forum aberto a discução e resolução de duvidas sobre a meliponicultura ( criação de abelhas nativas sem ferrão) em geral e em especial da jatai, mandaçaia e uruçu. A criacao racional de abelhas sem ferrao pode, em muito, contribuir para a salvacao das especies, pois e uma atividade potencial de desenvolvimento sustentavel ja que adota formas de consumo, producao e reproducao que respeitam e salvaguardam os direitos humanos e a capacidade regeneradora da terra.

Tags: rainha caixa bee mel mirim jatai propolis colmeia racional pnn1 cerume meliponideo
12/10/2009 23:19
De: paulo alves moreira
IP: 189.46.225.194

Criar abelhas jatai

boa noite amigo gostaria de saber como faço para iniciar a criação da abelha jatai e o que eu preciso comprar primeiro, e se voce fornece o material basico bem como as abelhas para inicio, boa noite muito obrigado, sou de guarulhos são paulo.
18/02/2010 18:40
De: fabricio kohler (newcenter@correioweb.com.br)
IP: 201.10.35.179

Re: Abelhas sem ferrão

boa tarde amigo Robson, para transferencia para outra caixa é só tirar o conteudo de uma e colocar na outra, para que elas nã se dividam é necessario destruir a caixa original se a intenção é ficar com elas somente em uma caixa, agora se tiver interesse de dividir a colmeia para fazer duas, ai oprocesso é mais complicado, devese dividir os discos de cria no meio cuidando para levar para caixa nova discos com aoveolos grandes no meio, dali saira outra rainha e levar potes de propolis e de mel tambem para a caixa nova, coloca´se a caixa nova no lugar da velha e coloca-se a velha bem distante da nova, uns 10 metos no minimo, isto deve-se fazer pela metade da manha assim as operarias que estiverem na rua passarão a trabalhar na caixa nova, mas lembro que a colmeia da caixa velha devera estar pelo menos uns 6 meses nela para não correr o risco de matar as colmeias.se achar dificuldade no processo aconselho procurar alguem com experiencia para faze-lo pois não é tão simples. a extração de mel se da retirando os potes de mel e espremendoes em uma peneira para coar o mel, cuidando para deixar alguns na caixa, pois tambem servem de alimento para as abelhas nos dias de frio e chuva espero ter ajudado
02/09/2009 06:39
De: Pedro Magiolo
IP: 189.46.2.51

Abelhas da terra

Bom dia : Gostaria de saber sobre uma abelha pequena que se nidifica muito em buracos, são pequeninas e de cor escura, gostaria te ter um catalago fotografico sobre as abelhas sem ferrão, onde eu encontro.
Se puderem enviem endereço de site.
Obrigado.
26/09/2009 16:55
De: fabricio kohler (fabriciojk@ibest.com.br)
IP: 201.10.20.218

Re: Abelhas da terra

Esta abelha provávelmente seja a schwarziana quadripunctata, envie foto para verificarmos.
Existem alguns criadores desta abelha aqui no RS, dentre eles o sr Pedro Armandio Martini que cria em caixas com conexão com a terra.Sobre algum catalogo de abelhas nativas, veja com o pessoal da EMATER de sua região pois o assunto é pouco difundido.duvidas poste novamente.
11/04/2009 07:53
De: fabricio jose kohleiciojk@ibest.com.brr (fabriciojk@ibest.com.br)
IP: 189.96.149.154

Re: Caixas para jatai

bom dia amigo, fabrico sim, visite: http\\newcenterinformatica.blogspot.com e veja meus produtos espero ter ajudado
att
fabriciojk
13/10/2009 11:10
De: fabricio jose kohler (fabriciojk@ibest.com.br)
IP: 201.15.140.236

Re: Criar abelhas jatai

bom dia amigo Paulo, primeiramente para iniciar uma criação tanto para fins comerciais ou para fins ornamentais você deve adquirir iscas para capturar enchames silvestres por meio de recipientes (custo menor) ou caixas (custo maior, porem sua vantagem é que servirá de moradia definitiva para a colônia recem estabelecida não dependendo de posterior remanejo de recipiente para caixa) com aplicação interna de pasta de cerume e extrato de propolis para a atração de enchames ou adquirir enchames ja estabelecidos em caixas definitunas nas quais somente deve colocar no seu meliponario e deixar que as abelhas fação o resto, fornecemos todo material desde recipientes isca até caixas ja com colônias em plena atividade, enviamos por correios ou transportadora, no seu caso por se tratar de São Paulo levaria em trono de 48 Hs por transportadora para ser entregue (não aconselho para colônias vivas, podem morrer sufocadas).
visite: http://newcenterinformatica.blogspot.com e veja detalhes das caixas que produzimos como os demais meios de contato.
att
Fabriciojk
28/01/2010 21:26
De: FERNANDO WAGNER (fernandowagner01@hotmail.com)
IP: 187.6.160.225

Re: Re: Abelhas da terra

ola boa noite. Eu gostaria de saber quanto tempo a abelha jatai da terra dura na caixa no ar, eu tento colocar terra nelas mas elas retiram toda a terra oque eu devo fazer por favor me responda, faz 3 mezes que eu tenho. Ela esta bem forte dentro da caixa. E qual o valor minimo para venda dela Obrigado espero retorno
18/02/2010 12:50
De: Robson Carioca (nunes.robson@bol.com.br)
IP: 187.39.96.116

Abelhas sem ferrão

Ganhei de um amigo uma caixa com o enxame de jataís! Fiz o transporte a noite, de carro cerca de 15km de carro. Elas estao em plena atividade na caixa. Gosaria de saber, como faço para transferí-las para outra caixa, se no caso de transferencia, elas ficam com 2 moradias, e como faço para extrair o mel delas! Desde já, agradeço. Meu nome é Robson, sou morador de Itu - SP
Seu IP: 54.242.115.55 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)