Nas periferias das grandes cidades a população de baixa renda utiliza a Lan House como uma alternativa para fugir da marginalidade informativa imposta pelo capitalismo através do atual processo de Globalização. Verifica-se que grande parte das Lan houses são instaladas estrategicamente nas proximidades das escolas públicas. Dessa forma nasceu a idéia de utilizar esses espaços como recursos pedagógicos aliados à aquisição de conhecimento. Estou desenvolvendo um projeto com alunos adultos do turno noturno de uma escola pública estadual da cidade de Feira de Santana - Bahia, que tem como principal objetivo criar uma mudança de mentalidade em relação a utilização da Lan house,tranasformando-o em espaço democrático de aprendizagem e aquisição de conhecimento. Sendo assim: Você acredita na função socializadora da Lan House, nos bairros periféricos das cidades brasileiras dentro do processo pedagógico? Você acredita que a Lan House pode desenvolver a função socializadora no processo de inclusão digital? Como fazer para trabalhar com alunos adultos precariamente alfabetizados, mas com grande habilidade no desenvolvimento das novas tecnologias? A Prefeitura de Feira de Santana esta disponibilizando internet grátis em alguns bairros, praças públicas etc. Você acredita em transformações sociais através dessas iniciativas? ESTOU AGUARDANDO O SEU COMETÁRIO! A Globalização Informativa faz parte de uma das pesquisas que estou iniciando, visando meu projeto para o final do curso. É muito interessante observar de que forma as comunidades se comportam em relação às novas alternativas tecnológicas de comunicação. Observo a organização das cidades virtuais com atividades paralelas às cidades tradicionais onde as pessoas trabalham, estudam, brincam, paqueram, fazem compras etc. Nas cidades virtuais o imaginário ganha asa e o sonho se concretiza na capacidade de abstração de cada pessoa. Esse é o grande risco (ou não). Estou esperando sua participação!

Tags: educacao comunicacao digital tecnologia lan house
11/05/2010 20:07
De: Vitória Oliveira , nº29 , 9ºC , Colégio Padre Ovídio .
IP: 189.104.5.236

Lan house , fugindo do abismo digital :)

Na minha opinião todas as pessoas tem o direito, de ter uso a um computador , principalmente acesso a internet, pois ele pode mostrar tudo que estar acontecendo no mundo de um maneira mais rápida, do que os outros meios de comunicação . E as lan houses nas periferias ou em lugares de menor renda, fazem com que as pessoas não se sintam inferiores ,  as que tem computador eu sua própria casa .
 A idéia de colocar em alguns bairros da nossa cidade acesso a internet gratuitamente , é muito interessante pois assim vai capacitar mais pessoas , mais claro com ajuda de uma pessoa profissional, ensinado a utilizar essa máquina ( COMPUTADOR ) ,  e mostrando que ele não é algo que serve só para diversão .
:]
18/05/2010 14:36
De: LARISSA FERNANDES MATOS 8F N-20 18/05/2010
IP: 187.68.53.101

A sociedade em relação a lan house

Eu acredito que a função socializadora da Lan House é muito importante não só para as pessoas que estão participando, mas sim pra toda a sociedade pois ela vai fazer a  diferença nesse processo da  globalização de excluir as pessoas menos favorecidas e favorecer as ricas.Em relação ao trabalhar com adultos precariamente alfabetizados terá que fazer algum projeto que os ajudem  nesse processo educativo . pois a parti  desse trabalho haverá transformações já que as pessoas vão ter um maior acesso a informações onde poderão discutir mais sobre o  assunto e expor suas idéias melhor. E isso também vai poder  mostrar que podemos fazer na lan house não só um local de diversão ,mas de conhecimento  e de quebrar de barreira  em relação a  exclusão da globalização
30/05/2010 12:09
De: Polyanna Falcão ,8°C CPO n° 25
IP: 187.77.231.132

Lan house fugindo do abismo digital

Para muitos que não tem acesso ao computador o uso das lan houses é muito bom pois ajuda a pessoa a se atualizar , fazer pesquisas , trabalhos escolares. Mas muitos outros ja vêe este tipo de ajuda ruim pois pessoas perdem seu tempo para criar sites de vendas falsos, assim muitas pessoas vão neste site e se enganam acabam perdendo dinheiro por causa do uso errado desse tipo de maquina...
07/06/2010 21:51
De: Larissa Raquel 8ª A n º 20
IP: 187.87.202.34

Lan house

Na minha opinião, estes computadores públicos para os adultos são ótimos, além de ser um recurso melhor para aprender, também levam eles a ter contato com o mundo, viver em um mundo, mas moderno, e ter contato com o principal instrumento de trabalho do futuro.Estas lan houses vai ser bom para aquelas famílias que não tem condições de ter um computador em casa.Todos os sentidos são positivos.
05/05/2010 13:38
De: Larissa de Castro Araujo 8ª C nº - 11 2010
IP: 189.80.74.4

O abismo digital

O abismo digital implicará mais desenvolvimento nos países, regiões e para as pessoas com melhores oportunidades de acesso em detrimento de quem tem menos. Na verdade, o abismo digital é produto dos abismos sociais produzidos pelas desigualdades econômicas, políticas, sociais, culturais, de gênero, de gerações, geográficas, etc. O abismo digital, entendido apenas como abismo tecnológico, e sua solução principal no desenvolvimento da infra-estrutura, constitui uma solução sumamente conveniente para as grandes empresas de telecomunicações e para os fabricantes e comerciantes de equipamento de informática.
14/06/2010 12:54
De: Uyane Santos, nº 22 9ºano E
IP: 189.104.248.98

Abismo digital

 Hoje em dia as lan houses estão sendo uma oportunidades para aqueles que não tem computador em casa,uma forma de comunicação, pesquisa e conhecimento.
 Mas também não podemos esquecer que as pessoas não sabem a maneira correta de usá-la. Acredito que o certo é as escolas fazem devem ajudar: dando informativos e dicas de uso. Devemos procurar primeiro educar os usários verbalmente, depois ensinar as pessoas a navegarem.
 Não podemos esquecer a internet não é só um meio de cultura, mas também de diversão, e que é uma maneira de aproximação com a glogalização.
04/06/2010 13:48
De: Gabriela Barbosa Leal 8F
IP: 187.71.150.87

Lan house (fugindo do abismo digital)

Muitas  pessoas acham que a lan house serve apenas como distração ou para ser usada como local de roubo, muitas vezes esses pensamentos estão certos, mais muitas e muitas outras esses pensamentos estão errados, poís as lan houses também são usadas como local de estudo para aquelas pessoas de baixa renda que não possuem um computador em casa, e vão até as lan houses á procura de conhecimentos, não só querendo diversão.
09/06/2010 18:40
De: mauricio costa mutti n°17 9°ano turma:c cpo
IP: 187.77.192.164

Abismo digital

os jovens de hoje de baixa renda muitas vezes para figir da violência das ruas estão passando mais tempo no computador isso quer dizer,  na lan house, muitas vezes vão para lan house a procura de estudo e diversão,  que não encontram na rua, por isso a lan house é muito importante no mundo globalizado.
01/05/2010 11:57
De: Larissa Fernandes , 8ªB, CPO-2010
IP: 189.89.174.3

O abismo digital e a Lan House

O abismo digital é gerado pela falta de equilíbrio nas rendas das classes sociais. As pessoas com baixa renda têm dificuldades e menos de condições para serem consumidoras de novas tecnologias.
Diante dessa situação desigual surgem as Lan Houses, que podem proporcionar essa integração ao acesso tecnológico, através dos computadores, assim como nas classes mais elevadas.
Estes estabelecimentos têm grande importância, principalmente nas periferias, pois torna possível a integração desses grupos mais pobres com a internet, o que gera novos conhecimentos e uma relação mais abrangente das atualidades, ou seja a aproximação com todo o mundo.
16/06/2010 15:14
De: John Weslley
IP: 187.127.143.38

Abismo digital

As lan house para mim são como bibliotecas pulblicas,pois todas duas servem para fazer pesquisas e obter conhecimentos,o projeto que está sendo implantado em Feira de Santana vai servir e muito na area da educação e laser,pois muitos adolecentes vão deixar de estar na rua se envolvendo com droga e com a violencia.
08/06/2010 13:52
De: Erick Lopes . 8ª E - nº 05
IP: 189.104.184.252

Lan House @ fugindo do abismo digital

A lan house, tem uma função socializadora e atrai diversos jovem desde a a primeira vez que se “precisa” entrar numa; só que nem sempre ela incentivam, ir pra um caminho certo, ou o que agente entende como o certo. As lan houses podem colaborar para o processo de digitalização da sociedade, mas não são a solução para a inclusão digital entre a população de baixa renda, na verdade o que deve aver é espaços comunitários com computadores conectados à internet banda larga, com acesso gratuito para a população local. Além do acesso livre, o oferecimento de oficinas e cursos de informática básica. Tudo funcionando com software livre, mais sem desviar do que verdadeiramente é a inclusão digital. Na minha opinião os professores deveriam implantar um projeto para que os alunos compreendam o verdadeiro siguinificado disso.
22/04/2010 21:05
De: Ana Carolina 8ªF CPO
IP: 189.49.162.216

Lan House, uma forma de "fuga" do abismo digital

É interessante abordar esse tema tão conhecido por todos, a internet, porém algumas pessoas, as mais pobres, que vivem à beira da sociedade, muitas vezes não tem acesso á ela. A Lan House entra no assunto neste ponto onde ela vai aos mais pobres levando a elas a internet e assim essas pessoas podem se sentir tambem incluidas na globalização, o governo também vem investindo em internet grátis em algumas praças e isso, assim como as lan houses ajuda na inclusão.
04/05/2010 20:29
De: Camilla Rodrigues , nº 04, 8ªB, CPO-2010
IP: 189.104.12.116

Lan Houses , importância.

 Esses estabelecimentos funcionam como ponto de encontro real e virtual dos jovens nas periferias, que buscam trabalhar, estudar e se comunicar por meio da Internet, por um preço acessível. E concertesa a internet ajuda muito nas periferias, pois cada vez mais surgem novidades no mundo e para aqueles que não têm acesso a internet fica difícil e mais complicado saber sobre as noticias, mas, disponibilizando a internet pelas periferias por um preço razoável, muitas pessoas têm condições de acompanhar esse passo da globalização e também de expor suas próprias opiniões a respeito.
04/05/2010 20:25
De: CPO Antonio Marcos Nª06 Turma A 2010
IP: 189.16.249.130

Abismo Digital

Hoje em dia a Lan House está sendo um meio de combater a marginalidade e imposta pelo capitalismo digital e tem muitos lugares pobres que para eles se comunicarem ou fazer pesquisa escolares precisa ser através da internet mas a internet,que tem um grande maleficio que é o vicio que se alimentando este vicio acaba virando um abismo virtual.
14/08/2009 08:42
De: Andréa Carvalho
IP: 200.187.22.70

Lan house como espaço de aquisição de conhecimento

Trago para esta discussão três definições de Lan House:
Lan House é um estabelecimento comercial onde, à semelhança de um cyber café, as pessoas podem pagar para utilizar um computador com acesso à internet e a uma rede local, com o principal fim de acesso á informação rápida pela rede e entretenimento através dos jogos em rede ou online Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/LAN_house
Ing.] Estabelecimento comercial que loca o uso de computadores para jogos virtuais de última geração. Os jogos, normalmente, de conteúdo violento, são disputados simultaneamente, em tempo real, por diversos participantes, cada qual controlando os movimentos de um personagem que confronta com outros. Esse conceito, que surgiu na Coréia em 1996, baseia-se no uso uma rede local (LAN).
Fonte: http://www.dicweb.com/ll.htm
Lan House- Jogos Multiplayer - São as casas de jogos mais "modernas", que ao invés dos flippers com fichas e cartões com créditos usam computadores ligados em uma rede interna com jogos como Unreal Tournament, Quake 3 e Counter Strike e cobram por hora por essa "guerrilha virtual".
Fonte: http://www.paraibaonline.com.br/dicionario.htm
Interessante como os conceitos de Lan House estão diretamente ligados “casa de Jogos”. Diante disso, utilizar as lans House como espaço que além de socializar possibilitam o desenvolvimento de atividades aliadas ao desenvolvimento cultural de nossos alunos, é um enorme desfio, que como foi citado no início deste fórum requer acima de tudo uma “mudança de mentalidade” e conseqüentemente de comportamento daqueles que freqüentam este ambiente.
Estive lendo outro dia aqui na net, o texto de uma aluna de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero uma definição de Lan house que me chamou atenção, dizia assim: “O local é fechado, as paredes escuras são geralmente pintadas em tons de vermelho e roxo, há pouca iluminação, o som alto transita entre o rock e o eletrônico. O ar hi-tech domina o local. Essa poderia ser a descrição de uma casa noturna, mas trata-se de uma lan-house, casas de jogos eletrônicos em rede.”
Ouvimos com certa frequência depoimentos de pessoas queixando-se da pouca privacidade que estes ambientes oferecem e só temos a lamentar por isso, pois acho que este espaço pode promover sim a inclusão digital, pode ser local de aquisição de conhecimento, mas para tanto como já foi dito anteriormente, precisa de um trabalho de conscientização e orientação daqueles que a freqüentam, quanto dos proprietários.
Aproveito para parabenizar pelo tema deste Fórum, muito interessante e dá margem a inúmeras reflexões.
Andréa Carvalho
Seu IP: 54.224.44.168 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)