Discussões sobre Filosofia, Religião, Ateísmo, Agnosticismo, Política, Literatura, Ecologia, Internet e Atualidades.

Tags: internet religiao ecologia deus literatura politica filosofia atualidades meio-ambiente ceticismo
27/07/2008 14:09
De: Felipe Xavier
IP: 200.226.30.252

Entre a fé e a razão

  Olá, gostaria de comprimentar a todos, pois é a primeira vez que posto minha opnião neste espaço.
  Acredito na existencia de Deus e sei que ele nos guarda, porém o que não cmpartilho é com a idéia de que haja uma barreira entre a fé e a razão, acredito que seja possivel comporta uma vida em comunhão com Deus sem que se perca o poder de questionamento, pois se Ele nos deu essa disposição de tentar entender a vida e a sua origem não há erro em questioná-la.
 E acho interessante como alguns pensadores questionam a forma de pensar religiosa, demonstrando os dogmas que nela há, mas ensistem no dogma da negação divina.
20/04/2008 02:58
De: ivosgreis
IP: 200.140.151.109

Marketing Religioso em outras religiões que não as evangélicas

Carlos Eduardo:
Tentando responder a algumas de suas dúvidas, informo, com certeza, que não são apenas as igrejas evangélicas que praticam o chamado "marketing religioso". Os católicos o praticam, as Testemunhas de Jeová, os mormons... enfim, quase todos, em maior ou menor grau, o estão praticando. Mas os evangélicos pentecostais (como os das Assembléias de Deus) e os neopentecostais (principalmente, a IURD) são os campeões.
Como disse, livros específicos demonstrando como isso funciona são raríssimos, por motivos óbvios. De qualquer forma posso citar um que, apesar de não específico, pode acrescentar um pouco de luz sobre o assunto. O problema é encontrá-lo porque esgotou-se (o Edir Macedo depois de retirá-los das livrarias por processo judicial, quando enfim perdeu, deve ter comprado todos). O livro chama-se NOS BASTIDORES DO REINO - A VIDA SECRETA NA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS, de Mario Justino, um ex-pastor da IURD que, expulso e sentindo-se injustiçado, resolveu contar tudo. A única maneira de talvez você encontrar este livro seja em "sebos" (o meu, comprei também nu sebo). Esse livro possui várias passagens falando como a coisa funciona e mostrando toda a podridão oculta da Igeja Universal, que eles, é claro, não deixam vir à tona. Se você já imaginou que é ruim, digo: "É muito pior do que você conseguiu imaginar".
Seria aconselhável que você lesse também as revistinhas "Despertai" e "Torre de Vigília", das TJ. Lá você terá uma idéia de como eles fazem o seu marketing, que é diferente do dos evangélicos. Uma outra solução é entrar em contato com o "Instituto Brasileiro de Marketing Católico"; uma outra é conhecer a igreja por dentro e, a última, como não poderia deixar de ser, é fuçar na Internet e saber juntar tudo, passar no liquidificador, racionalizar e concluir. Há também um site batista, com algumas matérias sobre o assunto, o "Igreja Batista do Cambuí" ( http://www.ibcambui.org.br  ). Fora disso, existe um trabalho de tese semelhante ao que você está fazendo, mas não especificamente sobre os batistas, se não me engano, na Universidade de São Carlos.
Finalmente, se de todo não conseguir o que procura, tente contato com o filósofo brasileiro Olavo de Carvalho através do site dele. Este filósofo também escreveu alguns ensaios sobre o assunto.
Espero ter ajudado um pouco.
13/04/2008 02:31
De: Ivo S. G. Reis
IP: 201.88.103.215

Respostas para Roberta, José e Carlos Eduardo

Cada um de vocês tem uma expectativa de resposta. Não sei se conseguirei atendê-los, mas vou tentar. Aqui vai:
CARLOS EDUARDO: Infelizmente, parece-me que não existe livro específico ensinando técnicas de marketing religioso para evangélicos. Não tem porque, se tivesse, isso iria depor contra eles e confirmar tudo o que venho alertando. Infelizmente, tudo o que sei foi fruto da observação pessoal: entrando nos cultos, entrevistando pessoas e garimpando notícias em jornais, revistas e na internet. Lamento, mas acho que você vai ter este trabalho. Para facilitar, poderá encontrar alguma coisa já pronta em meus blogs "Debata, Desvende e Divulgue!" (http://debatadesvendeedivulgue.com/blog/ ) e em "Formou? Disseca e Publica! (http://formou-dissecaepublica.blogspot.com)
JOSÉ: Também não sou muito fâ da Globo. Mas o que a Record está fazendo, transmitindo aqueles programas evangélicos mentirosos e mal-intencionados e até muito pior. A Globo. pelo menos, não tenta fazer proselitismo e a Record prima por isso. Desculpe, posso até estar errado, mas no meu ponto-de-vista, Edir Macedo, RR Soares, os Hernandez, Silas Malafaia e tantos outros pastores e bispos evangéklicos deviam era ir para a cadeia, pois são charlatões e mercadores da fé.
ROBERTA: para seu desapontamento, tenho conhecimento do que falo sim, pois não falo nada que não tenha sido devidamente estudado e pesquisado, inclusive sobre a Bíblia. Em sã consciência e sem mentir, responda: Por acaso você já leu a Bíblia inteirinha, do Gênesis ao Apocalipse? Leu tudo mesmo, estudou e racionalizou o que leu?
Recomendo que leia o artigo "Bíblia?... As mentiras começam quando alguém diz que a leu por inteiro. Confira!", de minha autoria e publicada no blog "Debata, Desvende e Divulgue!" (http://debatadesvendeedivulgue.com/blog/)
10/08/2008 09:16
De: Ailton camelo (ascamelos@yahoo.com.br)
IP: 66.178.17.99

Re: Marketing Religioso nas Religiões Evangélicas - Como Funciona?


Companheiro,
Do que está falando? Qual é a logica da qual parte o seu argumento?
Pelo visto, é prciso que se dedique em conhecer a logica dos ensinamentos religiosos, principalente é preciso verificar em posição você se encontra em relação a Deus e a seus propósitos.
No mais, procure entender isso primeiro. Ademais marketing está (e pode estar) em qualquer esfera do conhecimento.
Seu IP: 54.80.140.29 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)