Nas periferias das grandes cidades a população de baixa renda utiliza a Lan House como uma alternativa para fugir da marginalidade informativa imposta pelo capitalismo através do atual processo de Globalização. Verifica-se que grande parte das Lan houses são instaladas estrategicamente nas proximidades das escolas públicas. Dessa forma nasceu a idéia de utilizar esses espaços como recursos pedagógicos aliados à aquisição de conhecimento. Estou desenvolvendo um projeto com alunos adultos do turno noturno de uma escola pública estadual da cidade de Feira de Santana - Bahia, que tem como principal objetivo criar uma mudança de mentalidade em relação a utilização da Lan house,tranasformando-o em espaço democrático de aprendizagem e aquisição de conhecimento. Sendo assim: Você acredita na função socializadora da Lan House, nos bairros periféricos das cidades brasileiras dentro do processo pedagógico? Você acredita que a Lan House pode desenvolver a função socializadora no processo de inclusão digital? Como fazer para trabalhar com alunos adultos precariamente alfabetizados, mas com grande habilidade no desenvolvimento das novas tecnologias? A Prefeitura de Feira de Santana esta disponibilizando internet grátis em alguns bairros, praças públicas etc. Você acredita em transformações sociais através dessas iniciativas? ESTOU AGUARDANDO O SEU COMETÁRIO! A Globalização Informativa faz parte de uma das pesquisas que estou iniciando, visando meu projeto para o final do curso. É muito interessante observar de que forma as comunidades se comportam em relação às novas alternativas tecnológicas de comunicação. Observo a organização das cidades virtuais com atividades paralelas às cidades tradicionais onde as pessoas trabalham, estudam, brincam, paqueram, fazem compras etc. Nas cidades virtuais o imaginário ganha asa e o sonho se concretiza na capacidade de abstração de cada pessoa. Esse é o grande risco (ou não). Estou esperando sua participação!

Tags: educacao comunicacao digital tecnologia lan house
08/05/2010 10:20
De: Desirée Oticica ,nº 7,8ªB
IP: 189.104.199.79

Lan Houses :Fugindo do abismo digital .

Eu acho que as Lan Houses nas periferias são muito importantes ,pois hoje em dia muitos jovens e adultos de áreas pobres ainda não têm condições financeiras para terem acesso a internet ,um meio de comunicação que realmente ajuda as pessoas a saírem do abismo digital ,pois as mantém informadas e consequentemente  as integra no processo de globalização que vivemos atualmente .
03/05/2010 16:32
De: Larissa Santana; 8ªF; nº21
IP: 189.116.70.129

Uso da lan house

A lan house tem sim função pedagógica dentro das periferias, que levam conhecimento atraves da internet; mas algumas pessoas não usam só para coisas edificantes, muitas a usam com péssimas intenções e além de ensinar as pessoas a manusearem(que é a parte menos difícil) a internet, deviam ensinar a usa- la com consciência. A internet é perfeita para ajudar no processo de apredizagem para as pessoas de classe baixa, pois é uma fonte de conhecimentos, cultura, atualização; onde essas pessoas conhecem seus direitos, adquirem educação tornando a vida bem mais fácil nas escolas e talvez em uma universidade, melhorando sua vida cultural e financeira...
09/06/2010 18:40
De: mauricio costa mutti n°17 9°ano turma:c cpo
IP: 187.77.192.164

Abismo digital

os jovens de hoje de baixa renda muitas vezes para figir da violência das ruas estão passando mais tempo no computador isso quer dizer,  na lan house, muitas vezes vão para lan house a procura de estudo e diversão,  que não encontram na rua, por isso a lan house é muito importante no mundo globalizado.
04/05/2010 20:25
De: CPO Antonio Marcos Nª06 Turma A 2010
IP: 189.16.249.130

Abismo Digital

Hoje em dia a Lan House está sendo um meio de combater a marginalidade e imposta pelo capitalismo digital e tem muitos lugares pobres que para eles se comunicarem ou fazer pesquisa escolares precisa ser através da internet mas a internet,que tem um grande maleficio que é o vicio que se alimentando este vicio acaba virando um abismo virtual.
10/05/2010 16:06
De: Vitória Ellen - 8ªE ; Nº 26 . CPO (vic_toriaellen10@hotmail.com)
IP: 189.104.244.212

A SOCIEDADE VIRTUAL

A sociedade virtual é como se fosse uma ''segunda vida'' , composta por uma sociedade de pessoas em um mundo 'imaginário', onde até a moeda é própia; essa ''segunda vida'' é um mundo virtual, que é  construído com uma avançada tecnologia tridimensional, onde os seus habitantes,se comunicam como no mundo real, podendo ter forma humana ou animal e ter qualquer aparência. Ao contrário das histórias de ficção científica que apenas IMAGINAVAM a realidade virtual.
*---*
09/05/2010 19:26
De: Nadyne Souza, nº22, 8ªC, CPO (nady.flor@hotmail.com)
IP: 189.104.65.15

Lan Houses: Fugindo do "abismo digital".

Na minha opinião, as lan houses fazem um grande papel na nossa sociedade, principalmente para os moradores de periferias ou os que não tem condições de comprar um computador, com elas eles se sentem menos inferiores aos mais favorecidos e também participam mais dos assuntos globais, além de diminuir cada vez mais os chamados "abismos digitais". Porém, acho que esse benefício se torna um malefício nas mãos de quem não sabe usá-lo e acabam fazendo coisas indevidas.  
Acho interessante a idéia da prefeitura de nossa cidade colocar internet gratuita em alguns bairros de Feira, porém acho que é preciso um instrutor para ensinar a usar este recurso de maneira correta.
:D
27/05/2010 18:51
De: Yasmin Eloy 8ªC
IP: 189.104.45.133

Lan house@ fugindo do abismo digital

eu acho bom a implatação de lan house em todos os lugares , pois possibilita aquelas pessoas que não tem condição de  acessar a internet, assim podendo  estar por dentro das noticase dos acontecimentos do mundo. A internet tem seus beneficios e maleficios , pois ao qualquer momento você pode estar sendo vitíma de um golpe , mas tambem possui coisas boas, como aproximar cada vez mais as pessoas que por alguma eventualida nao podem estar juntas, conhecer novas cultaras e estar sempre por dentro de tudo.
07/06/2010 20:18
De: Fernanda Dias Oliveira; 8ªa; nº 14 (nanagirl_fsa@hotmail.com)
IP: 201.50.0.182

Lan house (fugindo do abismo digital)

 Bom... Alguns até acham que a influência da computação em nossa forma de interagir é uma questão negativa,  pois estamos tendo pouco contato inter-pessoal e crianças estão tendo os produtos tecnológicos como seus melhores amigos. Mas, por outro lado, com as adversidades do dia a dia, a população carece de mais atenção na área tecnológica que a leve interagir muito mais com o mundo. Acredito que a internet tem sim seus pontos positivos e negativos como qualquer "coisa", a interatividade pode ser mútua em alguns programas como o Messenger, dando um enter a pessoa lê e imediatamente responde um diálogo comum, por "torpedos". Já no site de relacionamentos como é o caso do Orkut, no qual, se pode deixar um recado e a pessoa pode demorar minutos como também dias ou horas, que nem sempre é imediata para responder e ate ver fotos. Existem pessoas que moram na mesma cidade e conversam através do computador, a falta de tempo e a rapidez (e eficácia) cada vez maior dos meios tem contribuído, e ao mesmo tempo aproxima pessoas que estão distantes sendo distancias de (países, cidades, estados, bairros...). Assim como existe o afastamento do meio social fisicamente permite um acesso imenso de informações ao mesmo tempo. Então, vai do bom senso de cada um fazer a dosagem do tempo que passa em rede e no convívio social, além do proveito a ser retirado de cada um.
  E vendo em conta a internet tem pontos negativos também a exemplo da pedofilia na internet, um alerta sobre o aumento no número de sites contendo imagens de abuso sexual de crianças. Mais de três mil páginas contendo imagens mostrando abusos sérios, como atividades sexuais. Inclusive, a maioria são crianças de 12 anos, pelo que eu vi e ouvi  na televisão alguns sites ficam pouco tempo no ar e mudam freqüentemente de endereço dificultando as denúncias e, assim, a polícia nunca tem tempo suficiente para reunir as provas e incriminar os culpados. E assim, temos um resultado vergonhoso e revoltante da maneira como a internet está sendo usada. A tecnologia que foi criada para auxiliar a sociedade acaba sendo contaminada pelo crime. O que mais indigna é a crueldade com que usam a imagem das crianças numa situação extremamente degradante como no caso de abuso sexual. É lamentável também que o número de páginas com conteúdos pedófilos tenham aumentado. A internet tem colaborado com o abuso, mas por outro lado é através dela que conseguimos denunciar, mesmo que pareça pouco perante o tamanho do fato devemos fazer nossa parte e torcer para que a polícia consiga um dia encontrar os culpados e os julgar da forma que merecem.
  A partir de R$ 1 possível entrar na internet em uma lan house. O G1 apurou que esse é o preço médio cobrado por uma hora em lan houses de favelas e bairros da periferia de três capitais: São Paulo, Rio e Recife. O preço médio por hora em grades estabelecimentos situados nas regiões e bairros centrais da cidade de São Paulo é de R$5.
  Alem do preço, essas lan houses da periferia têm em comum a freqüência de jovens, que em sua maioria procuram o acesso ao MSN, ao ORKUT, e aos jogos on-line.
  A internet nas favelas furou as barreiras geográficas impostas pela guerra o trafico. As salas de computadores estariam servindo para aproximar pessoas de favelas rivais. E a procura é tão grande que internautas disputam computadores ate de madrugada.
 A proliferação das salinhas de computador, com preço camaradas, em uma das maiores favelas da cidade fez a alegria da comunidade. O publico mais aficionado é os adolescestes, na faixa de 12 a 20 anos. Eles ficam no mínimo, uma hora por dia conectado a internet, segundo funcionários de lan houses.
   As lan houses já fazem parte da rotina de muitas pessoas e de comunidades e ficam repletas de adolescentes. Os sites de relacionamento e os jogos de computador são os mais procurados por esses jovens.
 
11/06/2010 18:08
De: Leticia Santos 8ª E nº 15
IP: 189.99.105.155

Lan house (fugindo do abismo digital)

é uma idéia muito boa, pois para quem não tem dinheiro para comprar um computador as Lan house são uma otima escolha para diversas coisas e adultos aprendendo a mexer nessa tecnologia muitas coisas poderão acabar como meninas e meninos conversando com pessoas estranhas, marcando encontros e se dando muito mal as vezes. Com os pais sabendo o que seus filhos estão fazendovaris coisas serão evitadas.
13/06/2010 22:04
De: Lucas Carvalho,8º f ,CPO 2010
IP: 189.104.179.245

COMENTÁRIO

a lan house é muito importante para toda população,principalmente para os pobres,que com as lan houses conseguem se distanciar de drogas,ficam mas informados sobre noticias de todo o mundo. Esse projeto de feira é muito legal,pois vai fornecer oportunidades para todos que nescessitam de ajuda e que não tem condições para ter um computador.
08/09/2009 20:01
De: 24cpoC
IP: 189.49.163.233

Lan

Lan hauses servem para pessoas q naum tem uma condição de comprar um computador tambem poder aproveitar.a internet pode ajuda vc a interagir com outras pessoas atravez de sites de relacionamento, fazerem pesquisas de estudo, procurar empregofazer inscriçoes, enfim serve como lazer e como meio de estudo e trabalho, e as lan houses levam isso para todos.
07/06/2010 17:19
De: Thiago Freitas, 8F, n°:28
IP: 189.104.62.143

Lan house(fugindo do abismo digital)

A lan house é muito importante, pois pocibilita pessoas que não tem condições de ter um computador, acessar a internet. O úsuario adiquire mas informações sabendo as noticias nacional e mundial, e se aproxima mas das pessoas. Alem dessa pessoa ta se integrando com o mundo ta fazendo com que cada vez mais diminui o absmo digital.
05/05/2010 19:44
De: Alessandra G. Cunha - nº 01, 8ªC - CPO.
IP: 189.104.165.192

Lan house, fugindo do abismo digital (:

Em minha opinião a lan house tem a função socializadora nos bairros periféricos, pois as pessoas que não tem condição de comprar um computador usam a lan house para entrar em sites de relacionamento, para se divertirem, para interagir com o mundo e muitas outras coisas.
Bom, pra mim a lan house e a internet é boa quando sabe ser usada (:
04/05/2010 20:29
De: Camilla Rodrigues , nº 04, 8ªB, CPO-2010
IP: 189.104.12.116

Lan Houses , importância.

 Esses estabelecimentos funcionam como ponto de encontro real e virtual dos jovens nas periferias, que buscam trabalhar, estudar e se comunicar por meio da Internet, por um preço acessível. E concertesa a internet ajuda muito nas periferias, pois cada vez mais surgem novidades no mundo e para aqueles que não têm acesso a internet fica difícil e mais complicado saber sobre as noticias, mas, disponibilizando a internet pelas periferias por um preço razoável, muitas pessoas têm condições de acompanhar esse passo da globalização e também de expor suas próprias opiniões a respeito.
Seu IP: 18.207.136.184 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)