olá pessoal! to precisando urgente do resumo do livro O mundo de flora

Tags: e mundo resumo o flora
18/11/2009 13:31
De: deyziane
IP: 201.75.2.166

Re: Resumo do livro Garibaldi e Manuela uma história de amor

Resumo do livro Garibaldi e Manuela uma história de amor
Este é um romance épico, totalmente impregnado do romantismo tão ao gosto do séc. XIX, onde a trama e as personagens que a compõem lembram o intemporal Guerra e Paz de Leon Tolstoi.
O romance trata, essencialmente, da perseguição de um sonho, de um ideal: o da liberdade (para os escravos do Rio Grande do Sul) e o da autonomia e independência de um território face ao poder imperial que sangra os produtores da região com impostos e tarifas alfandegárias.
Bento Gonçalves da Silva começa por contestar a política econômica do imperador do Brasil em 1835 e acaba por encabeçar uma guerra tão longa e tão trágica quanto aquela que foi cantada por Homero.
Curiosamente, Bento Gonçalves – líder da Revolução Farroupilha e, temporariamente, presidente da República do Rio Grande do Sul, contou com o auxílio de uma personagem mítica na história da Europa moderna, que desempenhou um papel fundamental na unificação da Península Itálica: Giuseppe Garibaldi.
Garibaldi chega à Estância da Barra (o cenário principal onde decorre a ação e que é propriedade de Ana, irmã mais velha de Bento) com o objetivo de construir os barcos fluviais para exercer a actividade de corsário ao serviço da República riograndense. E aí conhece Manuela…
24/11/2011 23:11
De: lucas moraes campos
IP: 187.5.96.58

Re: Resumo do livro Garibaldi e Manuela uma história de amor

O valente marinheiro italiano Giuseppe Garibaldi vem ao Brasil e participa da guerra dos farrapos,ao lado do general Bento Gonçalves. Conhece Manoela uma jovem filha de dona Maria e sobrinha de Bento,ao olhar para a porta que dava para o caminho da lagoa dos patos,Garibaldi ficou observando por alguns momentos os olhos negros e cheios de mistérios da linda Manoela,logo se apaixonou mas era um amor sem futuro.
       Quando Garibaldi chegou ao acampamento na lagoa dos patos,foi logo cercado por
Zeffirino,Royer e Eduardo.Matru,amigo e principal assistente de Garibaldi,estava sentado perto de uma árvore caída. Ele esperava ansiosamente o amigo trazer notícia da moça que ele amava,que era irmã
de Manoela.
        - Acho que ela vai bem,mas não vi a tua paixão hoje,meu amigo.Vi a minha Manoela,que estava
com a mãe e as tias.Ah,Matru,sem Manoela a vida não é nada para mim,falou Garibaldi.
        porém um romance de amor belo e triste,que se desenrola no meio de uma das grandes guerras
da história do Brasil. Durante dez anos,entre 1835 e 1845, homens e mulheres de grande valor lutaram pela república e pela liberdade.
        Manoela nunca mais ouviu falar de Garibaldi. Ela se perguntava: ele andaria perdido por este
mundo de Deus,ou teria morrido? ela não tinha mais lagrima de tanto chorar uma noite,era inverno e não tinha fogo na lareira,ela sentiu uma dormência no corpo e chamou por Garibaldi. Ela morreu.
Seu IP: 18.210.22.132 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)