Criar forum gratis
Discussões sobre Filosofia, Religião, Ateísmo, Agnosticismo, Política, Literatura, Ecologia, Internet e Atualidades.
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]
Mensagem

Era para ter preponderância em filosofia, mas descambou para religião

De ivosgreis em 27/08/2009 16:24:44 a partir de 201.67.87.89
Sim, é verdade, e o tempo e o restrospecto nos mostram isso: o fórum, que deveria ser para discussões eminentemente ligadas à filosofia, descambou para a religião. Caberia aqui um estudo para analisar por que isso acontece, fato que tenho também verificado em outros sites filosóficos.
É compreensível que a maioria das pessoas não saibam distingüir as reais diferenças entre religião e filosofia, principalmente porque esta última saiu das grades escolares e somente agora se tenta a sua reintrodução. E no passado, "religião" e "filosofia" caminhavam pelos mesmos territórios e se confundiam; e esta ainda é a visão (errônea) que a maioria das pessoas têm, achando talvez que filosofia seja um conhecimento avançado de religião. Mas hoje essa confusão não mais se justifica, porque essas áreas do conhecimento humano estão bem delimitadas. Os que verdadeiramente são amantes da filosofia devem ter como principal característica de personalidade, "a sede de saber o porquê das coisas" e a "capacidade investigativa". Devem também gostar de pensar, fazer reflexões sobre fatos e situações que se lhe apresentam, não aceitando pseudos verdades impostas, sem investigar, nem permitir que suas convicções religiosas interfiram nesse trabalho. Isso é, de certa forma, praticar filosofia.
Nossa intenção, neste fórum, é resgatar a importância da filosofia e induzir pessoas a conhecê-la e praticá-la, pois ela é muito útil no dia-a-dia da vida e para a evolução pessoal de cada um. Mesmo, assim, iremos continuar discutindo religião aqui, mas seria interessante que o fizéssemos sob o ângulo filosófico, e não pelo ângulo passional da religião.
Então, para começar, vamos lançar aqui uma provocação: que tal discutirmos um dos temas abaixo?
1) Jesus Cristo e Conde Drácula: Lendas, realidades ou mitos?
2) Lendas, fábulas, mitos... o que são, para que servem, quais as diferenças?
3) O que é um filósofo e para que serve a filosofia?
4) Qual a contribuição da filosofia para a humanidade?
5) Por que o estudo da filosfia foi retirado dos currículos escolares? A medida foi acertada ou foi um erro?
Aí estão, só para começar, 5 temas que seriam interessantíssimos discutir. Quem se habilitar, comece!
Abraços a todos!

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2022 -   http://www.insite.com.br