O tema dessa discussão é o papel do educador e as mudanças ocorridas com a inserção da tecnologia na sala de aula. Veja a pergunta que orientará a discussão de todos: O computador na sala de aula modifica a forma de dar aulas? Nisso, provavelmente, todos concordam que sim. Mas o que exatamente muda? Vamos pensar nas relações entre as pessoas, entre professores e alunos. O que poderíamos destacar como mudanças provenientes do uso das tecnologias, principalmente do uso do computador e da Internet? O que passa a acontecer de novo, que antes não era possível? Como o educador passa a agir e qual é agora o seu papel nesta época de uso dos recursos de comunicação e interação?Vamos discutir sobre isso, buscando compartilhar idéias e experiências?Registre no fórum a sua opinião sobre este assunto, buscando levar em conta todos os pontos importantes, levantando questões para os colegas ou apresentando suas experiências. Você também pode responder ao comentário de outros colegas no fórum. O objetivo é que todos possam trocar idéias sobre essas mudanças na escola, já que elas provocam muitas angústias e incertezas. Boa Sorte

Tags: professor sala alagoas
04/11/2009 16:42
De: Maria Vanuzia Ferreira Dias
IP: 187.12.157.14

Tecnologia na sala de aula

A tecnologia é importante para descoberta de novos conhecimentos para o aluno e para o professor, que conta com instrumentos que irá proporcioa-los uma melhor exposição do conteúdo.
21/10/2008 17:53
De: Meridelma Araújo de Barros
IP: 200.17.113.82

A tecnologia nas salas de aulas!!!

A tecnologia chegou nas salas de aulas. Isso é fato. O que pesa é que enquanto nosso aluno nascem com a tecnologia nos por outro lado temos que no aperfeiçoar a ela, para poder usar a tecnologia, principalmente o computador e a internet ao nosso favor. Como? Planejando! É inserir nas nossas aulas, práticas pedagógicas com uso da internet,como pesquisas,. Mas devemos orientar nossos alunos sobre os plágios e outras armadilhas na rede.
Devemos sempre acompanhar os alunos no que eles mais se utilizam na rede, fazendo uma investigação, para depois usarmos a nosso favor em sala de aula. Se mudar é preciso e porque não mudar? Principalmente se essas mudanças ocorrerem em prol da educação, a mudança é sempre necessária!!!
21/10/2008 21:43
De: PATRÍCIA BOMFIM
IP: 200.17.113.82

O papel do educador e as mudanças ocorridas com a inserção da tecnologia na sala de aula

É MUITO IMPORTANTE O USO DAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA MAS TAMBÉM É IMPORTANTE QUE OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO ESTEJAM PREPARADOS PARA ESSAS MUDANÇAS E AVANÇOS POIS DE NADA VAI ADIANTAR TANTA TECNOLOGIA E AVANÇO SEM CAPACITAR OS PROFISSIONAIS, VAI APENAS CONTINUAR O MESMO E COM A TECNOLOGIA, SEM MUITO EXPLORAR O RECURSO.
30/10/2008 09:43
De: Maria alves dos santos Soares
IP: 200.223.178.62

Inserção da tecnologia em sala de aula

Com o uso do computador o processo de ensino aprendizagem torna-se cada vez mais eficiente, completo, pois as tecnologias são atrativas, despertam a curiosidade e o interesse dos educandos ,tornando as aulas mais dinâmicas e facilitando a interação entre educandos e educadores. Esse último agindo como mediador no processo ensino aprendizagem.
19/03/2010 17:56
De: Elizabete Soares
IP: 200.223.178.62

PARABÉNS

Olá turma de São Miguel estamos bastante felizes com as interações de vocês!!
Realmente as Tecnologias estão invadindo os espaços escolares  e os professores devem se apropriar dessa nova ferramenta de apoio ao ensino e a aprendizagem. Para tanto, devemos construir um currículo que contemple os interesses dos alunos e as mudanças globais, acreditando nas possibilidades de mudanças e de interaçôes entre os diversos segmentos da sociedade.
Abraços.
Elizabete
NTE_Maceió-AL
13/03/2010 09:46
De: Givanilson de Carvalho
IP: 187.12.153.218

A educação digital para todos

Como educador me preocupo muito com a inclusão pois não sairmos inteiramente do preconceito cultural, e apoio totalmente na inclusão para todos, pois a tecnologia vem criando formas e paradigmas para aperfeiçoamento das atividade e o processo de tempo.
A tecnologia é uma nova educação e é deve fazer parte do curriculum de todos.
12/10/2010 19:36
De: Maria José - Maceió/Al.
IP: 187.41.76.23

A Tecnologia na sala de aula [ computador]


        A tecnologia na sala de aula, o computador,é uma ferramenta valorosa que veio para auxiliar o professor e proporcionar aos alunos um aprendizado significativo, dinâmico e mutável. Portanto, para isso é necessário que seja construído um currículo que acompanhe toda essa mudança, interagindo com o mundo que vivemos.
23/11/2010 21:03
De: ELIENE DE ARAUJO MADALENA
IP: 187.41.69.10

INFORMATICA EM SALA DE AULA

Se faz necessário que o professor se enquadre a essas novas tendências educacionais, ou seja ´de suma importância está atualizado, isso inclui fazer cursos de informática para usufruir dessa metodologia, pois essa tecnologia vai fazer proporcionar aos educandos uma aula atrativa e prazerosa, para os alunos adquirir outros meios de estudo e aprendizado, mas é importante que o professor domine essa metodologia.
21/10/2008 18:01
De: simone e marizete
IP: 189.71.134.201

Tecnologia na sala de aula

    A tecnologia na sala de aula é de fundamental importancia para o desenvolvimento dos educandos no processo de preparação para a cidadania pois todos nós estamos inseridos neste contexto.
10/11/2008 18:31
De: sivaldo rodrigues
IP: 189.71.159.186

INSERÇÃO DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA DE ALAGOAS

Após pesquisar os conteúdos na internet e os alunos interligados para quando houver necessidade de ampliar seus conhecimentos, isso faz com que a educação seja qualificada.É de suma importância que a educação seja prioridade em todas as classes sociais. E que todos sejam inseridos na informática, com isso suas aulas serão ricas e conseqüntemente produtivas.
07/11/2008 21:54
De: Maria Aparecida Soares Queiroz
IP: 201.4.103.180

Tecnologia da educação na sala de aula


A inserção das tecnólogias nas salas de aulas não podem mais ser adiadas visto que já fazem parte da vida de toda sociedade não sendo mais possível a escola ficar fora deste contexto.
O seu uso nas salas de aulas abre possibilidades nunca antes experimentadas: a democratização dos conhecimentos e informações, a divulgação de atividades e projetos, a comunicação dos alunos com escolas e alunos do mundo inteiro, a  troca de conhecimentos com agilidade e rapidez, a possibilidade de participação dos alunos mais tímidos, a melhora da indisciplina e da concentração no estudo, mais facilidade para buscar respostas, testar hipóteses e analisar diversas versões e visões sobre temas estudados . Os ambientes interativos oportunizam aos professores trabalharem as habilidades de comunicação e expressão.
Todas essas possibilidades só serão possíveis se nós educadores incluímos o uso das tecnologias no nosso projeto pedagógico. O computador e outras mídias´por si só jamais mudarão a realidade da educação e das salas de aulas.
 Cabe a nós educadores enfretarmos mais este desafio e assumirmos o nosso papel de formarmos alunos capazes de utilizar as tecnologias e olhar criticamente para os conteúdos e informações veiculadas nas mídias.
Seu IP: 54.80.97.221 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)