O tema dessa discussão é o papel do educador e as mudanças ocorridas com a inserção da tecnologia na sala de aula. Veja a pergunta que orientará a discussão de todos: O computador na sala de aula modifica a forma de dar aulas? Nisso, provavelmente, todos concordam que sim. Mas o que exatamente muda? Vamos pensar nas relações entre as pessoas, entre professores e alunos. O que poderíamos destacar como mudanças provenientes do uso das tecnologias, principalmente do uso do computador e da Internet? O que passa a acontecer de novo, que antes não era possível? Como o educador passa a agir e qual é agora o seu papel nesta época de uso dos recursos de comunicação e interação?Vamos discutir sobre isso, buscando compartilhar idéias e experiências?Registre no fórum a sua opinião sobre este assunto, buscando levar em conta todos os pontos importantes, levantando questões para os colegas ou apresentando suas experiências. Você também pode responder ao comentário de outros colegas no fórum. O objetivo é que todos possam trocar idéias sobre essas mudanças na escola, já que elas provocam muitas angústias e incertezas. Boa Sorte

Tags: professor sala alagoas
03/12/2008 15:59
De: CLAUDIA LEITE MARTINS (claudia.leite.26@gmail.com.br)
IP: 200.223.178.62

Forum

A evolução tecnológica tem um papel primordial no desenvolvimento humano nos dias atuais, nos quais tudo gira em torno dos avanços tecnológicos. trazer as novas tecnologias para o alcance dos alunos, eleva a auto-estima, uma vez que a realidade vivenciada pelos alunos de escola pública não propicia grandes expectativas de contato com o meio digital.
10/03/2010 15:51
De: Amanda Maria Câmara da Silva
IP: 187.89.52.210

Aulas informatizadas

Assim como tudo no mundo a educação necessita de ferramentas que venha auxiliar e deixar os alunos mais próximos da escola e de seus educadores, é com toda certeza fundamental a preparação dos profissionais da área pois a tecnologia elimina a distancia à informação, esta nos locais onde os adolescentes estão significa ter mais campo para trocar conhecimentos e participar da formação dos mesmos.
07/11/2008 10:03
De: Marilene Rego dos Santos
IP: 189.71.155.76

O papel do educador face as novas tecnologias

Sou educadora e acredito que necessitamos revolucionar a educação. Para isso, precisamos estar abertos a novos horizontes. Estar com a mente aberta à inovação. Os nossos alunos já nascem, praticamente, num mundo virtual, cuja realidade se entrelaça e se cruza. E nós, "os denominados educadores" o que estamos fazendo para mudar a nossa realidade? Essa realidade que escraviza e tornar-nos tão somente divulgadores de mensagens codificadas. É hora de mudança. A hora é já  e agora. Vamos a luta!  
20/05/2009 18:49
De: DanielaAlvim
IP: 189.80.237.198

Inserção da tecnologia na sala de aula de alagoas.

Nós professores ativos da Educação temos como destaque na sala de aula várias ferramentas de comunicação que transformam o dia-a-dia da sala de aula. Na nova tecnologia a internet modifica as aulas com pesquisa, levando o aluno a pensar, refletir, analisar texto,  apresentar experiências e trocar idéias.
05/03/2010 09:04
De: Alana Lima
IP: 187.12.153.218

Computador na sala de aula

O computador na sala de aula é muito importante e inovador nos dias de hoje, pois já faz parte do cotidiano dos nossos alunos e aos inserí-lo na sala de aula podemos aproveitar a ligação que os alunos já possuem com essa ferramenta para o benefício da aprendizagem.
10/11/2008 09:32
De: ana cristina carvalho cabral
IP: 200.199.81.236

Inserção da Tecnologia na Sala de Aula de Alagoas

A experiência está sendo brilhante!Mesmo sabendo, que a maioria dos professores ainda consideram a informática um bicho de sete cabeças, devemos abolir essa idéia e buscar qualificação profissional. Assim, nossas aulas irão ficar mais ricas e nossos alunos motivados pela máquina, não vão ficar de fora! Tenho certeza, que as lans houses não servirão apenas para jogos violentos e bate-papos infrutíferos, e sim para pesquisas. Tendo em sala o computador e internet ativada, o aluno não levará dúvidas para casa, tendo em vista que por meio da internet teremos um leque de informações que provavelmente irá tornar nossas aulas mais dinâmicas e interessantes.
13/11/2009 17:47
De: ELEXSANDRA PEREIRA GOMES DE ASSIS
IP: 200.151.97.74

TECNOLOGIA NA SALA DE AULA

É uma busca de novos conhecimentos e novas descobertas,tanto para o professor,quanto para o aluno.A dificuldade maior é a quantidade de computadores que é insuficiente,dificultando assim o aperfeiçoamento do professor e aprendizagem dos alunos.
05/11/2009 18:53
De: JENIFFA CLESSIA VITORINO DA SILVA
IP: 200.151.97.74

TECNOLOGIA NA SALA DE AULA

     DIANTE DAS CONDIÇÕES IMPOSTAS PELA MODERNIDADE DOS DIAS ATUAIS A TECNOLOGIA TEM SIDO UMA DAS FERRAMENTAS INDISPENSÁVEL NO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS DO NOSSO DIA-DIA.
01/06/2009 19:23
De: Mônica Maria Pontes de Souza Marinho
IP: 187.12.155.54

Tecnologia na sala de aula

O computador mudou a vida de todos,tornando tudo mais prático. No cotidiano escolar, professores e alunos podem pesquisar sobre qualquer tema de maneira rápida e eficaz.
O educador capacitado pode agir com segurança,conseguindo se comunicar com seus alunos,trocando idéias,discutindo assuntos abordados em sala,etc..
21/10/2008 09:11
De: Giselli Cavalcanti
IP: 201.39.194.168

Filme "Dos Sonhos aos Aires"

COMENTÁRIO SOBRE O VÍDEO “DO SONHO AOS ARES”
O vídeo “Do sonho aos ares”, permite-nos fazer um paralelo entre  o plano de vôo de Santos Dumont e a nossa prática pedagógica. Para que o progresso seja efetivado, para que se obtenha sucesso em uma nova empreitada é necessário acreditar e elaborar um roteiro, um plano de ação.
E não é diferente na Educação. Segundo Delia Lerner e Alicia Palácios, a Educação perderia seu sentido se não tivesse como meta alcançar objetivos previamente definidos.
A evolução tecnológica que vivenciamos hoje e que influencia nossas vidas é fruto de um planejamento participativo. Geralmente, toda tecnologia causa medo ao ser introduzida. Sócrates, por exemplo,  temia o impacto da escrita sobre a capacidade de pensar do homem.
Uma “simples” calculadora ainda hoje é questionada quanto ao seu uso como recurso didático nas aulas de Matemática e ao ser introduzida gerou polêmicas não só nesse ramo.
O diferencial é saber usar a tecnologia explorando seus aspectos positivos, sempre em detrimento de um progresso que possibilite a formação de cidadãos críticos que possam julgar o que o meio lhe oferece fazendo uma apreciação qualitativa daquilo que lhe pode ser útil.
22/10/2008 23:14
De: RÚBIA VALÉRIA CAVALCANTE LIRA DOS SANTOS (rubiavaleria79@hotmail.com)
IP: 201.4.97.199

A tecnologia nas salas de aula

Na minha opinião é muito importante que a tecnologia esteja presente também nas salas de aula, mas gostaria de ressaltar que as nossas escolas precisam de muito mais. As salas de aulas precisam de profissionais capacitados, engajados com o trabalho que desaenvolve com o alunado, os professores merecem um pouco mais de atenção, reconhecimento por parte de todos. Precisam aprender a lidar com tanta tecnologia para daí poder transmitir, com segurança, para seus alunos. Nós profissionais da educação, em especial os professores, precisamos estar nos reciclando sempre para poder tornar as nossas  aulas interessantes e com a tecnologia fica um pouco mais fácil disso acontecer, só depende de nós.
27/04/2009 16:07
De: wallace
IP: 200.223.202.94

Inserção da tecnologia na sala de aula

     é muito importante a tecnologia na sala de aula, ela esta ai, cada dia mais presente em nossas vidas, porémas escolas públicas, principalmente tem que investir mais nas tecnologias e nas capacitações para os profissionais, pois os alunos em relação a tecnologia estão bem a frente de nós.
02/12/2009 21:21
De: Rosinez Vasconcelos
IP: 201.65.23.4

A tecologia na sala de aula gera mudanças

                                              Atividade prática
O computador na sala de aula modifica a forma de aula?
   Com certeza o uso da internet, trouxe para educação novas mudanças, e o mais importante fez  com
que alguns profissionais saíssem do mundo limitado do quadro de giz e livros . O mesmo sentiu a necessidade de se reciclar nessa   área para poder acompanhar seus aluno.Hoje o educador deixa de ser um mero passador de conhecimentos para agir como mediador.
   O intercâmbio de informações, a interação utilizando os recursos da comunicação,desencadeia  novas
modalidades de se trabalhar os conteúdos como debates e etc.
  o uso do chat possibilita uma sincronia nos participantes,e bastante ágil e na maioria das veses breve
,levando o individuo a um melhor raciocínio   lógico .
         
Seu IP: 54.224.200.104 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)