Este fórum tem como objetivo a interação e participação dos cursistas viabilizando maior conhecimento do assunto relacionado ao curso de Introdução à Educação Digital. Cujo tema em discussão é: O papel do Educador e as mudanças ocorridas com a inserção da tecnologia na sala de aula. Segue as perguntas que orientarão a discussão de todos: O computador na sala de aula, modifica a forma de dar aulas? Como o educador passa a agir e qual é agora o seu papel nesta época de uso dos recursos de comunicação e interação?

Tags: do ao com o das tecnologias papel uso educador
11/12/2008 15:10
De: Maria de Fátima Vitorino (fatima6.5@hotmail.com)
IP: 201.62.26.167

As Novas Tecnologias

    As novas tecnologias assim como o computador aliado a internet, proporciona educadores e educando buscarem e agregarem conhecimentos melhorando e aperfeiçoando o processo ensino aprendizagem. A nova escola denominada escola da sociedade tecnológica, o saber é construído coletivamente, o aluno passando de receptor passivo para colaborador ativo, interagindo, construindo saberes e experiências juntamente com o professor. O uso das tecnologias como recurso pedagógico é primordial para assegurar um ensino de qualidade, mudando a prática do educador, transportando alunos do livro para o computador, adequando saberes as novas tecnologias, garantindo de forma prazerosa que possam aprender e ensinar.
12/12/2008 14:26
De: Risoleide Bezerra da Silva
IP: 201.62.26.167

O papel do educador e as mudanças com a inserção da tecnologia

Diante da tecnologias assim como o computador conectado a internet usado corretamente em sala de aula ele é um instrumento relevante para o ensino aprendizagem, pois ele é um facilitador para as informações, e para construção do proprio conhecimento.
Hoje na era digital ele é um  instrumento que todos os jovens tem acesso e dominam muito bem. Assim sendo o professor deixa de ser o detentor do saber e passa a ser mediador.
11/12/2008 15:07
De: Tereza Neuma
IP: 201.62.26.167

O Papel do Educador e as mudanças ocorridas com a inserção da tecnologia na sala de aula

O computador em sala de aula é uma transformação na metodologia utilizada em sala de aula que pode ser uma forma motivadora para aprendizagem dos alunos. É sem duvida uma transformação pois dispensa o uso de vários livros, ou seja, o aluno vai ter acesso a uma BIBLIOTECA em sala de aula, podendo em pouco tempo ter acesso a diversos assuntos, viajar através do Tempo e do Espaço. Um ponto importante a destacar e que vejo como negativo é o contato mais direto com o professor, tornando a relação entre ambos mecânica cortando os laços famíliares.
11/12/2008 15:05
De: luiz gonçalves de sales
IP: 201.62.26.167

O papel do educador e as mudanças com a inserção das tecnologias

Acredito que com a chegada dos computadores nas escolas, os professores ganharam mais suportes didáticos para desenvolver suas aulas, passou a existir um maior interação e também uma reciprocidade no entendimento professor e aluno em relação aos conteúdos. Através dessa nova tecnologia ligada a Internet o professor ganhou um campo muito grande de pesquisa, fortalecendo ainda mais a sua intelectualidade e dando uma total segurança na hora dos repasses dos conteúdos, suas aulas passaram a serem dadas utilizando tanto o quadro-negro como o laboratório de informàtica, os alunos passaram a utilizar o labaratório para fazer pesquisas,etc. Também o professor passou a interagir-se com outros  professores, trocar idéias, experiências e até mesmo solucionar problemas didáticos, que antes tudo em dificuldades. Acredito que,  hoje todo professor que utiliza realmente o computador para trabalhar suas aulas, só tem que elogiar a máquina, pois a mesma só veio facilitar o seu trabalho. Com certeza a maior prova de tudo isso são ás trocas de idéias e experiências que trocamos no dia a dia em nossas escolas e em nossas salas de aulas.  
Seu IP: 34.204.168.57 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)