer para que a polícia consiga um dia encontrar os culpados e os julgar da forma que merecem.
  A partir de R$ 1 possível entrar na internet em uma lan house. O G1 apurou que esse é o preço médio cobrado por uma hora em lan houses de favelas e bairros da periferia de três capitais: São Paulo, Rio e Recife. O preço médio por hora em grades estabelecimentos situados nas regiões e bairros centrais da cidade de São Paulo é de R$5.
  Alem do preço, essas lan houses da periferia têm em comum a freqüência de jovens, que em sua maioria procuram o acesso ao MSN, ao ORKUT, e aos jogos on-line.
  A internet nas favelas furou as barreiras geográficas impostas pela guerra o trafico. As salas de computadores estariam servindo para aproximar pessoas de favelas rivais. E a procura é tão grande que internautas disputam computadores ate de madrugada.
 A proliferação das salinhas de computador, com preço camaradas, em uma das maiores favelas da cidade fez a alegria da comunidade. O publico mais aficionado é os adolescestes, na faixa de 12 a 20 anos. Eles ficam no mínimo, uma hora por dia conectado a internet, segundo funcionários de lan houses.
   As lan houses já fazem parte da rotina de muitas pessoas e de comunidades e ficam repletas de adolescentes. Os sites de relacionamento e os jogos de computador são os mais procurados por esses jovens.
 
03/05/2010 19:34
De: CPO 2010 Nº 23 8ª A
IP: 189.104.107.237

Lan house,fugindo do abismo digital

Na minha opinião,muitas pessoas de baixa renda que não possuem computador em casa buscam a lan house como fonte de informação e também de diversão.Eu acredito na função socializadora da lan house,nos bairros perifericos,pois essas pessoas também fazem parte do novo mundo globalizado.
18/05/2010 14:36
De: LARISSA FERNANDES MATOS 8F N-20 18/05/2010
IP: 187.68.53.101

A sociedade em relação a lan house

Eu acredito que a função socializadora da Lan House é muito importante não só para as pessoas que estão participando, mas sim pra toda a sociedade pois ela vai fazer a  diferença nesse processo da  globalização de excluir as pessoas menos favorecidas e favorecer as ricas.Em relação ao trabalhar com adultos precariamente alfabetizados terá que fazer algum projeto que os ajudem  nesse processo educativo . pois a parti  desse trabalho haverá transformações já que as pessoas vão ter um maior acesso a informações onde poderão discutir mais sobre o  assunto e expor suas idéias melhor. E isso também vai poder  mostrar que podemos fazer na lan house não só um local de diversão ,mas de conhecimento  e de quebrar de barreira  em relação a  exclusão da globalização
14/08/2009 08:42
De: Andréa Carvalho
IP: 200.187.22.70

Lan house como espaço de aquisição de conhecimento

Trago para esta discussão três definições de Lan House:
Lan House é um estabelecimento comercial onde, à semelhança de um cyber café, as pessoas podem pagar para utilizar um computador com acesso à internet e a uma rede local, com o principal fim de acesso á informação rápida pela rede e entretenimento através dos jogos em rede ou online Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/LAN_house
Ing.] Estabelecimento comercial que loca o uso de computadores para jogos virtuais de última geração. Os jogos, normalmente, de conteúdo violento, são disputados simultaneamente, em tempo real, por diversos participantes, cada qual controlando os movimentos de um personagem que confronta com outros. Esse conceito, que surgiu na Coréia em 1996, baseia-se no uso uma rede local (LAN).
Fonte: http://www.dicweb.com/ll.htm
Lan House- Jogos Multiplayer - São as casas de jogos mais "modernas", que ao invés dos flippers com fichas e cartões com créditos usam computadores ligados em uma rede interna com jogos como Unreal Tournament, Quake 3 e Counter Strike e cobram por hora por essa "guerrilha virtual".
Fonte: http://www.paraibaonline.com.br/dicionario.htm
Interessante como os conceitos de Lan House estão diretamente ligados “casa de Jogos”. Diante disso, utilizar as lans House como espaço que além de socializar possibilitam o desenvolvimento de atividades aliadas ao desenvolvimento cultural de nossos alunos, é um enorme desfio, que como foi citado no início deste fórum requer acima de tudo uma “mudança de mentalidade” e conseqüentemente de comportamento daqueles que freqüentam este ambiente.
Estive lendo outro dia aqui na net, o texto de uma aluna de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero uma definição de Lan house que me chamou atenção, dizia assim: “O local é fechado, as paredes escuras são geralmente pintadas em tons de vermelho e roxo, há pouca iluminação, o som alto transita entre o rock e o eletrônico. O ar hi-tech domina o local. Essa poderia ser a descrição de uma casa noturna, mas trata-se de uma lan-house, casas de jogos eletrônicos em rede.”
Ouvimos com certa frequência depoimentos de pessoas queixando-se da pouca privacidade que estes ambientes oferecem e só temos a lamentar por isso, pois acho que este espaço pode promover sim a inclusão digital, pode ser local de aquisição de conhecimento, mas para tanto como já foi dito anteriormente, precisa de um trabalho de conscientização e orientação daqueles que a freqüentam, quanto dos proprietários.
Aproveito para parabenizar pelo tema deste Fórum, muito interessante e dá margem a inúmeras reflexões.
Andréa Carvalho
07/06/2010 17:19
De: Thiago Freitas, 8F, n°:28
IP: 189.104.62.143

Lan house(fugindo do abismo digital)

A lan house é muito importante, pois pocibilita pessoas que não tem condições de ter um computador, acessar a internet. O úsuario adiquire mas informações sabendo as noticias nacional e mundial, e se aproxima mas das pessoas. Alem dessa pessoa ta se integrando com o mundo ta fazendo com que cada vez mais diminui o absmo digital.
03/06/2010 09:41
De: Bianca Mamona.nº7 8ªA
IP: 189.104.56.124

Lan Houses

Para mim as lan houses são um meio que as pessoas que tem menos condições de ter um computador em casa, poderem ter acesso ao "novo mundo", ou seja, o mundo da tecnologia, que hoje em dia está presente em lugares que antes nem se podia imaginar, como as periferias e lugares mais humildes, e com essa ajuda do governo de proporcionar internet grátis a essas pessoas, acho que elas terão mais acesso aos acontecimentos que ocorrem no mundo, notícias importantes etc. Poderam interagir com outras pessoas, ficar por dentro da atualidade, e mesmo aqueles que não possuem escolaridade, possam se incluir dentro do mundo.
29/06/2010 14:29
De: Gedson Cláudio - 8ª E - CPO
IP: 189.104.246.27

Lan house (fugindo do abismo digital)

Na minha opinião as lan houses são sim incentivadoras pedagógicas, mais quando sabe-se usar; por que o programa  de inclusão digital, constitui-se em um instrumento de promoção da inclusão social e tem como objetivo proporcionar à população menos favorecida o acesso às tecnologias de informação, capacitando-a na prática das técnicas computacionais, voltadas tanto para o aperfeiçoamento da qualidade profissional quanto para a melhoria do ensino, mais não é o que sempre aconteçe : os jovens usam esse programa do governo pra fazer coisas que não estão em um padrão de rendimento educacional!
18/08/2009 18:18
De: Vinícius Fernandes
IP: 189.91.25.251

Uso das Lan Houses

Ótima iniciativa conscientizar as pessoas quanto ao uso de Lan Houses, são locais onde oferecem uma grande oportunidade de socialização, pelo seu grande movimento.
Na maioria dos casos hoje em dia, as Lan Houses são usadas apenas para jogos online, bate-papo e sites de relacionamento, deixando de lado a oportunidade de adquirir conhecimento através da Internet.
A Internet hoje é uma das mais importantes formas de se compartilhar conhecimento, nessa era digital em que vivemos, mas seu mau uso às vezes nos faz questionar se ela nos traz benefícios ou prejuízos.
Ótima iniciativa, parabéns.
22/04/2010 15:47
De: Rodrigo Falcão cpo 8f
IP: 187.77.243.24

Lan House, abismo digital

Um assunto muito interessante foi abordado no tema o uso das Lan House, nesse projeto que esta sendo sugerido pelo professor Walter filho pois foge um pouco do objetivo das  Lan House , pois quando algum jovem vai para uma Lan House na maioria das vezes alem de fazer sua pesquisa ele ira jogar, verificar seu email entra outras milhões de coisas.
Sobre o abismo digital ele sempre ira existir, pois há um grande diferença econômica entre um país e outro , cidade e até continentes, muitos países da África por  exemplo  não tem acesso a internet.
31/05/2010 18:15
De: Ana Paula Freitas ,8° C , n° -02 ; CPO
IP: 187.124.16.164

Lan house fugindo do abismo digital

A internet é,hoje a pricipal ponte  que existe entre nós e o conhecimento;e as lan houses como meio de nos aproximar mais dessa ponte tornando assim uma ponte que sempre estara lá , mas depende  de nos a vontade de atravessá-la , ou seja, as lan houses foram criadas no intuito da sociedade usa-la  e a sociedade usa , mas não para melhorar a educação e o conhecimento,mas sim para coisas como orkut ,formspring,twitter e muitas vezes  o que era para ser bom para a sociedade ,acaba sendo ruim e perigoso.Então você acredita na função socializadora da Lan House nos bairros perifericos das cidades brasileiras dentro do processo pedagogico ? Sim, mas depende da população se quer usar este insttrumento  como socializador dentro do processo pedagogico e como um meio de inclusão digital.
07/06/2010 17:35
De: Bianca Araujo, 8F, N°07
IP: 189.104.186.139

Abismo digital

Bom , as lan houses hoje em dia , estão ajundando a muitas pessoas que não tem condições de ter um computador em casa, a desfrutar um pouco mais dessa "tecnologia" que é e internet , mas tem muitas pessos também , fazem mau uso delas em vez de aproveitar para aprender um pouco mais sobre ela e desfrutar o que ela tem de bom ! Acredito que essa oportunidade que Feira está propocionando , vai ser muito importante para muitas pessoas que ainda não tem acesso a internet.
15/06/2010 19:12
De: Adevaldo Junior/(DEDE)para as meninas,8ªB,Nº01. (ade-ba@hotmail.com)
IP: 189.105.195.60

Lan house Fugindo do abismo digital

eu acho q com as LAN HOUSES o abismo digital,q é a diferença da tecnologia digital de um lugar indefinito para outro,diminuiu,pq as pessoas q ñ tem computador em ksa podem arranjar dinheiro para passar alguns minutos ou horas acessando,mas só para as necessidades nos estudos ou em alguma coisa pessoal.
08/06/2010 18:09
De: Gabriel Mineiro,8ªF,CPO,N°11
IP: 189.104.228.204

LAN HOUSE

O termo LAN foi extraído das letras iniciais de "Local Area Network", que quer dizer "rede local", traduzindo assim com um local de entretenimento caracterizado por ter diversos computadores conectados em rede de modo a permitir a interação de dezenas de jogadores. O conceito de LAN House foi inicialmente introduzido e difundido na Coréia em 1996, chegando ao Brasil em 1998. A tradução para o português poderia ser "casa de jogos para computador". O plural é LAN Houses. A função das Lan Houses está a muito descaracterizada apenas como uma casa de jogos, não deixa de atender ao público de jogadores em rede, mas assume novas atividades que variam conforme o público que é atendido
11/06/2010 18:08
De: Leticia Santos 8ª E nº 15
IP: 189.99.105.155

Lan house (fugindo do abismo digital)

é uma idéia muito boa, pois para quem não tem dinheiro para comprar um computador as Lan house são uma otima escolha para diversas coisas e adultos aprendendo a mexer nessa tecnologia muitas coisas poderão acabar como meninas e meninos conversando com pessoas estranhas, marcando encontros e se dando muito mal as vezes. Com os pais sabendo o que seus filhos estão fazendovaris coisas serão evitadas.
Seu IP: 35.172.223.30 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)